Comportamento Z1

7 dicas para se tornar num empresário de sucesso

Redação
Escrito por: Redação
Aprenda como pode potencializar a sua ideia de negócio e fomentar o espírito de liderança.

Se você tem uma ideia de negócio, quer projetar as suas ideias e sonha com a independência financeira que um negócio por conta própria pode trazer, existem algumas dicas muito importantes que podem fazer toda a diferença no seu sucesso. Confira 7 características que definem um empresário de sucesso, segundo o LEAP Center, um espaço de desenvolvimento empresarial:

Segundo Ana Redondo, Global Manager do LEAP, “Um empresário de sucesso é alguém que independentemente da faturação do seu negócio sabe estabelecer boas relações com clientescolaboradores e fornecedores.

Para um bom ambiente de trabalho é essencial proporcionar as melhores condições adaptadas às necessidades das empresas. Para quem está no início da atividade, ou dando os primeiros passos, existem soluções com custo-benefício acessível como os escritórios virtuais. No entanto, numa segunda fase de desenvolvimento da empresa é necessário o empreendedor optar por um serviço mais evoluído, como o do coworking, que oferece outro tipo de vantagens e crescimento, já com o modelo de negócio consolidado.”

Um empresário bem sucedido, pode ser descoberto através do desempenho das seguintes características: 

Rodeie-se de talento: São as pessoas que fazem as empresas. O sucesso  de uma organização passa por garantir que você tem colaboradores capazes de responder aos desafios do mercado e com sentido de equipe. Invista nas pessoas e seja criativo. Saiba reter os talentos da sua empresa.

Reúna seguidores. Algo muito importante num empresário é rodear-se de pessoas que acreditem na sua causa/negócio. Mostre sempre um apreço honesto e desta forma conseguirá lidar melhor com as pessoas. Por exemplo, recorde sempre o nome da pessoa com quem está falando.

Não critique. Seja construtivo. Já viu alguém colher mel dando pontapés na colmeia? Com certeza não. Por isso, de forma a lidar melhor com as pessoas, tenha cuidado com as críticas.

Crie um espaço de trabalho produtivo e criativo, para que os funcionários se sintam em casa.  É importante  adotar um espaço de escritório adaptado às necessidades de todos, seja um escritório virtual, um espaço cowork ou um escritório privado. O mais importante é fomentar o compartilhamento de ideias, opiniões e projetos, de forma a dar um boost no seu negócio.

Seja persistente e exigente. Um empreendedor não pode desistir na primeira dificuldade, é preciso errar para acertar. Só um empreendedor persistente tem capacidade para se destacar no mercado.

Saiba correr riscos.  Arriscar significa estar na linha da frente do mercado e os empresários inovadores sabem a diferença entre investir de forma calculada, com planejamento sistemático do negócio, e correr riscos sem sentido de estratégia.

Comunique com entusiasmo. Quantas vezes não viu um trailer de um filme de cinema e ficou entusiasmado? Por que não fazer o mesmo com as suas ideias? Entusiasme os outros, comunique efusivamente as suas ideias. E se nada funcionar, transforme a sua ideia num desafio e desafie os outros. Poucas são as pessoas que fogem de um desafio.

Imagem: Reprodução

Com informações do Notícias ao Minuto

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: