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A frequência de treino é muito importante para os resultados que você deseja

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Escrito por: Marco Regadas

A frequência no treino é importantíssima, para se ver e manter o resultado. Se você realiza um mês de treino perfeito sem faltas começará a sentir a diferença, mas se logo depois ficar 2 semanas sem fazer nada, sentirá a regressão rapidamente.

Nosso corpo é uma máquina sábia se você está ativo ele sentirá a necessidade de se preparar para mais atividade, se não está ativo o ocorre o oposto. Por isso você deve treinar toda semana, até se você treinar 1x na semana terá algum resultado (não é ideal, mas na vida corrida que levamos de vez em quando será uma boa opção).

Treinar todos os dias seria “o mundo perfeito”, mas até treinar todos os dias não é recomendado, seu corpo precisa de pelo menos 1 dia descanso, para evitar risco de lesões e em alguns casos “overtraining”. Fazer isso por algum período, talvez para uma prova de corrida ou desesperado para aquela viajem de verão, pode ser uma alternativa, desde que o treino esteja devidamente periodizado e bem planejado, por um profissional responsável, para isso.

Treino para 6 a 5 vezes na semana seria o ideal, pois é possível dar vários estímulos no mesmo músculo durante a semana e ter os dias de recuperação. Quando se treina de 6 a 5 vezes por semana você entra em total rotina de treino e fica cada vez mais difícil desistir. Outro detalhe importante, é que o resultado aparece muito mais rápido com essa frequência, não importa seu nível.

Um treino de 4 a 3 vezes na semana também é uma frequência ótima, porém para ficar excelente é preciso alternar os dias, para que não fique um tempo muito longo de descanso. Por exemplo, se for treinar 4 dias, treina dois dias, descansa um, treina mais dois dias, descansa dois. Vale também para quem treina 3 vezes na semana, tente alternar os dias, treina um dia, descansa um, treina de novamente, e assim por diante. Também é possível ver muitos resultados nessa frequência de treino, e como tem mais tempo de descanso é possível fazer treinos intensos por mais tempo.

Para as pessoas que treinam de 1 a 2 vezes na semana, alguns cuidados devem ser tomados. Para quem treina 2 vezes ainda é possível ver resultado, porém não pode ocorrer deslizes, tenha disciplina. Treinar 2 vezes na semana é ótimo para pessoas que tem outras atividades mais livres na semana.

Treinar 1 vez por semana não é o indicado, o tempo de descanso será enorme não havendo evolução, não será possível atividades intensas porque não há nenhum preparo físico anterior. Quem treina 1 vez por semana tem que buscar fazer Treino Geral (trabalhar todos os músculos) intensidade média/baixa e manter um alimentação saudável nos outros dias.

Claro que tudo isso são aspectos gerais de treinamento, para cada caso existe uma maneira específica de treinamento e frequência que deve ser realizada. Nossa rotina influência muito em nossa disponibilidade de fazer uma atividade física, mas é sempre importante estar disposto a praticar algo dentro das nossas possibilidades.

Procure sempre um profissional adequado e cerificado, para que possa lhe orientar da melhor maneira possível, para que possa realizar um treinamento dentro de suas possibilidades, buscando sempre seus objetivos.

Imagens: reprodução

Sobre o autor

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Marco Regadas

Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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