Saúde e Bem Estar

10 alimentos contra acne

Redação
Escrito por: Redação

acne, assim como espinhas e cravos, são um problema para muitas pessoas. É super comum se deparar com esse tipo de inflamação na pele, e é importante também saber que a nossa alimentação pode estar diretamente ligada com a aparecimento das espinhas.

Na maioria dos casos, o que causa espinhas e acne são alterações hormonais de alguns períodos da vida, como durante a adolescência, gravidez e pré-menstruação.

Alguns alimentos também facilitam o surgimento de espinhas, que prejudicam não só nossa aparência, mas também a saúde e higiene do nosso rosto.

Se você está tendo problemas com espinhas, saiba que existem alguns alimentos que são grandes aliados no combate a esse tipo de problema e nos ajudam a ter uma pele limpa e saudável. Veja:

Conheça alguns alimentos que combatem a acne

Cenoura

 As cenouras são ricas em betacaroteno, anti-inflamatório natural que combate a acne

As cenouras ajudam na manutenção da qualidade da pele (Foto: depositphotos)

Além de ser uma fonte conhecida de betacaroteno, um antioxidante capaz de combater processos inflamatórios no organismo, as cenouras também são uma grande fonte de vitamina A.

Por conter esses nutrientes, as cenouras ajudam na manutenção da qualidade da pele, além de serem aliadas no processo de desinflamação do rosto. Um dica é consumir a cenoura ralada nas refeições ou mesmo cozidas no vapor.

Veja também: Será que a vitamina A serve para acne na pele? Descubra

Damasco

O damasco é rico em betacaroteno, agindo como anti-inflamatório para a pele

O damasco ajuda a produzir melanina, pigmento que protege a pele (Foto: depositphotos)

Assim como a cenoura, o damasco é uma fruta que oferece muito betacaroteno ao nosso organismo quando a consumimos. Quando o betacaroteno se transforma em vitamina A no organismo, a mesma ajuda no processo anti-inflamatório do combate a acne e espinhas.

Além disso, ajuda o corpo a produzir melanina, o pigmento responsável por proteger a nossa pele dos raios ultravioletas do sol e no bronzeamento saudável da pele.

Grãos

As fibras dos grãos controlam a gordura e o açúcar

Adotar a versão integral do arroz protege a pele e dá resistência (Foto: depositphotos)

Uma alimentação rica em grãos pode ser a melhor saída para o problema de acne e espinhas. Isso porque os grãos ajudam na quantidade de fibras do nosso organismo e ajudam a controlar os picos de gordura açúcar do corpo, grandes agentes que causam as espinhas.

Uma dica é usar os grãos do dia a dia (como arroz) na versão integral, além disso começar a fazer uso de farinha integral, linhaça, quinoa ou chia nas refeições e lanches. A inclusão desses alimentos no nosso organismos ajuda na manutenção de uma pele resistente e saudável.

Sementes

Sementes ajudam no controle da oleosidade da pele, evitando a acne

A sementes, como a de girassol, controla a oleosidade da pele (Foto: depositphotos)

Algumas sementes, como a castanha-do-pará semente de girassol, são conhecidos por ajudar no controle da oleosidade da pele. Para quem não sabe, ter uma pele oleosa pode ser uma grande contribuinte para a formação de acne, dependendo da genética de cada pessoa.

Veja também: Comer chocolate pode gerar a acne. Veja como consumir sem correr riscos

Peixes

Os peixes diminuem a inflamação na pele causada pelas espinhas e pela acne

Os peixes integram a lista de alimentos que combatem acne (Foto: depositphotos)

Os peixes são a fonte mais conhecida de ômega-3, principalmente quando estamos falando de sardinha e atum. Eles contém bastante minerais benéficos ao organismo e que ajudam a diminuir a inflamação na pele causada pelas espinhas e pela acne.

Além dessa vantagem, os peixes também são ótimos para prevenir doenças do coração e controlar os níveis de colesterol no sangue, devido aos nutrientes da sua composição. Mas lembre, sempre prefira receitas que usem os peixes de forma saudável, evitando o excesso de óleo e gorduras no preparo.

Soja

A soja contém valina, que melhora a regeneração dos tecidos, e combate a acne

A soja é cicatrizante, evitando as temidas manchas no rosto causadas pelas espinhas (Foto: depositphotos)

A soja é um dos alimentos capazes de fornecer valina ao corpo humano. A valina é uma aminoácido essencial para o funcionamento do corpo, mas infelizmente não somos capazes de produzir esse item tão importante para a nossa vida, tendo que ingeri-lo através de alimentos.

A soja entra nessa lista de alimentos que combatem a acne porque a valina melhora a regeneração dos tecidos, inclusive a pele. É ótima para a cicatrização e pode ajudar a não permitir que cicatrizes resultantes da acne fiquem no rosto depois que a mesma for tratada.

Veja também: Aprenda 6 receitas caseiras para tratar a acne das costas

Água

A água é um dos alimentos que combatem o aparecimento de espinhas e acnes

Ter uma pele saudável e hidratada afasta a chance de desenvolver a acne (Foto: depositphotos)

A água não é um alimento em si, mas sua função no combate e tratamento de espinhas e acne é tão importante que ela merece estar nessa lista.

Como principal fonte de hidratação do corpo, a água ajuda também a eliminar toxinas e impurezas do nosso organismo. A ingestão de muita água ajuda a manter a pele jovem e contribui para a formação e manutenção do colágeno, que necessita da água para funcionar.

Por isso o papel da água é tão importante, pois ela é fundamental para se ter uma pele bonita, e seguir todas as dicas de alimentação, mas não ter o hábito de beber muita água pode acabar fazendo toda a tarefa ser em vão. O recomendado é a ingestão de, pelo menos, 2 litros por dia.

Frango

Carnes magras, como a do frango, são indicadas para evitar acne

Por ter pouca gordura, a carne branca é indicada para quem tem tendência ao problema (Foto: depositphotos)

A carne branca do frango, além de ser uma das fontes de proteína mais saudáveis e leves, ajuda no combate as espinhas e acne porque é uma carne magra. Ela vai ajudar a compor refeições sem ser uma grande fonte de gordura no corpo.

O ideal é comer o frango grelhado ou na chapa, evitando prepará-lo no óleo de cozinha ou na gordura, por exemplo. Com a utilização desses últimos citados, o frango deixa de ser uma opção pouco gordurosa na alimentação.

Manga

A manga ajuda a prevenir inflamações na pele

Use a manga a favor da sua pele, seja em forma de suco, saladas ou in natura (Foto: depositphotos)

A manga é uma fruta com um benefício muito importante no combate as espinhas e acne: ela ajuda a prevenir inflamações na pele. Mas é importante ingerir a manga pura e natural de preferência, ou na forma de suco sem açúcar. O açúcar usado nas receitas podem acabar piorando o estado da acne.

Veja tambémExecute em casa tratamento com argila verde para acabar com a acne

Brócolis

O brócolis ajuda na manutenção da qualidade da pele

Esse vegetal ajuda a prevenir o aparecimento de mais espinhas (Foto: depositphotos)

Além de ser um legume folhoso muito saboroso, o brócolis é uma fonte de betacaroteno e ajuda na manutenção da qualidade da pele, unhas e cabelos. É uma ótima opção para prevenir o aparecimento de mais espinhas e ajudar o corpo a evitar que inflamações do tipo apareçam. Com informações do Remédio Caseiro

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: