Indaiatuba

Automedicação intoxica duas pessoas por hora

Redação
Escrito por: Redação

A desinformação e o mau uso de remédios através da automedicação causam danos à saúde. No Brasil, duas pessoas são intoxicadas por hora, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas.

A recomendação de conhecidos é um dos hábitos questionados pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Marcos Machado, que lembra que nem sempre um sintoma pode indicar o uso de um determinado produto.

A busca na internet é outro motivo de preocupação, já que as fontes de informações na grande maioria das vezes não são confiáveis. Por isso o ideal é que um médico seja consultado e que a receita seja indicada por farmacêuticos.

Por esse motivo, o Conselho Federal de Farmácia planejou uma campanha juntamente com as entidades regionais para promover o uso de remédios de maneira responsável. A ideia é evitar também reflexos na saúde pública.

Isso porque um levantamento divulgado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul indica que o Sistema Único de Saúde desembolsa R$ 60 bilhões por ano para tratar consequências negativas da utilização indiscriminada.

A campanha tem ainda o objetivo de cumprir a meta de reduzir em 50% os danos graves pelo mau uso dos medicamentos. O desafio global foi estipulado pela Organização Mundial da Saúde para ser atingido nos próximos cinco anos.

De acordo com dados da OMS, os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias no mundo. Para se ter ideia, somente nos Estados Unidos aproximadamente 1,3 milhão de pessoas são prejudicadas todos os anos.

 Com informações da CBN
Imagem de capa:Reprodução

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: