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A importância de periodizar seu treino

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Escrito por: Marco Regadas

A estagnação dos resultados é uma reclamação bastante comum entre as pessoas que praticam musculação. Isso acontece especialmente com aqueles que, por terem uma única meta ou por não buscarem conhecimentos sobre esse tema, não fazem uma periodização do treino.

Na verdade, por incrível que pareça, esse termo é relativamente desconhecido até mesmo entre algumas pessoas que treinam há muito tempo. Existem inclusive casos de pessoas que periodizam seus treinos, mas não sabem exatamente o que isso significa e quais são as práticas mais indicadas.

Diferente do que muita gente pensa, periodizar não significa apenas dividir o treino em diferentes aparelhos ao longo do tempo ou modificar as séries. Na verdade, a periodização está relacionada principalmente à variação do tipo de estímulo dado a determinadas partes do corpo em certos períodos.

Para compreender a importância da periodização é essencial saber os motivos pelos quais fazer sempre o mesmo tipo de treino é prejudicial. A explicação para isso está no próprio corpo humano, que tem uma capacidade ímpar de se adaptar aos estímulos recebidos.

 

Ou seja, se alguém optar por passar um ano fazendo os mesmos exercícios, sempre na mesma intensidade, o corpo vai responder bem àqueles estímulos apenas nos primeiros meses. Depois, a tendência é que a musculatura não continue evoluindo no mesmo ritmo.

De maneira ampla, pode-se dizer que o maior benefício da periodização é fazer com que o corpo seja capaz de suportar e responder bem a grandes esforços, mas sem correr o risco de sofrer lesões.

Assim, mesmo sempre recebendo estímulos de alta intensidade, o que é excelente, por exemplo, para a hipertrofia, a musculatura não é prejudicada quando existe uma organização periódica dos treinos. A periodização também evita a fadiga, tão comum em pessoas que sempre trabalham a mesma parte do corpo.

Além disso, existe a questão estética, pois quem periodiza seus treinos consegue desenvolver a musculatura de maneira proporcional. Com isso, também melhora de forma geral a força e a performance nos treinos.

Para isso, procure sempre a orientação de profissionais qualificados e devidamente certificados, para que possam planejar de forma correta e segura seus treinos, em busca de melhores resultados.

Imagens: reprodução

Sobre o autor

Marco Regadas

Marco Regadas

Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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