Arquitetura e Design Hipólito Oliveira

Aprenda como planejar a sua construção; anote nossas sugestões

Hipolito Oliveira
Escrito por: Hipolito Oliveira

Quando tomamos a decisão de construir devemos saber que junto com ela ganharemos um conjunto de responsabilidades que nos acompanharão até a finalização da construção. São detalhes que estão entrelaçados e que devem funcionar juntos para que não ocorram imprevistos e problemas durante a obra fique como você realmente esperava. Claro que a construção de uma casa envolve vários pontos importantes, mas podemos destacar alguns deles que merecem atenção especial e que podem facilitar muito o transcurso de sua obra. Anote nossas sugestões acerca do que levar em conta na hora de planejar sua construção.

Contratar profissionais

Este deve ser um dos primeiros passos da sua construção. Buscar profissionais capacitados para começar a dar forma a seu sonho. A contratação de um arquiteto para plasmar suas ideias no papel, aportar opiniões e sugestões para desenvolver o projeto ideal para sua casa é fundamental. Da mesma forma, para dar início à construção, é preciso contar com uma equipe de profissionais capacitados, com boas referências e experiência comprovada para não ter surpresas e garantir um bom serviço. Sempre que possível visite obras que estejam em fases diferentes, como na fundação, acabamento e pintura.

Projeto e planejamento

Este passo está diretamente ligado com a etapa anterior. Ou seja, com a ajuda dos profissionais já será possível ter um projeto em mãos, dimensionado de maneira adequada e de acordo com suas vontades e necessidades, e começar a traçar todo o planejamento da sua obra. O planejamento deve ser baseado no orçamento que você tem disponível e contemplar todas as etapas da obra como pesquisa de preço, compra de material, quantidades, documentações e prazos de execução. Podemos dizer que o projeto e o planejamento servirão como um guia durante todo o processo de construção e devem ser seguidos à risca para evitar contratempos.

Impermeabilização da estrutura

Uma impermeabilização bem feita será a garantia de que problemas futuros com infiltrações ou umidades serão evitados. É uma etapa importante que deve ser realizada de maneira minuciosa contemplando alicerces, estruturas, áreas externas expostas às intempéries e áreas internas que estarão em contato direto com a água.

 

Dimensionamento e distribuição

É algo que também deve ser contemplado ainda na fase do projeto mas que vale a pena mencionar aqui. O dimensionamento das estruturas deve ser bem calculado para evitar problemas futuros com rachaduras, trincas e fissuras. Assim como a excelente distribuição do espaço, ou seja, planejando os cômodos de maneira que favoreça a circulação, a iluminação e a ventilação natural. O arquiteto deve fazer a compatibilização entre os projetos complementares (estrutura, elétrica, hidráulica, ar-condicionado, marcenaria, etc). Desta forma os erros e interferências serão mínimas.

Cálculo de materiais

Calcular corretamente a quantidade de materiais para sua obra é importante tanto para seu bolso quanto para o bom desenvolvimento do projeto. Portanto, tire medidas dos ambientes e, com a ajuda de sua equipe de profissionais, realize os cálculos pertinentes para cada tipo de material. Tenha em mente que alguns materiais como cerâmicas e revestimentos merecem atenção especial. Sempre garanta uma margem de 10% de produto a mais como segurança, já que as peças podem quebrar durante a execução e a compra de uma nova quantidade de lotes diferentes podem apresentar diferença de cor ou até mesmo sair de linha nas lojas ocasionando um grande problema estético em seus ambientes.

Materiais adequados

A lista de compras de materiais deve ser elaborada com a ajuda de sua equipe de profissionais. Dessa forma você irá garantir a escolha e compra dos materiais adequados para sua obra. Isso porque muitas vezes não temos o conhecimento técnico para escolher os materiais e acabamos nos guiando apenas pela estética. Por exemplo, devemos estar atentos à escolha de revestimentos para áreas molhadas, garantindo que os mesmo não sejam escorregadios em contato com a água, saber qual será a tinta mais adequada para uma área que pode acumular sujeira com facilidade. Ou então, instruir-se para escolher a argamassa correta para o revestimento que você pretende instalar.

Otimize o projeto hidráulico

Uma dica que vale a pena levar em conta na hora projetar a casa é otimizar o projeto hidráulico de sua construção. É recomendável planejar banheiros em áreas aproximadas, como parede com parede, a fim de otimizar a distribuição da tubulação. Dessa forma garantimos uma boa economia com a compra de tubulações já que a metragem necessária para atender a área ocupada por esses cômodos será reduzida.

Projeto luminotécnico

Planejar a iluminação também é uma parte importante da sua construção. Pensar e desenvolver um projeto luminotécnico adequado e que valorize seus espaços é fundamental. A iluminação deve ser planejada não só como uma questão estética, mas principalmente para tornar a utilização dos ambientes adequada com sua finalidade de uso. O combo perfeito seria a junção de uma iluminação geral, que atinja todo o espaço e uma iluminação indireta, mais decorativa e agradável para momentos de descanso.

Fontes:

https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/o-que-levar-em-conta-na-hora-de-planejar-a-construcao-da-sua-casa?utm_source=newsletter-Part&utm_medium=email&utm_campaign=Habitissimo-Particulares-BR-18-OCT-2018-%282%29&utm_content=pm

Imagens: reprodução

 

Sobre o autor

Hipolito Oliveira

Hipolito Oliveira

Arquiteto urbanista, paisagista, design de interiores e perito em arquitetura. Nascido em São Paulo SP, reside atualmente na cidade de Indaiatuba SP. Atuando há trinta anos com projetos residenciais, corporativos e industriais.
www.arquitetohipolito.com.br

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: