Arquitetura e Design Paula Figueiredo

Brasília uma jovem senhora de 58 anos

Paula Figueiredo
Escrito por: Paula Figueiredo

Por Paula Figueiredo – Uma cidade nova executada no final dos anos cinquenta numa região geográfica conhecida como Planalto Central, nasce para iniciar um novo momento na história do Brasil.

Um local totalmente novo sem construções antigas, é hoje arborizada e muito bonita mesmo.

Inaugurada  no dia 21 de abril de 1960 completou 58 anos de vida , uma jovem senhora que já passou por várias etapas de sua existência .

Sua infância coincidiu com os novos comportamentos da época , o país vivia uma nova etapa e o  automóvel iniciava seu papel como meio de locomoção e esta cidade criança havia sido construída para o automóvel.

Seu traçado urbanístico respondia as necessidades desta época glamorosa por excelência e tumultuada nas questões políticas.

Nascida para brilhar, crescia com grande curiosidade aos olhares de  Arquitetos do mundo todo. Brasília foi inovadora e o Brasil era mestre na tecnologia do concreto armado. Iniciou já com uma população de 140 mil pessoas que ali foram se instalando  durante os 1000 dias de sua construção . Inacreditável uma cidade se formar em tão pouco tempo, hoje sua população já ultrapassa os 3 milhões de habitantes com inúmeras cidades satélites.

Tudo se transformou.

Mas na sua leitura poética o Plano Piloto não perde seu charme e sua originalidade dada pelo arquiteto Lúcio Costa no  seu traçado.

Com a força do milagre econômico dos anos 70 passou sua juventude.

Nos anos 80 a cidade já tem uma vida mais pulsante e de lá surgem as bandas conhecidas por todo país como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebetude, Paralamas do Sucesso que traduziram e mostraram à todos o comportamento desta época.

Nos anos 90 a capital federal se tornara uma cidade mais madura com todos os problemas das grandes cidades.

Mas as obras estavam lá  e o  grande vitral colorido da Catedral de Brasília continuava encantando com o projeto de Oscar Niemeyer e os desenhos coloridos de Athos Bulcão e todos seus trabalhos em ajulejaria são fantásticos.

Patrimônio Mundial pela Unesco.

Madura e com mudanças políticas consideráveis cresce ainda mais na primeira década do ano 2000 com muita esperança para o povo brasileiro nesta etapa.

É inaugurado o metrô da cidade em março de 2001 e muitos edifícios como o Museu Nacional da República e a Biblioteca Nacional.

Foi no final do ano de 2010 que permaneci por alguns dias na cidade para conhecê-la melhor e me assustei com a pequenês da escala humana perante todas as construções.

Foi quando percebi que aquela cidade iria realmente se transformar, estava prestes à completar seus 50 anos de vida e assim coimo ela todo ser humano ao chegar à esta fase questiona seus valores e sua missão.

Brasília se transformou de lá para cá e estamos apenas no começo.

Ela foi preparada para o automóvel mas também está pronta para receber os futuros meios de locomoção .

Esta jovem senhora  está se preparando para uma fase produtiva e de muita sabedoria.

O Tempo dirá.

Arquiteta Paula Figueiredo –www.arquitetapaulafigueiredo.com.br

CAU A7476-4

Email paulafigueiredow@uol.com.br

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Paula Figueiredo

Paula Figueiredo

Arquiteta Paula De Figueiredo Crivelenti Walther Portes.
Formada na Universidade de Mogi das Cruzes em 1981, realizando projetos em várias localidades, atualmente atuante em Indaiatuba e região desde 1996.
CAU: A7476-4

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: