Indaiatuba

Carol Furriela e Iuri Vinuto conquistam o Powerman Brasil 2018

Redação
Escrito por: Redação
A paulista Carol Furriela e o cearense Iuri Vinuto foram os grandes campeões do Powerman Brasil 2018, etapa nacional do maior circuito de duathlon do mundo, realizado no último fim de semana em Indaiatuba. Com duas pernas de 10 km de corrida intercaladas por 60 km de ciclismo em um percurso extremamente desafiador, os duatletas tiveram que encarar também o calor que tornou a prova ainda mais técnica e difícil.

Campeã do evento em 2017, Carol Furriela, voltou a Indaiatuba de olho no bicampeonato. A santista fez uma prova bem inteligente e dominou o percurso do Classic do início ao fim. No primeiro estágio da corrida, Carol saiu do Transição 1 com pequena margem de vantagem sobre Giovana Martins e no pedal começou a abrir vantagem sobre sua principal concorrente. “Eu tracei uma estratégia em busca do título. Sabia que a Giovana ia correr muito forte, pois ela é maratonista, e deu certo. Forcei junto com ela na primeira parcial e abri no ciclismo”, disse a campeã.

Após abrir no pedal, a atleta manteve a distância na segunda fase da corrida fechando o run/bike/run 10/60/10 em 3:34:22. Giovana Martins chegou na segunda colocação, com pouco menos de cinco minutos de diferença para a campeã e Maria Vângela de Sousa completou o pódio da elite feminina na terceira posição. “O Powerman Brasil é uma prova incrível e que respeita demais o atleta. Estou muito contente por ter voltado para cá e vencido mais uma vez. Ano que vem volto para buscar o tricampeonato”, disse Carol Furriela.

No Masculino o nível também foi altíssimo com presença dos principais atletas do país. Vice-campeão em 2017, Iuri Vinuto fez diversos ajustes em sua preparação, especialmente no ciclismo e conseguiu sair de Indaiatuba com a vitória. O cearense radicado em Florianópolis liderou a prova do início ao fim para comemorar seu primeiro título no Powerman Brasil.

Iuri abriu os 10 km de corrida com fortíssimo parcial na casa dos 33 minutos ao lado de Antônio Mansur. Os dois saíram para pedalar juntos e com vantagem de quase três minutos para o segundo pelotão, que contava com Felipe Manente, Guilherme Manocchio e Nicholas Cruz. No pedal Iuri fez bastante força e mesmo com a parcial um pouco mais lenta conseguiu manter a diferença sobre Manocchio e Manente.

No entanto, foi na segunda parcial de corrida que o campeão definiu a prova completando os 10/60/10 em 2:56:20. “Hoje foi um dia muito duro. O ciclismo aqui é bem forte e eu sabia que tinha que manter a ponta, pois, o Manocchio e o Manente pedalam muito bem. Consegui liderar desde o começo e estou feliz com o meu rendimento durante todo o percurso”, comemorou Iuri Vinuto. Guilherme Manocchio foi o segundo colocado, com pouco mais de três minutos de desvantagem para o líder, e Felipe Manente veio logo na sequência, completando o pódio.

Sprint

O domingo também foi dia de conhecer os campeões do Powerman Sprint, que compreende a metade da distância do Classic, somando duas pernas de 5 km de corrida e um pedal de 30 km. Contando também com alto nível técnico a prova premiou Ernani de Souza e Detlei Hasse como campeões da distância. Ernani é um exímio corredor e aos poucos vem acertando suas provas de duathlon. Neste domingo o mineiro foi o mais consistente durante todo o percurso cruzando a linha de chegada com 1:38:51, à frente de Carlos Henrique de Oliveira e Fabio Fantozzi, segundo e terceiro, respectivamente. O atleta de Indaiatuba, Marcelo Crhis Correa, 46 anos, da equipe Gaivota, ficou em quarto lugar no geral e primeiro na categoria, assegurando a vaga para o Mundial Powerman, que será realizado em Zonfingen, na Suiça, em setembro.

No entanto, o atleta não irá disputar o mundial da categoria este ano. Em maio, o atleta havia conquistado no IRONAMN 70.3 Florianópolis, a vaga para o Campeonato Mundial de Ironman 70.3, que será realizado nos dias 1º e 2 de setembro, em Nelson Mandela Bay, na África do Sul e irá competir no Circuito IRONMAN na África.

No Feminino, Detlei mostrou que é uma das melhores duatletas do país cravando mais um evento para sua coleção de títulos. Com 1:56:52, Detlei foi a grande campeã da etapa brasileira do circuito Powerman terminando à frente de Elizabeth Berton, vice-campeã, e Vivian Oliveira, terceira colocada. Na quarta colocação ficou a indaiatubana, Ana Flavia Peres, da equipe Gaivota e também assegurou a vaga para o mundial na Suíça.

Power Run

Fechando a programação de domingo, ocorreu o Power Run, corrida de 5 km que tinha como principal objetivo atrair mais atletas para conhecerem o espírito Powerman. Muitos familiares e corredores de Indaiatuba prestigiaram o evento deixando a festa ainda mais bonita no Velódromo Olímpico. Ao final, dezenas de corredores se juntaram aos duatletas em clima de descontração e, claro, superação.

O Powerman Brasil conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e supervisão da Federação Paulista de Triathlon. Realização E2X Esporte Entretenimento e Agência M9 Produções.

Resultados – Powerman Brasil 2018

Classic – Feminino

1ª Carol Furriela – 3:34:22

2ª Giovana Martins – 3:39:18

3ª Maria Vângela de Sousa – 4:11:20

Classic – Masculino

1º Iuri Vinuto – 2:56:20

2º Guilherme Manocchio – 2:59:34

3º Felipe Manente – 3:00:28

Sprint – Feminino

1ª Detlei Hasse – 1:56:52

2ª Elizabeth Berton – 1:59:27

3ª Vivian Oliveira – 2:06:26

4ª Ana Flávia Barnabé Peres – 2:11:19 (Indaiatuba)

Sprint – Masculino

1º Ernani de Souza – 1:38:51

2º Carlos Henrique de Oliveira – 1:41:03

3º Fabio Fantozzi – 1:42:39

4º Marcelo Crhis Corrêa – 1:43:20 (Indaiatuba)

Campeões: Powerman Brasil :: Classic

2015 – Matheus Ghiggi (SC) e Mariana Borges (SC)

2016 – Bruno Matheus (SC) e Mariana Borges (SC)

2017 – Santiago Ascenço (GO) e Carol Furriela (SP)

2018 – Iuri Vinuto (CE) e Carol Furriela (SP)

Com informações da Prefeitura de Indaiatuba

Imagem: Giuliano Miranda RIC/PMI

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: