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Análise de métricas no instagram; saiba como construir uma estratégia de conteúdo e marketing efetiva e rentável

Delson Luiz
Escrito por: Delson Luiz

Por Delson Luiz F. Leite – Compreender os resultados obtidos no Instagram é essencial para conseguir usá-los para o crescimento da sua marca. Veja agora como ler as métricas da rede social para gerenciar o seu perfil e melhorar a sua performance!

A princípio, lidar com números pode até assustar, mas acredite: isso é fundamental para lucrar com o Instagram. O objetivo da análise é encontrar padrões no comportamento dos seguidores e ver o que funcionou em campanhas no passado, assim é possível construir uma estratégia de conteúdo e marketing efetiva e rentável. Da mesma maneira que ela é importante para uma empresa alcançar possíveis compradores de serviço sou produtos, influenciadores digitais devem tirar proveito para mostrar a possíveis anunciantes o potencial de sua marca pessoal.

A seguir saiba quais métricas devem ser analisadas e os principais serviços disponíveis:

TAXA DE CRESCIMENTO DOS SEGUIDORES

Embora muitos se apoiem nisso, o número de seguidores , por si, não é a métrica mais importante. Volte as atenções à taxa na qual esse crescimento se dá para entender as estratégias já adotadas estão sutindo efeito. Para tanto, relacione esta taxa ao aumento e fatores como diminuição no número de posts, tamanho da legenda, horários de publicação, uso de hashtags e qualidade do conteúdo.

PERCENTUAL DE ENGAJAMENTO EM RELAÇÃO AO TOTAL DE SEGUIDORES

Ideal para verificar se as estratégias de conteúdo em longo-prazo estão sendo efetivas. Com os dados em mãos observe se houve crescimento ou queda de interação: por exemplo, será que os comentários cresceram por que você inseriu perguntas nas publicações? Para chegar a essa métrica, divida o número total de seguidores pelo número médio de likes e comentários obtidos. Compare os resultados mês a mês e semestralmente.

ENGAJAMENTO POR POST

Mostra quais publicações estão angareandomais interação do seu público, ajudando a entender quais tipos de conteúdo podem ser postados com maior frequência. Para medir, some todas as curtidas ecomentários das publicações feitas em um período de uma semana e divida por 7.

ENGAJAMENTO POR HASTAGS

Aponta quais #hastags utilizadas nas publicações obtiveram mais curtidas e comentários. Essa é uma estatística-chave justamente por mostrar qual Tag está levando conteúdo para seguidores e não seguidores.

TOP PUBLICAÇÕES

Dá a noção perfeita do que foi sucesso absoluto entre seus seguidores, assim você pode basear outras publicações em conceitos que já funcionaram.

FREQUÊNCIA DE POSTS

Assim como pecar pela falta, postar a todo instante pode, sim, espantar seguidores e clientes empotencial. Teste diversas frequências e, então, observe como isso afetou o aumento ou declínio de seguidorese engajamento. Tudo depende do comportamento do seu público-alvo na rede social.

MELHORES HORÁRIOS E DIAS PARA PUBLICAR

A taxa de crescimento de seguidores está satisfatória, porém os engajamentos continuam baixos? Experimente analisar quando os postsestão indo ao ar. Ao detectar os melhores momentos, você economiza tempo e esforço e, de quebra, turbinao envolvimento da audiência. Essesdados também são de grande valia para elaborar o planejamento editorial e evitar o excesso de publicações citado anteriormente;

7 Ferramentas gratuitas para mensurar o Instagram

1. Iconosquare – iconosquare.com

Surgiu como Statigr.am e mudou de nome para Iconosquare. Na ferramenta é possível comentar, curtir, responder comentários, enviar mensagens privadas e analisar os dados da conta. Além de ser possível criar e gerenciar concursos com uma grande riqueza de dados.

Entre os dados disponibilizados estão a a quantidade de fotos publicadas, volume de likes e comentários no período de 28 dias, fotos com o maior desempenho, o dia e a hora em que os usuários estão mais engajados, os seguidores mais engajados, e o crescimento e perda de seguidores.

Ponto negativo: Os dados são medidos com base nos últimos 28 dias, ou seja, o fechamento de um relatório mensal fica totalmente prejudicado com esse formato de exibição.

Update: O Iconosquare desde do dia 31/3/2016 deixou de ser gratuito e oferece apenas um período sete dias para testes, após esse período o valor é de $49.00/ano.

2. SimplyMeasured – http://simplymeasured.com/

A ferramenta permite aos usuários baixar análises sobre diferentes perfis de graça, desde o usuário aceite compartilhar um tweet para promover a empresa. Os dados podem ser baixados no formato XLS ou PPT.  No relatório é possível conferir o engajamento das fotos dentro e fora do Instagram (quando a foto foi compartilhada no Twitter ou Facebook). Outro ponto interessante são os gráficos prontos para serem adicionados em qualquer relatório.

Ponto negativo: A ferramenta não permite selecionar o período de tempo que se deseja a medição.

3. SumAll – http://sumall.com

A aplicação que ainda está em fase beta foi desenvolvida para ser um ferramenta de gestão para ecommerce, mas conseguiu demonstrar ser uma das melhores ferramentas gratuitas para gerenciar redes sociais em um único ambiente. O SumAll permite adicionar adicionar contas do Instagram, Facebook, Twitter, Google Analytics, Youtube, Google Adwords, Bing Ads, Paypal, entre outras. Os resultados são divididos em três métricas: Seguidores, Atividade da Rede e Atividade do Público.

O mais interessante é a possibilidade de cruzar os dados de todas as redes cadastradas e acompanhar a repercussão geral, por dia ou semana, em uma única tela.

Ponto Negativo: A ferramenta exibe informações somente da data do cadastro em diante.

4. River – https://getriver.com/

A ferramenta lembra muito o Tweetdeck e se descreve como uma aplicação de pesquisa e engajamento no Instagram. A principal funcionalidade do River é o engajamento por meio de gerenciar quem deseja seguir, curtir e acompanhar a movimentação dentro da rede, inclusive, com a possibilidade de acompanhar as fotos mais populares.

Entre as funcionalidades está a possibilidade de gerenciar várias contas em um único dashboard e poder definir quais colunas serão exibidas. Outra possibilidade é acompanhar hashtags e publicações de localidades específicas.

O River é totalmente gratuito e requer apenas acesso aos dados do perfil no Instragram para liberar o uso. Uma dica para quem for usar pela primeira vez é: depois de cada alteração é necessário dar um refresh para visualizar as mudanças.

Ponto negativo: Apesar de várias funcionalidades o River apresenta somente a métrica “taxa de engajamento” e uma grande lentidão no processamento das informações.

  1. Miniter.io – https://minter.io/


Similar a várias outras ferramentas, o Miniter.io tem como destaque o dashboard que apresenta as principais estatísticas do perfil cadastrado. Os usuários podem acompanhar histórico por datas, cidades que mais geram interação, os usuários mais influentes, dias e horários com o maior engajamento, interação por hashtags, entre outros.

Um diferencial da ferramenta é a possibilidade de adicionar membros da equipe como administradores. Além disso, também são oferecidos relatórios que podem ser baixados no formato PDF ou PowerPoint.

O período de avaliação é gratuito por 14 dias, quem optar por fazer a assinatura os planos  mas depois que Miniter.io precisa ser pago, com preços a partir de US $ 100 por mês.

Ponto negativo: Todas as métricas apresentadas são consolidadas por hora, dia, semana ou mês, quem precisa avaliar a repercussão de peças específicas acaba ficando na mão. Uma outra deficiência são os relatórios em CSV que apresentam apenas a taxa de engajamento das publicações.

  1. PicStats – http://picstats.com/

A ferramenta oferece um resumo de qualquer conta Instagram e também permite analisar contas dos concorrentes. O foco principal da ferramenta fica para a interação do público, que é exibida em diversos gráficos.
Outras métricas disponíveis são: o número de comentários e likes por dias da semana, as horas do dia e filtros com maior engajamento, as hashtags que atraem a maioria dos comentários e likes.
Além dos gráficos, os usuários podem ver os quem gera a maior interação e número de likes. Isso pode ajudar em uma comunicação mais direta com aqueles usuários mais engajados.

O PicStats é gratuito e não requer o preenchimento de cadastros para utilizar. A única informação solicitada é a autorização para acessar o perfil no Instagram.

Ponto negativo: Se o visual da ferramenta não assustar o usuário em um primeiro momento, os gráficos que tem pouca qualidade talvez sejam um empecilho para adotar a ferramenta no dia-a-dia.

  1. Collec.to – http://collec.to

O Collec.to é o Followgram repaginado. As novidades ficam restritas aos novos planos “Pro” (8.99€) e “Brand” (169€), esse último é o único que oferece o analytics.

No plano básico é possível visualizar as postagens mais populares, os usuários influentes, navegar por hashtags, comentar e curtir as postagens.

Ponto negativo: A ferramenta não oferece nenhum dado ou funcionalidade que estimule o usuário a abandonar a interface nativa do Instagram. Então, se a intenção não for utilizar um dos planos pagos a ferramenta perde totalmente a sua utilidade.

Bom, finalizamos o Instagram, vou ficando por aqui, semana que vem abordarei sobre o YouTUBE OK

Boa Semana aos seguidores da coluna!

Sobre o autor

Delson Luiz

Delson Luiz

Consultor Executivo TI – formado pela Universidade Mackenzie em Engenharia da Computação, Pós Graduado pela USP Escola Politécnica em Administração, 56 anos dos quais 40 em TI consolidada experiência em TI - Consultoria e Assessoria em Operação, Segurança, Desenvolvimento, Suporte e Treinamento, atuando em organizações de renome como: EDS 1.989-1991 e 2001 -2003, HP Hewlett Packard 1.995-1996, Andersen Consulting/Accenture 1997-2001, Compuware 2004-2005, Siemens IT 2.006-2009, Lógica/CGI 2011-2015 e desde 2016 é CEO da EinSofTI Tecnologia da Informação (Indaiatuba SP) especializada em Consultoria em Transformação Digital (Cloud Computing + Inbound Marketing) e Serviços especializados em Software.

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