Delson Luiz F. Leite Transformação Digital

Anuncie no Instagram; faça sua marca bombar

Delson Luiz
Escrito por: Delson Luiz

Delson Luiz F. Leite – Se você quer ir mais longe com o seu negócio, comece a investir emanúncios desde já´. Saiba como troná-los eficientes e aumentar as taxas de conversão de sua campanha utilizando a Rede Social Instagram.

TIPOS DE ANUNCIOS

Embora, a princípio, tenha sido liberado apenas para grandes campanhas, hoje, o Instagran Ads é amplamente utilizado por pequenos e médios empreendimentos justamente por ser uma ferramenta prática e barata de alcançar o ´target´ do negócio. Vantagens em anunciar no Instagram não faltam. É possível customizar o alvo da campanha de maneira detalhada, incluindo dados como idade, gênero e local, elevando as chances de converter o investimento em seguidores e receita. Além disso, ele utiliza a mesma plataforma de criação já empregada no Facebook, o que torna o processo mais intuitivo e otimiza o tempo desperdido na criação – o que é  nada mal para os negócios com equipes pequenas. “ Esses anúncios vêm trazendo muitos seguidores para a base, pois você expande o alcance do seu conteúdo para quem ainda não acompanha seu perfil. Então, capriche na escolha e produção, pois são eles que vão cativar mais seguidores”. Ao criar uma campanha, o Instagram Ads permite a escolha de três objetivos:  gerar cliques para o site, visualização para vídeos e instalação de apps. Isto é possível através do botão de ´chamada para Ação´- as sugestões variam de acordo com os objetivos e incluem `saiba mais…´, ´comprar agora´,instalar agora´e ´assistir mais´. Para que essas metas sejam alcançadas, a rede social disponibilizou três formulários de anúncios:

Em foto: permite que as marcas utilizam imagens inspiradoras para compartilhar valores e reforçar a marca para o ´target´.

Em vídeo: funciona de maneira similar, permitindo compartilhar mídias com duração de até 30 segundos tanto na horizontal quanto na vertical.

Em carrocel: permite até cinco imagens em um único anúncio. Após escolher o tipo de anúncio que  deseja, para que ele seja bem-sucedido, o próprio Instagram sugere que algumas diretrizas sejam adotadas.

  • Relevância: todos os componentes de um anúncio, incluindo quaisquer textos, imagens ou outras mídias, devem ser relevantes e adequados ao produto ou serviço oferecido e ao público que verá o anúncio. Caso contrário, você atingirá um público que jamais poderá se tornar um possível consumidor.
  • Precisão: eles devem representar claramente a empresa,o produto, o serviço ou a marca que esta sendo anunciada.
  • Páginas de destino: produtos e serviços promovidos no texto do anúncio deverão corresponder áqueles difundidos na página de destino, e o site de destino não deverá oferecer ou conter links para quaisquer produtos ou serviços proibidos.

Seguindo essas dicas, vai ser impossível o seu anúncio não alcançar um público maior e segmentado, fazendo que sua marca tenhaum ótimo desempenho não só na rede social como fora dela.

POLITICAS DE ANÚNCIO

Assim como qualquer outra rede social, o instagram também tem suas regras. Segui-las à risca é vital para que a campanha seja veiculadamente, elas são analisadas em até 24 horas. Veja agora o que fazer e o que evitar:

  • A imagem utilizada não pode incluir um texto que ocupe mais de 20% da área da tels. * caso precise mencionar o Facebook, faça-o de acordo com as diretrizes ditadas por eles, tais como escrever com capitular, no singular, sem abreviações e modificações no logo.
  • Não veicule material com restrição de idade, como álcool, para um público muito jovem, tampouco inapropriado, inseguro ou que explore, engane ou exerça pressão sobre as faixas etárias direcionadas.
  • Não promova, facilite ou constitua produtos, serviços ou atividades ilegais.
  • De forma nenhuma divulgue anúncios com teor sexual, que infrijam ou violem os direitos de terceiros, sensacionalistas, violentos, com erros gramaticais ou com imagens de antes e depois. As consequ~encias do não cumprimento vão do cancelamento dos anúncios veiculados ao bloqueio da conta.

QUANTO INVESTIR

Você decide quanto quer gastar com os anúncios definindo um orçamento para cada campanha que criar. O Facebook tranalha com um sistema de leilões, no qual você informa quanto esta disposto a gastar para ter o anúncio exibido ao público escolhido. Esses lances são baseados em custo por clique, impressão (número de vezes que aparecerá na timeline do ´target´) ou conversão (ações concluídas no site do anunciante, como download de aplicativos ou compras) no seu anúncio. É possível definir um orçamento diário ou vitalício. O primeiro é indicado para quem deseja veicular anúncios de forma contínua. Já o segundo é ideal para quem quer veicular um conjunto de anúncios por um período específico. Em ambos os casos, o controle do dinheiro investido é feito pelo próprio Facebook, lembrando que os pagamento são processados em dólares, portanto o valor em reais pode flutuar de acordo com a cotação do momento em que a fatura do cartão de crédito é fechada.

MEÇA OS RESULTADOS

É facila conferir se o investimento valeu a pena. O próprio Gerenciador de Anúncios reúne os dados necessários para conferir se os objetivos definidos no começo da ação foram alcançados. Lá estarão os dados das campanhas ativas, dos anúncios individuais ou dos conjuntos, incluindo resultados, alcance, custos, valor gasto e término da campanha. Para ver dados específicos, marque as caixas ao lado do que deseja ver e clique em Visualizar. Para conferir outras métricas, escolha uma opção o menu “ Colunas: desempenho” e clique no conjunto de anúncios. É possível verificar o envolvimento, conclusões e compras, instalação de aplicativo ( caso ele seja o produto veiculado), cliques. Falarei melhor das métricas nos próximos artigos).

Bom, vou ficando por aqui, semana que vem abordarei como obter sucesso garantido no Instagram OK

Boa Semana aos seguidores da coluna!

Imagens: reprodução

Sobre o autor

Delson Luiz

Delson Luiz

Consultor Executivo TI – formado pela Universidade Mackenzie em Engenharia da Computação, Pós Graduado pela USP Escola Politécnica em Administração, 56 anos dos quais 40 em TI consolidada experiência em TI - Consultoria e Assessoria em Operação, Segurança, Desenvolvimento, Suporte e Treinamento, atuando em organizações de renome como: EDS 1.989-1991 e 2001 -2003, HP Hewlett Packard 1.995-1996, Andersen Consulting/Accenture 1997-2001, Compuware 2004-2005, Siemens IT 2.006-2009, Lógica/CGI 2011-2015 e desde 2016 é CEO da EinSofTI Tecnologia da Informação (Indaiatuba SP) especializada em Consultoria em Transformação Digital (Cloud Computing + Inbound Marketing) e Serviços especializados em Software.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: