Quando falamos em aumento de produtividade, o conceito de gestão do tempo está sempre presente. Entretanto, você sabia que há maneiras de categorizar as atividades em sua agenda e assim ser mais produtivo?
Vou te apresentar três dicas de como ser estratégico em gerir sua agenda e realmente focar no que é importante para o crescimento de sua Empresa.
Saiba diferenciar o que é importante e o que é urgente
Essa divisão está presente na metodologia de Gestão do Tempo desenvolvida por Stephen Covey e mundialmente reconhecida por sua eficácia. Parece simples diferenciar esses conceitos, entretanto o que se vê no dia a dia de Empresários é que não há uma análise em cima do “perfil” da atividade que precisa ser desenvolvida.
A Matriz do Tempo, forma como é chamada a ferramenta, instrui o usuário a categorizar suas atividades entre urgente e importante, urgente e não importante, não urgente e importante e não urgente e não importante. Não se desespere, a imagem abaixo te mostrará como entender melhor a aplicação desses conceitos.
A Matriz do Tempo, forma como é chamada a ferramenta, instrui o usuário a categorizar suas atividades entre urgente e importante, urgente e não importante, não urgente e importante e não urgente e não importante. Não se desespere, a imagem abaixo te mostrará como entender melhor a aplicação desses conceitos.
Invista seu tempo e energia em atividades estratégicas
Se tratando de altos cargos executivos e de empresários, “gastar” tempo em atividades operacionais pode sair muito caro para a empresa.
Imagina o seguinte cenário, o seu Diretor Financeiro é responsável pelas estratégias de crescimento da empresa sob a ótica da Redução de Custos, entretanto, o mesmo mal consegue ter tempo para traçar estratégias de economia, pois gasta quase todo o seu tempo para produzir relatórios e saber como estão os números da Empresa. Ter acesso aos dados de forma rápida e confiável pode ser a chave para o crescimento da sua empresa. Já pensou nisso?
Use a tecnologia a seu favor
Se você é adeptX de usar agenda física e escrever tudo de sua rotina, não se preocupe, esse tópico ainda é para você. Aqui, vou te sugerir três Apps que podem te ajudar a ter uma melhor Gestão do seu Tempo, usando técnicas já comprovadas, como é o caso da Técnica Pomodoro.
-Focus Keeper
Te ajudará a dividir as atividades por blocos de tempo.
– Forest
Este é para quem precisa se concentrar, mas tem dificuldade em deixar o celular por perto.
-Toggl
Assim como o Focus Keeper, ele te ajudará a dividir as atividades por blocos de tempo, mas o diferencial é a entrega de relatórios para medir sua produtividade.
Qual dessas três dicas foi a mais valiosa pra ti?