Uma das cidades italianas que mais nos surpreenderam!
Já nos frustramos algumas vezes por querer muito conhecer um lugar pela sua fama e beleza, e chegando lá não era tudo isso, mas Alberobello realmente nos surpreendeu!
Superou as nossas expectativas, nos encantou tanto, que durante o passeio fizemos uma vídeo chamada para a nossa família para que eles pudessem de alguma forma, visitarem junto com a gente esse lugar impressionante, de pertinho.
As fotos falarão por si, porém, poder vivenciar esse momento é inexplicável, porque toda essa beleza que faz parte da região da Puglia, obviamente é carregada de história e significados.
E lá vamos nós!
Construções conhecidas como Trullo por aqui é muito comum, inclusive, estamos hospedados em um!
Isso mesmo, estamos hospedamos numa casa que é um Trullo, na parte rural da cidade de Monopóli, cuidando de 4 gatinhos negros, tão idênticos uns aos outros que nem os próprios donos conseguem identificar quem é quem.
Vamos lá, mas o que são os Trullos?
São construções em pedra calcária, cujo teto é em formato de cone, e muito antigamente eram construídos sem nenhum tipo de cimento ou argamassa para sustentação, apenas uma pedra encaixada sobre a outra.
Trullos era usados como casas ou como armazéns.
Muitas casas possuem desenhos em seus tetos, trazendo símbolos supersticiosos, mágicos e instigantes, alguns representam boa sorte, boa colheita ou proteção.
Segundo consta a história, essas pedras eram colocadas estrategicamente dessa forma, algumas, podendo ser retiradas no momento em que houvesse alguma invasão inimiga, e assim, pudesse parecer apenas montes de pedras entulhadas.
Outros dizem que quando o teto “desmoronasse” dessa forma estratégica, evitaria ser cobrado impostos sobre essas construções, uma vez que o teto havia desabado.
Trullo também deriva do grego trûllos que significa cúpula.
Hoje o centro histórico, é composto por restaurantes, bares, pousadas, comércios locais e também moradias.
E claro, os trullos, é patrimônio mundial da Unesco desde 1996.
Fomos atrás de um belo passeio e ao chegarmos lá, fomos recebidos com um banho de história e uma beleza bem peculiar.
E mesmo que pareça que já conhecemos tantos lugares, existirá sempre algo novo para nós impactar, e assim foi com a bela e mágica cidade de Alberobello.
Vale a pena parar, conhecer e carregar para sempre na memória e no coração, esse lugar extraordinário.
Expectativa pode até gerar um certo desconforto, mas ela nunca irá falhar seja para aprendermos ou para nos encantarmos.
Talvez o sorriso não seja garantido, mas s experiência fica.
Imagens: arquivo pessoal/Murilo Moro e Talita Meira