Decor

Artesanato com palito de picolé: 20 ideias criativas e passo a passo

Redação
Escrito por: Redação

Se você gosta de artesanato sabe que existem diversas formas de trabalhos manuais possíveis de se fazer. Mas, você sabia que dá para reaproveitar até mesmo os palitos de picolé? Sim, esses pequenos pedaços de madeira podem ser transformados em peças lindas, como porta-joias, vasos de flores, casinhas, quadros e nichos para paredes, luminárias, baús, enfeites, marcadores de página, e muito mais.

Você pode juntar os palitos dos próprios picolés que tomar, ou comprar pacotinhos que são vendidos em lojas de artesanato e papelarias. De qualquer forma, é sempre bom tentar reutilizar e reciclar, pois assim você também contribui com o meio ambiente. Quer aprender? Então, confira a seguir diferentes tipos de objetos que podem ser feitos com palitos de picolé:

1. Um porta-brincos charmoso e funcional

FOTO: REPRODUÇÃO/MIALANDIA

Olha que legal essa ideia para guardar brincos! Todo mundo que usa sabe o quanto é importante deixá-los em um lugar prático e acessível. Afinal, por serem acessórios pequenos, é muito comum perder as peças com facilidade. Com esse suporte, vai ficar fácil guardá-los e não perder mais. E ainda vai dar um toque de charme para o seu cantinho de bijuteria!

2. Aviõezinhos para brincar e decorar

Esses lindos aviõezinhos são porta-recados feitos com palito de picolé e prendedor de roupa. Mas você também pode usá-los como brinquedo ou enfeite; fica especialmente bonito em quartinhos de criança ou em eventos infantis. Também é uma ótima forma de estimular a criança a aprender a fazer artesanatos, ajudando, assim, em seu desenvolvimento.

3. Passo a passo: Luminárias

Sabia que dá para fazer até luminária com palito de picolé? Neste tutorial, você vai aprender a fazer dois lindos modelos. As peças ficam muito bonitas, são super úteis em casa e podem ser usadas em criados-mudos, mesinhas laterais ou onde mais você desejar.

4. Um suporte sustentável para vasinhos de planta

FOTO: REPRODUÇÃO/ CASA DE AMADOS

O vasinho dessa suculenta ganhou um suporte mais do que especial! O legal dessa peça é que ela é super fácil de fazer e deixa a decoração muito charmosa, além de, claro, ser uma opção sustentável e que ajuda muito o meio ambiente. Neste caso, os palitos ficaram na madeira pura, mas você também pode pintá-los, se achar melhor. Além disso, a combinação com o outro vasinho de cacto deixou o cantinho das plantas ainda mais autêntico.

5. Palitos decorados para mil e uma utilidades

FOTO: REPRODUÇÃO/PAPEL & COR – PAULA SOARES

Olha que graça que ficaram esses palitos decorados! Foram usadas apenas pérolas coloridas e um arame dourado. Essas peças podem ser usadas para várias funções, como marcadores de livros e agendas, enfeites dentro de vasos e potes, tanto para casa, quanto para festas, também como palito de aromatizador de ambiente e, até mesmo, como marcador de copos.

6. Caixinha multiuso

FOTO: REPRODUÇÃO/ARTESANATO É MEU NEGÓCIO

Essa linda e delicada caixinha colorida também é uma ótima peça para se fazer com palitos de picolé. Afinal, caixas são sempre muito úteis e ajudam a organizar os acessórios. Essa da foto pode ser usada para guardar joias, como anéis e brincos, utensílios de costura ou até mesmo moedas. Você também pode usar apenas como enfeite.

7. Um nicho estiloso para decorar a parede da casa

FOTO: REPRODUÇÃO/ANDRESSA PRISCILA

Essa é mais uma ideia super criativa de se fazer com palitos e também muito útil para casa. Nichos são ótimos para decorar, principalmente, aquela parede vazia que ninguém sabe o que pôr. Esse em forma de hexágono é ainda mais legal e autêntico, e ficou lindo com o vasinho de cacto florido complementando a decoração!

8. Enfeites fofos para a árvore de natal

E que tal enfeitar sua árvore de Natal de forma personalizada e econômica? Com palito de picolé, barbante, tesoura, pedaços de tecido, tinta ou canetinha e cola, é possível fazer esses adoráveis enfeites natalinos, que também vão encantar e divertir a criançada.

9. Para deixar os batons bem organizadinhos

FOTO: REPRODUÇÃO/ SUSSU ARTS

Aqui, vemos mais uma ideia de artesanato com palitos de picolé que é super útil e funcional: um porta-batons. Organizar a maquiagem é sempre um desafio, então, nada melhor do que objetos como esse que nos ajudam a manter tudo bem arrumado e no seu devido lugar. Além disso, a decoração da peça ficou super delicada e feminina.

10. Passo a passo: 5 peças decorativas para fazer com palito de picolé

Neste vídeo, você vai aprender a fazer 5 peças decorativas e úteis para a sua casa, de forma econômica e sustentável. São elas: cestinhas para flores, mini caixotes, um espiral colorido pendente, um porta-lápis e uma mini estante super fofa e funcional.

11. Mais charme para as plantinhas

FOTO: REPRODUÇÃO/ DENISE IZIDORO

Esse vasinho/cachepô é super fácil de fazer e deixa a decoração com um toque rústico e romântico ao mesmo tempo, seja na sua casa ou em algum evento. Basta pegar uma lata, que pode ser de leite condensado, milho ou ervilha, e colar os palitos em volta, um a um. Depois que secar, é só colocar um tecido rendado como esse, ou qualquer outro tipo de tecido que você goste mais. Não fica lindo?

12. Com palitos, é possível fazer até uma mesa

FOTO: REPRODUÇÃO/TAMARA MAYNES

As possibilidades de objetos para criar com palitos de picolé são tão grandes, que é possível montar até mesmo uma mesinha como essa! Vai dizer que ela não deixa a decoração muito mais moderna e autêntica? Porém, essa é uma peça mais complexa e você vai precisar juntar muitos palitos.

13. Faça você mesmo o seu kit de escritório

FOTO: REPRODUÇÃO/RENATA SAMPAIO

E que tal esse kit para escritório? Tem porta-lápis e caneta e até um suporte para clips, apontador e outros objetos menores. Além do palito, o prendedor de roupas também ganhou uma nova utilidade, se tornando um porta-recados e post-it. As peças se transformaram em um lindo conjuntinho, super útil para os dias de trabalho.

14. Quebra-cabeça infantil

Esse quebra-cabeça colorido é super fácil de fazer e é um ótimo recurso para trabalhar com as crianças a partir de três anos. Dá para ensinar números, cores, sequência e raciocínio lógico, tudo de forma leve, através da brincadeira. Ele foi feito apenas com palitos de picolé e canetinha!

15. Passo a passo: porta-retratos

Quem não ama porta-retratos? Eles são ótimos para decorar e nos trazer lembranças de momentos felizes da nossa vida. Confira como a fazer uma linda e criativa versão desse objeto com palitos de picolé.

16. Miniatura de móveis

FOTO: REPRODUÇÃO/ DUPÉ – ATELIÊ E DESIGN

Também é possível fazer miniaturas de móveis com palitos de picolé, como essa linda cadeirinha. Nesse caso, ela foi usada como enfeite para a palha italiana, ideia muito legal para quem vende docinhos e também para a decoração de festas. Mas, ela também pode ser usada como brinquedo para casinhas de boneca. Além da cadeira, você também pode fazer mesinhas, armários, cama, etc.

17. Enfeite de parede delicado e romântico

FOTO: REPRODUÇÃO/ MEUHOBBY1

Veja que graça esse quadrinho feito com palito de picolé e conchas! Foi usada a técnica decoupage no interior das conchas, aplicando uma lindo desenho de flores. Além disso, também foi usado um cordão de pérolas para pendurar a peça na parede, deixando o enfeite ainda mais delicado.

18. Um cantinho especial para os passarinhos

FOTO: REPRODUÇÃO/ARTESANATO BRASIL

Essa graça de casinha colorida foi feita para ser um comedouro de passarinhos. É uma ótima ideia para decorar jardins, quintais e varandas, basta preencher o interior da casinha com alpiste. Se preferir, você também pode fazer o comedouro de outros formatos. Não é a coisa mais linda que existe?

19. Mini cavalete para decorar e informar

FOTO: REPRODUÇÃO/SWEET DESIGN – LEILANE BORGES

Os cavaletes são suportes usados por pintores e artistas para apoiar as telas de pintura, mas quem disse que eles não podem ganhar outras versões e utilidades? A foto mostra uma miniatura desse objeto feita com palitos de picolé, que foi usada como uma espécie de ‘tag’ para a sessão dos docinhos de uma mesa de festa. É muita criatividade!

20. Passo a passo: nicho de parede

Neste vídeo, aprenda como fazer um lindo e charmoso nicho hexagonal de parede. Ele também se destaca pela linda pintura mesclada. Essa é uma ótima peça para se fazer com os palitos de picolé. Do G1

Sobre o autor

Redação

Redação

1 Comentário

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: