Matheus Tocachelo Saúde

Alongamento ativo x alongamento passivo

Matheus Tocachelo
Escrito por: Matheus Tocachelo

Por Matheus Tocachelo – Muito se fala sobre alongamentos, que são ótimos exercícios para relaxar, aliviar o estresse, melhorar a qualidade de vida, aumentar a flexibilidade, tudo isso são alguns dos vários benefícios dos alongamentos, porém temos duas formas para realizar o alongamento, passivo e ativo, os dois são excelentes maneiras de exercícios porém não são tão parecidos assim.

Imagem: alongamento passivo

O alongamento passivo é aquele que existe uma força externa auxiliando para realizar o alongamento, ou seja tem auxílio de algum outro membro seu ou outra pessoa auxiliando para realizar o alongamento.

Já o alongamento ativo apenas a sustentação da própria articulação gera a força necessária para realizar o alongamento.

Imagem: alongamento ativo

Além dessas duas formas de força para realizar o alongamento, existem duas variáveis de alongamento o estático ( sem nenhum movimento) e o dinâmico ( com movimentos contínuos), essas combinações ajudam a auxiliar uma melhor qualidade de treinamento e assim resultado final dos objetivos para uma qualidade melhor de movimentos.

Imagem de capa: Reprodução/shutterstock_

Sobre o autor

Matheus Tocachelo

Matheus Tocachelo

Formado em educação física pela CEUNSP, pós Graduando em biomecânica e avaliação física aplicada ao treinamento físico ( Estácio de Sá) , Head Coach Box alternativa

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: