O volume de chuva em Campinas (SP) em abril já é quatro vezes maior do que a média prevista para o mês, De acordo com a Somar Meteorologia, até agora houve 191 milímetros de precipitação, sendo que o esperado para o período é de 47 milímetros. O município entrou em estado de atenção. Desde de sábado (6), choveu 160 milímetros.
De acordo com a meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, o aumento no volume de chuvas aconteceu por conta da frente fria que veio da região sul.
“Não há expectativa de que isso continue a acontecer nos próximos 15 dias, abril é um período mais seco, a gente espera menos chuvas, mas não podemos garantir que haverá um inverno chuvoso, como já vimos em outros anos”, explicou.
Em Monte Mor (SP), a situação é de emergência. O Rio Capivari transbordou e pelo menos 200 famílias que vivem em área de risco no município e em Capivari (SP) vão precisar ser retiradas das casas.
A Defesa Civil acompanha a situação e informou que quem precisar de atendimento emergencial pode ligar no telefone 153, da Guarda Municipal. Com informações do G1.