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Alongar também faz parte do treinamento

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Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – Alongamento é o termo utilizado para descrever os exercícios físicos que aumentam o comprimento das estruturas dos tecidos moles e, consequentemente, a flexibilidade, que é a capacidade física responsável pela máxima amplitude de movimento músculo-articular de uma ou mais articulações, sem o risco de lesão.

Quando a amplitude articular está comprometida, alguma limitação se manifestará e poderá comprometer o desempenho esportivo, laboral ou de atividades diárias, por isso a flexibilidade é tão importante para atletas e para pessoas sedentárias. Já os exercícios de alongamento tendem a restabelecer níveis satisfatórios de mobilidade articular e reduzir as tensões musculares, resultando em uma melhor mecânica articular.

No indivíduo sadio, a amplitude articular é influenciada pelos ligamentos, comprimento dos músculos e tendões, e tecidos moles. Já em pessoas com limitações patológicas, os problemas podem ser agravados por processos inflamatórios, redução da quantidade de líquido sinovial, presença de corpos estranhos na articulação e lesões cartilaginosas.

Os hábitos posturais estão intimamente ligados à limitação da amplitude articular, da extensibilidade dos músculos e da plasticidade dos ligamentos e tendões. A correção postural e o aumento da amplitude articular, além de ter efeito relaxante, colaboram na tomada de atitudes corporais mais confortáveis, seja na prática de exercícios ou nos movimentos diários naturais, além de promover alívio de tensões musculares. Segundo a Associação Americana de Medicina Desportiva, os exercícios de alongamento provocam o relaxamento muscular, aliviando as dores causadas pelo estresse muscular do treinamento, aumentando a sensação de bem estar e melhorando o humor dos indivíduos.

Os estudos comprovam que o alongamento e a flexibilidade são benéficos para todos os indivíduos e devem ser prescritos e supervisionados por um profissional capacitado, para que sejam realizados da maneira correta, com o exercício adequado e no momento certo.

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

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Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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