Comportamento Vitor Carneiro

Viver com confiança e ousadia

Vitor Carneiro
Escrito por: Vitor Carneiro

Por Vítor Carneiro – Creio que um dos perigos que todos corremos é passar pela vida, sem aproveitá-la em sua plenitude. Para cada conquista sempre iremos nos deparar com diversos riscos e uma vida isenta de riscos tem seu preço, em contrapartida, conhecer os riscos tem sua recompensa. Confiança e Ousadia, será nesta direção a reflexão desta semana. Estamos inseridos em uma cultura, onde tentamos evitar o risco a todo custo. Mas, ao nos proteger deles, podemos estar perdendo a grande oportunidade de viver a vida em todo o nosso potencial e gradativamente alcançar a tão desejada plenitude.

Esta semana uma pessoa me contatou pedindo conselhos referente iniciar um pequeno negócio em sua comunidade. O seu maior obstáculo: exatamente o medo dos riscos, mesmo bem equipada para o início! É comum no dia a dia, as pessoas se depararem com situações que exijam delas, escolhas com diferentes níveis de riscos.

Penso que o medo é um dos principais motivos que nos inibem de alcançar sonhos e ele muitas vezes está relacionado ao fato de continuar não conhecendo a nós mesmos, e sobre esta questão fiz observações em textos anteriores. Infelizmente parece que dificilmente nos sentimos motivados em conhecer nossas emoções, as quais, podem ser limitadoras ou fortalecedores no nosso crescer e conquistar.

Certamente nosso ir além para sermos bem-sucedidos está relacionado ao equilíbrio das nossas emoções tais como: o medo, a dúvida, a insegurança, a ansiedade, o nervosismo e a alegria as quais controladas podem trazer mais segurança para realizações. Conhecer a nós mesmos sem dúvidas é um grande começo para um desenvolvimento constante que dará bons frutos.

PACIÊNCIA, RESISTÊNCIA E TRABALHOS DURO, essas três características irão dar um gás na nossa confiança e nos fará crescer significativamente. Sem elas, será praticamente impossível crescer no nosso propósito de vida, o que entendo não ser nada fácil.

Porém, não há como deixar de observar a existência de pessoas que trabalham duramente com muita resistência e paciência, mas ainda não estão vivendo como gostariam ou estão distantes dos seus sonhos e projetos. Muitos ainda estão caminhando a margem da sobrevivência, infelizes e chorando por dentro sem saberem o que fazer!

Nós podemos ser pacientes, resistentes e trabalhar duro, mas se tudo que fizermos não nos levar ao nosso propósito de vida, jamais nos sentiremos realizados!

Por isso, gostaria de frisar novamente a necessidade de saber exatamente aonde queremos chegar e alinhar todas as nossas ações a este propósito de vida. De verdade, muitos devido ao medo, dúvida e insegurança ainda não conseguiram sair de uma angustiante zona de desconforto e limitação.

Cada um de nós sem dúvida alguma pode ser mais do que já somos, para isto precisamos desenvolver UMA VIDA DE CONFIANÇA E OUSADIA e ser determinados para ser…! Nos livrar do medo dos riscos e ser capazes de sonhar alto, agir com confiança e colher recompensas que talvez jamais imaginamos.

Qualquer um que se recusar a testar seus limites, que não se dispuser a sair de sua zona de conforto, está destinado a viver “dentro de uma prisão”. Os maiores avanços na história de diversos seguimentos, vieram daqueles que se arriscaram. Uma vida sem alvos, não faz um futuro e não constrói um legado.

Agora é verdade que confiança e ousadia nunca foram algo tão simples. Mas é incrível como diversas pessoas se deixam levar pelo pessimismo. Pensar que o pior vai acontecer não ajuda em nada e só colabora para se ter mais medo. Queremos ter confiança? Então precisamos aprender a vencer os pensamentos negativos e nos deixar ser guiados pelo otimismo. Pode ocorrer de o pessimismo ser apenas uma forma que encontramos para não precisar tentar. Até cabe uma reflexão, apenas uma! Isto não quer dizer necessariamente que seja um fato concreto.

Beleza, também podemos até argumentar sobre a questão dos erros que podem nos inibir em relação a confiança e a ousadia. Mas, temos de ter perseverança e aprender com nossos erros. Todo mundo cedo ou tarde erra, todos iremos falhar uma hora ou outra, isso é algo inevitável. O que jamais deveríamos fazer é desistir por causa disso ou se conformar com os fracassos, é necessário compreender onde se errou e tentar fazer de um modo diferente na próxima vez, só assim se adquire excelência e se constrói a confiança e a ousadia.

Confiança e ousadia são essenciais em nossas vidas. Sem eles é impossível dar o primeiro passo para fazer aquilo que queremos e sonhamos.

Interessante a facilidade que temos de valorizar nossos medos e esquecer que possuímos pontos fortes os quais deveriam ser valorizados muito mais ainda. Vamos nos envolver em conhecer e reconhecer nossas qualidades e talentos e não deixar que nada nem ninguém venha minimiza-las ou desmerece-las, principalmente nós mesmos? É claro que existem pessoas que podem superar nossas qualidades, mas isso não as torna menos importantes e nem menos interessantes. Nossas qualidades são ferramentas importantíssimas que nos ajudarão a chegar até nossas metas.

Há, não posso esquecer de forma alguma da nossa autoestima, pois aquilo que gostamos em nós mesmos nos traz confiança e ousadia. Novamente: ambas estão muito ligadas!

Também é importante frisar que toda vez que se tenta fazer alguma coisa nova ou diferente, estamos, consciente ou inconscientemente, fazendo uma aposta e duas coisas podem acontecer: podemos ter sucesso ou então fracassar; podemos cair nas graças das outras pessoas ou se tornar motivo de piada. A questão é que só consegue ter sucesso quem aceita as consequências de falhar! Mas é importante ter em mente que ser ousado não significa ser aventureiro ou mesmo imprudente, mas sim, saber usar, com inteligência, nossas qualidades e obter sucesso em nossos projetos.

As oportunidades sempre existirão, o que nos faz ousados é o nosso ato de ser diferente do que todos esperam. E com a confiança aumentada, podemos nos tornar muito mais ousados e arriscar mais, tendo muita disposição e coragem para agir. Resultado: logo, tudo se torna possível!

Para finalizar, pessoas confiantes e ousadas têm fé. Elas acreditam que o Criador possui um plano especial para suas vidas. Elas parecem ter a certeza de que, se seguirem esse plano, serão bem-sucedidas. Esperança é fé em ação!

“O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma”; “Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento.” (Abraham Maslow)

Precisamos de ousadia para sair da rotina e fazer proezas, Bíblia Sagrada: “Com Deus do nosso lado, venceremos;” (Salmos 60.12). “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4.13 – Apóstolo Paulo).

“1. Quando vocês forem à guerra contra os seus inimigos e virem cavalos e carros, e um exército maior do que o seu, não tenham medo, pois o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, estará com vocês. 8. Por fim os oficiais acrescentarão: “Alguém está com medo e não tem coragem? Volte ele para sua casa, para que os seus irmãos israelitas também não fiquem desanimados”. Deuteronômio 20 – Bíblia Sagrada.

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Vitor Carneiro

Vitor Carneiro

Vítor Carneiro, é pastor e palestrante.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: