O Business Intelligence na área do marketing digital refere-se às ferramentas e práticas usadas para a coleta e análise de dados. Essa prática é muito bem-vinda para analisar o resultado obtido com o investimento que a empresa está realizando na área.
O objetivo do BI é dar suporte às decisões empresariais
relacionadas ao marketing digital e economizar tempo ao gerar esses relatórios de análise, visto que ele te entrega informações atualizadas em tempo real.
Por exemplo, os dados coletados podem mostrar que uma rede social está gerando mais visitas ao seu site do que outra. Ou que a landing page X está captando leads mais
qualificados que a landing page Y.
Você pode estar se perguntando se as métricas de marketing digital básicas que você já coleta é a representação do que é Bl no marketing digital. Em parte, sim. Entretanto, o Bl no marketing digital vai além do acompanhamento de números frios em painéis
de métricas. Cada compartilhamento, acesso, clique ou compra é rastreada e sua empresa é capaz de compreender todo o caminho feito pelo cliente.
Essa análise entre a jornada do cliente X jornada de compra permite que você entenda qual é o canal e a estratégia de divulgação que mais dá retorno retorno da sua empresa.
Quando implementado corretamente, um projeto de BI tem o poder de mudar a forma como sua empresa toma decisões de marketing digital e assim, se torna ainda mais bem posicionada em seu segmento.