Homem

Aprenda a cuidar do cabelo masculino cacheado e crespo

Redação
Escrito por: Redação

Homem costuma não saber como lidar com cabelo cacheado, crespo ou seco. A juba é rebelde, difícil de ajeitar, fica armada. Por isso tantos caras preferem cortar bem curto (ou raspar), para não ter trabalho. Vou mostrar aqui como cuidar do cabelo crespo e seco masculino, já que muitas vezes a briga acontece apenas por desconhecimento do trato certo (que é descomplicado, aliás).

O cuidado é todo básico: lavar e modelar com os produtos certos que compensem a falta de umidade e brilho, escolher um corte adequado. As mulheres conhecem bem essas manhas!

O cabelo crespo ou cacheado geralmente é seco porque a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade de chegar aos fios, que ficam com pontas secas, sujeitos a dar nós e ter “frizz” (eletricidade estática que arrepia o cabelo). Os folículos onde o cabelo nasce, em vez de redondos são ovalados, fazendo os fios girarem em espiral ao nascer, deixando a distribuição da oleosidade mais difícil do que no cabelo liso

Aposto que se você seguir as dicas vai notar uma melhora incrível no seu cabelo. Tá valendo uma caixa de cerveja!

Escolha um corte adequado a seu tipo de cabelo

Esse é o primeiro passo para fazer as pazes com sua juba. Porque se seu cabelo é cacheado, não adianta tentar copiar os penteados dos caras de cabelo liso. Explore o que você tem.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino crespo cacheado seco

Existem inúmeras opções de cortes bacanas para cabelos crespos ou cacheados (veja as fotos no final deste post). Peça também sugestões ao seu cabeleireiro ou barbeiro. Leve ao salão fotos para mostrar o que você quer. O cabeleireiro pode ajudá-lo a encontrar um corte que combine com seu tipo de cabelo e formato de rosto.

Use shampoo para cabelo seco ou cacheado 

É uma estratégia básica para dar um trato legal na sua juba, porque escolher bem o shampoo resolve metade dos seus problemas.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino crespo cacheado seco

Use shampoo para cabelo seco, cacheado ou com ação contra o frizz. É difícil encontrar produtos especificamente masculinos com essas finalidades, mas há muitos unissex.

Pesquise nas prateleiras sem medo de arriscar sua macheza. Se ficar perdido entre tantas marcas, peça sugestões ao seu cabeleireiro da próxima vez que for ao salão.

Lave o cabelo sempre que quiser. Ao contrário do que se ouve por aí, não é regra que deve-se lavar menos o cabelo seco. Os médicos de cabelo afirmam que é pior ficar com o couro cabeludo impregnado de sebo, suor e sujeira de poluição: a meleca sufoca as raízes dos fios e pode causar inflamação que leva a caspa e queda.

Caso seu cabelo seja muito seco, e você se sinta bem lavando em dias alternados ou a cada dois dias, não tem problema. E ao lavar o cabelo evite usar água muito quente, que resseca os fios e o couro cabeludo.

Passe condicionador ou máscara depois de lavar

Fundamental também é aplicar condicionador ou máscara depois do shampoo, para hidratar e deixar os fios fáceis de desembaraçar.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino crespo cacheado seco

Coloque um pouco do condicionador ou da máscara na mão, espalhe na cabeça, deixe agir por um tempinho (leia o rótulo) e enxágue. As máscaras de hidratação ou reparação vêm em pote (você acha muitas marcas unissex) e contêm ingredientes que deixam os fios macios, brilhantes e fortes, como queratina, colágeno e ceramidas.

Uma opção para economizar tempo é usar um shampoo 2 em 1, que ao mesmo tempo limpa e condiciona o cabelo. Muitos homens têm couro cabeludo oleoso e fios com pontas secas. Se for seu caso, passe o produto apenas no comprimento dos fios, evitando as raízes.

Adote o creme para pentear (leave-in)

Esse produto é parceirão do cabelo cacheado (as mulheres sabem disso). Ele disciplina e diminui o volume da cabeleira e deixa os cachos definidos e com aparência natural.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino crespo cacheado seco

É fácil de usar: após lavar o cabelo, enxugue de leve com a toalha e aplique o leave-in nos fios úmidos. Não enxague e penteie, de preferência com um pente largo.

Além de hidratar, o leave-in protege o cabelo do sol, poeira e poluição, que também deixam os fios ressecados e opacos.

Para modelar, use o produto de styling certo

A escolha do finalizador é o último passo para deixar seu cabelo exatamente do jeito que você quer. O ideal é evidenciar os cachos do cabelo, mas com aspecto bem natural.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino crespo cacheado seco

Se você não sabe que produto usar (gel, pomada, cera, spray), pergunte ao seu cabeleireiro ou barbeiro. Como em geral o cabelo crespo e/ou seco tem pouco brilho, o gel pode ser uma boa opção, já que ele tem consistência mais gelatinosa do que a cera e a pomada e proporciona aspecto brilhante e molhado.

Pomadas e ceras dão aspecto mais natural pelo efeito “mate” (fosco). Escolha as mais suaves, de textura cremosa. Na hora de escolher a cera, preste atenção se ela não é grossa. Muitas são feitas com substâncias porosas e secas (como argila), que absorvem a oleosidade, o que no caso do cabelo seco não é uma boa ideia.

Proteja seu cabelo do sol

A gente sempre pensa do estrago que a radiação solar faz na pele, mas esquece que o dano no cabelo. Os raios ultravioleta danifica a camada protetora que reveste os fios, deixando o cabelo seco e fácil de quebrar. Existem produtos de cabelo com proteção UVA e UVB, mas um cuidado básico é evitar tomar sol por muito tempo e usar boné ou chapéu na praia, ao caminhar, pedalar ou treinar ao ar livre.

Cortes para cabelo cacheado e crespo

Selecionei algumas sugestões de estilos de cortes e penteados atuais para cabelo cacheado ou crespo. Há ideias em estilo afro, curtos ou com caracóis longos.

Nestas duas fotos abaixo, as laterais são raspadas com máquina, em contraste com os cachos de comprimento médio no topo da cabeça.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino crespo cacheado seco

Abaixo, duas ideias de cortes de inspiração afro, desenhados com máquina, ideais para quem tem o cabelo bem grosso, cheio e encorpado.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino crespo cacheado seco

Quem tem cabelo cacheado liso pode experimentar o estilo de corte abaixo, com fios mais longos modelados com aparência de movimento.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino crespo cacheado seco

Abaixo, veja mais duas inspirações de estilo afro, com as laterais curtas e os cachos longos modelados para cima no alto da cabeça.

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino crespo cacheado seco

Nas fotos abaixo, mais duas sugestões de penteados com cachos de fios longos modelados de jeitão indisciplinado e natural.

As sugestões abaixo são para quem quer deixar os cachos bem longos e definidos (importante á dar o trato que expliquei acima no post).

Homem No Espelho - Como cuidar do cabelo masculino crespo cacheado seco

Por fim, sugestões para quem prefere usar 0 cabelo bem curto, para não ter trabalho. Nesse caso, é importante manter o corte.

https://www.homemnoespelho.com.br/como-cuidar-do-cabelo-masculino-cacheado-crespo/

Imagens: reprodução

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: