Indaiatuba

Acontece neste domingo a Nona Parada Gay de Indaiatuba

Redação
Escrito por: Redação
O tema deste ano é ” Respeito e Tolerância, Um Voto de Confiança”.

Acontece neste domingo (16) a Nona Parada do orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Intersexuais (LGBTI).

O evento está marcado para ás 16 horas, na praça Prudente Moraes no Centro da cidade. Os shows devem acontecer em frente a Prefeitura a partir das 18 horas. O tema deste ano é ” Respeito e Tolerância, Um Voto de Confiança”. São esperadas 20 mil pessoas segundo os organizadores.

Saiba mais

A História do Movimento LGBTI

O movimento em defesa dos homossexuais surgiu na Europa no século passado, tendo como bandeiras a defesa dos direitos e o respeito a homossexuais e o reconhecimento perante leis dos direitos civis. Durante a segunda guerra o Nazismo política de Hitler  matou mais de 300 mil pessoas que eram gays.

No dia 28 de junho 1969 marca a data do movimento gay pelo mundo neste dia gays que estavam no bar Stonewall na cidade de Nova York rebelaram contra a perseguição feita por policiais por causa disso o movimento o dia 28 é o dia internacional do orgulho gay e lesbico.

No Brasil o movimento organiza através do jornal lampião  que surgi em 1979 o primeiro grupo de homossexuais organizados e a partir daí espalha-se pelo Brasil no ano de 1980 é realizado na cidade de são Paulo o primeiro encontro brasileiro de homossexuais ao longo dos anos o grupo de gays espalham pela America latina e ganha o mundo.

Esse grupos de homossexuais são reuniões onde os seus membros discutem a perseguição e discriminação aos gays, alem de funcionaram como grupo de apoio no processo individual de cada homossexual na conquista de sua auto-estima e divulgando meios para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Em 20 anos de existência do grupo o movimento homossexual  apesar de contar com poucos recursos materiais, obteve a importante vitorias e reconhecimento de direitos nas últimas décadas no Brasil e no mundo, a sigla passou nos últimos anos de GLS para GLBT –   Gays, Lésbicas, BissexuaisTravestisTransexuais e Transgêneroshoje vemos em diversas cidades do mundo passeatas que são chamadas de paradas gays para a conscientização e chamada de atenção da sociedade para os problemas que os gays sofrem a respeito de sua orientação sexual, mas historicamente o gay ou homossexual sofre discriminação durante séculos e em varias sociedades homossexuais eram reprimidos com forte torturas ou ate mesmo a morte, porem em outras o gay é aceito como um individuo bem vindo.

Portanto vemos que o movimento gay organizou-se nas ultimas décadas devido a  discriminação sofrida por séculos pessoas enfrentaram a ordem estabelecida e colocaram essa bandeira na busca de direitos civis e individuais hoje apesar dos avanços em muitas partes do mundo pais como Ira ainda perseguem e matam homossexuais.

Read more: http://historiabruno.blogspot.com/2013/06/a-historia-do-movimento-lgbt.html#ixzz3giomFFZG

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: