Delson Luiz F. Leite Transformação Digital

As ´TOP 10´ dicas de Otimização de Sites

Delson Luiz
Escrito por: Delson Luiz

Por Delson Luiz F. Leite – Selecionei 10 técnicas de otimização de Websites e espero que elas ajudem a provar que podem mudar o futuro de sua Empresa, acredito ser estes os maiores benefícios que um negócio tem ao implementar o SEO no seu dia a dia.

  • AUMENTO DO TRÁFEGO

Com um SEO bem-feito é possível aumentar o tráfego de visitantes no seu site. Mas não falamos de qualquer visitante, mas sim do seu público-alvo, aquele que procura exatamente o que você tem a oferecer.

  • MAIOR CREDIBILIDADE

Usando as técnicas de SEO, da maneira correta, o seu Website terá mais valor para o Google, que tem como um dos critérios de seu motor de ranqueamento a credibilidade. Quanto mais bem-vista pelo site de busca for sua empresa melhor posicionada no resultado da busca ela terá.

  • ATINGIR CONSUMIDORES EXIGENTES

Os consumidores que mais pesquisam na Internet são os mais exigentes, não aceitando o primeiro resultado que aparece e buscando saber mais sobre o produto ou serviço que pretendem adquirir, daí a importância fundamental do Marketing de Conteúdo.

  • PRODUZIR CONTEÚDO DE QULIDADE

Mesmo que sua Empresa não seja geradora de conteúdo, para aplicar o SEO é extremamente necessário produzir conteúdo rico e relevante de forma a fazer com que as pessoas voltem ainda mais vezes ao seu site.

  • TORNAR-SE UM FORMADOR DE OPNIÃO

Com um tráfego segmentado, é possível alcançar grande representatividade em relação às buscas relacionadas ao seu mercado, o que torna a sua marca formadora de opinião, com mais chances de fidelizar o usuário.

  • ENGAJAMENTO MAIOR

Com o aumento de visitantes no seu site, as chances de ter um maior engajamento do público também aumentam. Isso porque, quando uma pessoa procura por uma palavra-chave específica e o seu site aparece nos resultados, isso significa que ele tem o que ela realmente procura. Se ela gostar do seu conteúdo, com certeza se tornará um visitante participativo no Blog (Leitor participativo), e até mesmo um consumidor ´qui sá ´ regular.

  • MAIOR VISIBILIDADE DA SUA MARCA

Ao ser bem ranqueada nos mecanismos de busca, a sua Empresa aparecerá para pessoas de lugares jamais imaginados – não só no seu país, como ao redor do Mundo.

  • BAIXO CUSTO

Como já comentei em artigos anteriores, para aplicar as técnicas de SEO não é necessário alto investimento, como ocorre ao investir em Propaganda, por exemplo, ou até mesmo em links patrocinados.

  • DIMINUI A CONCORRÊNCIA

Uma Empresa que faz SEO, sem dúvida, diminui a concorrência. Isso porque poucas estão aptas e dispostas a investir nesse tipo de técnicas e acabam ficando para trás, afinal quem não é visto não é lembrado não é mesmo.

  • AUMENTO DAS CONVERSÕES (VENDAS)

As conversões dependem muito de sua área de atuação. Por exemplo, se for um e-commerce ou seu site dar acesso a um, o aumento de tráfego pode gerar novas vendas,

AJUDA QUE FAZ A DIFERENÇA

Sabemos quão difícil é para um Empresa descobrir quais são as palavras-chave ou combinações certas para ter um resultado ainda melhor nos sites de busca. Pensando nisso selecionei Softwares que prometem ser os seus maiores companheiros de negócios de agora em diante!

  1. GOOGLE KEYWORD PLANNER

Uma das mais utilizadas por quem faz SEO, pois é a ferramenta oficial do Google para pesquisas de palavras-chave; assim, assim as chances de ela ser mais eficaz é maior. Ela permite que os usuários busquem novas expressões e tenham ideias de anúncios, ou seja, formas de agrupar as palavras por similaridade. É ótima, principalmente para que quer investir em links patrocinados.

  1. SEM RUSH

É uma das ferramentas mais completas par o SEO, com ela você consegue avaliar o desempenho dos sites concorrentes na web e quais palavras você pode utilizar em seus projetos. Ela dá uma visão geral de como a concorrência está aparecendo no Google, tanto em buscas orgânicas como em links patrocinados. Acaba servindo de um ótimo termômetro para suas ações.

  1. UBBERSUGGEST

Simples de ser compreendida, esta ferramenta utiliza dados do Google e outros buscadores para ajudá-lo a ter mais opções de palavras-chave. Bastam digitar o termo em que pensou e adicionar uma letra ou um número à sua frente para ter várias sugestões. Pode ajuda-lo bastante se você compreender a maneira de usá-la.

  1. MERGE WORDS

É muito simples de mexer e, com ela, você conseguirá um número gigantesco de combinações de maneira que poderá variar para estar sempre no topo do retorno das pesquisas do Google.

PALAVRAS-CHAVE

               Estas são essenciais para que o seu SEO seja efetivo, mas para obter bons resultados é preciso saber como usá-las. Veja a importância delas para o bom ranqueamento do seu site e como aplica-las da maneira correta para manter o seu site ou página no topo do Google!

O QUE É?

Do ponto de vista de quem consome conteúdo, as palavras-chave são aquelas pesquisadas pelas pessoas nos sites de buscas com o objetivo de encontrar uma resposta ou solução para um problema/desejo. Já para quem produz conteúdo, elas são uma maneira de indexar o conteúdo publicado.

Ao escolher uma palavra-chave, o Google entenderá que o seu conteúdo será sobre um tema específico, por isso é tão importante saber como escolhê-las a sua palavra-chave. Seu bom uso diferenciará se um usuário entrará em seu site e fechará uma página rapidamente ou se tronará um leitor potencial.

Antes de qualquer coisa, pense nas palavras que resumem o seu negócio e trabalhe inicialmente em cima delas. As palavras-chave são as ferramentas que farão que o seu público o encontre na Internet. Como a concorrência é grande, é preciso ser estratégico para conseguir se destacar em meio a tantos sites que possuem o mesmo nicho que o seu. Busque sempre oferecer respostas para cada ´keyword´ utilizada pelo seu site. Por exemplo, se o seu público pesquisa sobre livros, tente buscar produzir conteúdo que traga algo útil para quem busca por isso.

Para escolher os melhores termos, você pode utilizar alguns Softwares, como o KeyWord Planner ou o Google Analytics, com os quais é possível encontrar as palavras que mais geram tráfego orgânico à sua página/site. Nesses programas, ao buscar a relevância das palavras-chave, estas aparecem com uma precificação que serve para saber o seu valor caso você escolha por fazer uma campanha patrocinada. Uma boa dica é ficar atentos aos valores, pois quanto mais cara a palavra for, mais difícil de ranquear ela será.

NEGATIVO, PORÉM POSITIVO

Sempre que ouvir falar em palavras-chave negativas, não se assuste, pois, neste caso, o negativo pode não ser ruim. Se bem usadas, essas ´keywords´ podem ajudar – e muito! –  Sua Empresa. As palavras-chave negativas são as que informam ao Google quais são os termos de pesquisa que você não quer que sejam atrelados à sua empresa, o que aumenta suas chances de retorno. Como assim? Eu explico, ao fazer um anúncio, você sabe o que seu público-alvo não vai encontrar ao clicar na sua página; por conta disso, você deixa de pagar por cliques no anúncio que dificilmente vão resultar na geração de leads, ou mesmo uma venda. Assim sua Empresas trará mais pessoas realmente interessadas em consumir o seu produto ou conteúdo do que curiosos, que apenas clicam na página e logo saem, aumentando o nível de rejeição.

Na próxima semana preparei um artigo sobre Arquitetura da Informação.

Vou ficando por aqui. Um abraço e

Até a próxima segunda ….

Delson Luiz F. Leite.

Imagem: Reprodução

Sobre o autor

Delson Luiz

Delson Luiz

Consultor Executivo TI – formado pela Universidade Mackenzie em Engenharia da Computação, Pós Graduado pela USP Escola Politécnica em Administração, 56 anos dos quais 40 em TI consolidada experiência em TI - Consultoria e Assessoria em Operação, Segurança, Desenvolvimento, Suporte e Treinamento, atuando em organizações de renome como: EDS 1.989-1991 e 2001 -2003, HP Hewlett Packard 1.995-1996, Andersen Consulting/Accenture 1997-2001, Compuware 2004-2005, Siemens IT 2.006-2009, Lógica/CGI 2011-2015 e desde 2016 é CEO da EinSofTI Tecnologia da Informação (Indaiatuba SP) especializada em Consultoria em Transformação Digital (Cloud Computing + Inbound Marketing) e Serviços especializados em Software.

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