Papo de Mulher Vanice Czeletzki

Caspa e dermatite seborreica: o que fazer para evitar esses dois problemas?

Vanice Czeletzki
Escrito por: Vanice Czeletzki
Essa semana em meio um atendimento,me deparei com uma situação de dermatite seborreica, e resolvi escrever um pouco sobre isso, algumas vezes pode ser confundida com a caspa.

A caspa é um problema que atinge 35% dos brasileiros. Os floquinhos brancos nos fios e nas roupas são uma de suas principais características e incomodam bastante quem sofre com a caspa. A doença geralmente aparece em áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas, pois como são mais oleosas, tornam-se o ambiente perfeito para proliferação do fungo  responsável pelo desenvolvimento da mesma.
A caspa é, na verdade, o nome popular da descamação característica que ocorre no couro cabeludo. O problema é caracterizado pelos floquinhos brancos que acabam aparecendo próximos ao couro cabeludo e caindo ao longo dos fios ou até mesmo nas roupas,trazendo desconforto para quem sofre com o problema.
A caspa é desenvolvida em quem tem propensão genética e pode surgir por diversos fatores, sendo que nem todos eles são conhecidos. Entre eles estão a quantidade de fungos presentes no couro cabeludo, o estresse e hábitos que tornam os fios oleosos, como banhos quentes. Além disso, reações inflamatórias e alterações hormonais também estão entre as causas da caspa.
Toucas e bonés também ajudam na proliferação desse fungo, o calor a umidade são ambientes propícios para isso, assim como cobertores somado a cabelos úmidos cria um ambiente especial para o que você definitivamente não deseja.
Procedimentos químicos, como escovas alisadoras, são grandes causadores da caspa também, pois causam queimaduras no couro cabeludo e provocam o aumento da oleosidade da região. No entanto, a caspa não é um problema que incomoda apenas as mulheres e é, inclusive, mais comum nos homens, devido aos hormônios .

A dermatite seborreica é uma doença comum e de pouca gravidade que normalmente atinge o couro cabeludo, mas pode se desenvolver pelo corpo. Sua causa não é totalmente conhecida, mas acredita-se que a origem do problema é genética, no entanto ele pode ser agravado por fatores externos, como o excesso de oleosidade, alergias e o estado emocional.

A dermatite seborreica pode causar também vermelhidão e coceira não só na cabeça, mas também em outras partes do corpo. O quadro surge a partir da predisposição familiar e pessoal e pode ser agravado por alguns costumes que você tem no seu dia a dia que contribuem, por exemplo, para o aumento da produção de sebo, que por acaso são os mesmos fatores que ajudam no aparecimento da caspa, seu aspecto é de aglomeração de caspas localizadas, elas se soltam mas não com a mesma facilidade que a caspa propriamente dita, e associa a vermelhidão e coceira .

O que fazer para evitar esses dois problemas?

Para tratar a dermatite seborreica e acabar com a caspa é preciso combater os fatores que podem contribuir para causar essa condição. Por isso, as medidas que combatem a oleosidade capilar serão ótimas, não só para cuidar dos cabelos, mas também para eliminar a caspa. Lave os cabelos no mínimo três vezes por semana, de preferência com água fria ou no máximo morna. Você pode alternar o seu shampoo comum com um shampoo anticaspa, de acordo com a sua necessidade.

Evite o uso de chapéus, bonés, capacetes ou gorros com os cabelos molhados e, também, de produtos leave-in e pomadas no couro cabeludo. Além disso, procure manter uma alimentação saudável, evitando comidas gordurosas e hábitos como beber exageradamente e fumar. Caso você sofra com a dermatite seborreica no rosto, mantenha o costume de lavar o rosto duas vezes ao dia com produtos específicos.

Para completar, descubra o que pode te causar estresse emocional para contornar o problema e consulte um dermatologista, que te indicará a melhor forma de tratar a dermatite seborreica e eliminar a caspa

Espero ter esclarecido um pouco sobre o assunto e estou sempre a disposição para consultas e avaliações pelo número (19)991987633

Bjinhuss da Van!
Imagens: reprodução

Sobre o autor

Vanice Czeletzki

Vanice Czeletzki

Formada pela Escola de Cabeleireiros Ondina.
Qualificada pelo núcleo de empresas juniores da Unicamp
integrante do grupo de Elite Expert Team Wella Professional Brasil.
Formada em Visagismo e proprietária da empresa Terapia da Beleza.
Hairstyle na empresa Terapia da Beleza.
Especialização em extensão de cabelo Mega Hair na Europa Itália.

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: