Decor

Como desentupir vaso sanitário com papel filme e garrafa pet

Redação
Escrito por: Redação

Existem várias maneiras de desentupir o vaso sanitário. Usar papel filme e garrafa pet são algumas dessas opções. Descubra como usar esses produtos a seu favor! Além disso, nesse artigo você vai conhecer as principais formas de desentupir a privada, o que pode estar causando isso e como evitar esse problema.

Não há nada mais nojento e agoniante do que um vaso sujo e entupido. Um desastre é quase iminente quando não damos atenção suficiente para resolver esse problema. O entupimento do vaso pode ser causado por vários fatores diferentes, mas a maioria deles é fácil de resolver.

Uma verdade é que alguns vasos sanitários entopem mais do que outros. Algumas pessoas também têm maior “destreza” em entupir vasos do que outras pessoas. Isso depende de muitos fatores, como formato do vaso, força da descarga e até mesmo a dieta das pessoas que usam a privada.

É possível desentupir vaso sanitário com papel filme e garrafa pet se a causa for decorrente de dejetos

O método com garrafa pet substitui o desentupidor de borracha (Foto: depositphotos)

Então, se esse é o seu problema, você está no lugar certo. Arregace as mangas, redobre a atenção e vamos lá! Dito isso, conheça as principais e melhores formas de desentupir um vaso sanitário sem causar bagunça e, óbvio, sem se sujar!

Como desentupir a privada usando papel filme

Com o exterior do vaso limpo, levante o assento e vede toda a entrada do vaso com papel filme bem esticado e sem deixar entrar ar. Depois, feche a tampa do vaso e dê descarga. A pressão será muito mais forte, o que vai desentupir o vaso.

Apesar de muitas pessoas terem medo desse método, ele é bem seguro. A maioria das descargas e tecnologia dos vasos sanitários se aproveitam da pressão do ar para mandar as fezes embora.

 

As chances da água do vaso transbordar são bem poucas, pois além do papel filme bem colocado, a pressão será toda para o interior do vaso e não para cima. Mas um detalhe importante: esse método serve para quando o vaso está entupido com dejetos e não serve se a privada estiver entupida por algum objeto ou algo do tipo.

Essa é a maneira mais básica e simples de desentupir a privada. Se esse método não funcionar, fique calmo(a)! Tem muitos outros jeitos de desentupir o vaso sanitário e com certeza um deles vai funcionar. Como, por exemplo, o desentupidor caseiro feito com garrafa pet que você vê a seguir.

Veja também: Como desentupir vaso sanitário com receitas caseiras

Garrafa pet: como fazer seu desentupidor caseiro

Venhamos e convenhamos, não é todo mundo que tem um desentupidor de verdade em casa, né? E outra: onde guardamos aquele trambolho enorme que só serve para entrar no vaso sujo e entupido? A saída então é fazer um desentupidor descartável e que serve do mesmo jeito e depois vai para o lixo.

Para fazer o seu desentupidor caseiro de garrafa pet você vai precisar de 1 cabo de vassoura, fita adesiva e, claro, 1 garrafa pet. Corte a garrafa no meio e o bocal da tampa, até caber o cabo da vassoura. Passe a fita ao redor da junção e pronto! Desentupidor caseiro feito!

Coloque o fundo da garrafa dentro do vaso sanitário e faça movimentos de pressão, para cima e para baixo, como se faz com um desentupidor comum de borracha. Certifique-se de que a garrafa está bem presa no cabo, pois o serviço pode demandar força e o que você menos quer é um pedaço de garrafa solto dentro do seu vaso sujo e entupido.

Repita o movimento de pressão por alguns minutos e veja se o nível da água dentro do vaso sanitário diminui. Para testar se o método funcionou, você pode dar meia descarga ou jogar meio balde com água.

Se o problema persistir, você tem 2 opções: seguir algumas das outras dicas listadas abaixo ou chamar um desentupidor profissional. Em alguns casos, a contratação de um especialista é a única saída, para não danificar a privada e não causar mais dor de cabeça.

Outras maneiras de desentupir o vaso sanitário

Aqui você conhece outras alternativas para desentupir o vaso sanitário. Algumas delas são bem simples, como usar água sanitária. Outras são mais complexas, como por exemplo, usar um pano para desobstruir o entupimento. Confira:

 

Despeje água sanitária na privada

Essa é, talvez, a maneira mais simples de tentar desentupir o vaso sanitário. Mas é bom deixar claro que provavelmente só vai funcionar se o entupimento for causado por fezes. Jogue 1 copo de água sanitária no vaso entupido e deixe agir por 3 horas. Em seguida tente dar descarga e veja o resultado.

Use bicarbonato de sódio e vinagre

Uma mistura caseira pode ser a solução para o vaso entupido. Despeje ½ copo de bicarbonato de sódio e ½ copo de vinagre na privada ao mesmo tempo. Em caso de entupimentos mais superficiais, esse método pode trazer bons resultados.

Veja também: Vaso sanitário entupido? Veja truque caseiro para resolver isso rapidinho

Mais uma vez, esse método provavelmente só vai funcionar se o entupimento for causado por excrementos. Não há muitas chances de funcionar em caso de entupimento causado por objetos que caíram dentro da privada.

Despeje detergente no vaso sanitário

Ferva 1 panela de água e adicione 1 copo de detergente na água quente. Despeje no vaso sanitário e dê descarga em seguida. Veja se o método funcionou. Às vezes, é necessário repetir o processo até 3 vezes para desentupir o vaso de vez.

Jogue água fervente com sabão

O método é igual ao anterior, despejar 1 panela de água fervente e 1 copo de sabão em pó dentro do vaso entupido e dar descarga. Do mesmo modo, talvez seja preciso repetir o processo algumas vezes para resolver o problema.

Uma vantagem desse método é que além de desentupir a privada, ela vai ficar com cheirinho de sabão.

Use soda cáustica

A soda cáustica não é uma das primeiras opções, isto porque o seu uso exige muita atenção e cuidado. Este produto só deve ser usado se os outros métodos não tiverem resolvido o problema. E lembre-se, é preciso usar luvas, calças, sapatos fechados e óculos de proteção ao manipular soda cáustica.

Encha 1 balde com água, adicione 2 colheres (de sopa) de soda cáustica e 2 colheres (de sopa) de sal. Despeje dentro do vaso e espere para ver se funcionou. É um método é bem eficaz, mas pode falhar algumas vezes, a depender das causas do entupimento.

Se o método não funcionou, não o repita. Isso pode danificar o vaso e o encanamento.

Use um pano para desentupir o vaso

Esse método é um dos mais eficazes, contudo, é também o jeito mais ‘invasivo’ de desentupir o vaso. Você vai precisar de uma boa luva e um bom pano. Pode ser um pano de chão ou um pano semelhante, que seja forte e não estique muito.

Com a luva, introduza o pano dentro do vaso entupido e tente colocar o máximo a ponta do pano no interior da privada. Em seguida, segure na outra ponta do pano e dê descarga. Quando sentir que parte do pano foi sugado pela descarga, puxe o pano para fora, contra a direção da sucção. O pano vai desobstruir o entupimento.

Erros ao tentar desentupir o vaso

O principal erro ao tentar desentupir o vaso sanitário sozinho é apostar em produtos que você nunca usou ou não conhece. Nos supermercados existem vários produtos que prometem mais do que cumprem e é melhor evitar os mesmos se você nunca ouviu falar deles.

Alguns desses produtos danificam muito o encanamento e, às vezes, nem resolvem o problema do entupimento.

Veja também: Para que serve e como usar ácido muriático para limpeza

Outro erro comum é tentar desentupir o vaso enfiando mais coisas dentro dele. Tem gente que tenta desentupir usando pedaço de madeira, haste de ferro, partes de cabides e isso pode piorar a situação. Os objetos podem quebrar dentro do vaso e aumentar o problema.

Contudo, um dos piores (e mais nojentos) erros que se pode cometer ao tentar desentupir um vaso é não usar luvas. Mesmo que o vaso esteja aparentemente limpo e higienizado, lembre-se que a causa do entupimento geralmente são fezes. O vaso pode ir de super limpo para todo sujo em 1 segundo. Por isso, esteja sempre com luvas!

Vaso entupido: como evitar o problema

Vasos entopem! Isso é um fato, por mais que a gente tente evitar ao máximo. O único método capaz de prevenir 100% o entupimento do vaso é não usá-lo. Como sabemos que isso não é uma opção, vamos te dar algumas dicas para que esse problema ocorra com menos frequência e seja resolvido mais facilmente.

Alguns produtos vendidos nos mercados para desentupir vaso sanitário podem danificar o aparelho

Limpe o vaso com a escova sanitária pelo menos 1 vez na semana (Foto: depositphotos)

Veja as principais orientações para evitar o entupimento do vaso sanitário:

  • Nunca jogue papel higiênico no vaso sanitário
  • Nunca jogue absorventes, preservativos e lenços umedecidos na privada
  • Em nenhuma hipótese jogue teste farmacêutico de gravidez no vaso sanitário
  • Limpe o vaso sanitário pelo menos 1 vez por semana
  • Sempre deixe o lixeiro do banheiro próximo ao vaso sanitário
  • Acompanhe crianças pequenas ao banheiro para evitar que elas joguem algo dentro da privada
  • Se algo cair dentro do vaso, ponha uma luva e retire imediatamente
  • Jamais despeje no vaso sanitário restos de comida ou óleo de cozinha
  • Dê descarga sempre logo após defecar
  • Não despeje pelos, poeira ou areia dentro do vaso sanitário

Seguindo essas orientações, o vaso sanitário só vai entupir com dejetos, e isso é normal. Essa é também a forma de entupimento mais fácil e simples de resolver.

Ressaltamos que o primeiro item da nossa seleção de dicas é: sempre deixe o banheiro limpo! Você pode achar que não tem nada a ver estar com o chão, pia e box limpos, mas acredite: isso ajuda muito! Porque um vaso entupido é algo bastante nojento, principalmente se ele estiver com fezes. Ter o restante do banheiro limpinho torna a tarefa mais fácil.

Veja também: 4 passos caseiros para deixar o vaso sanitário limpinho

Como deixar o vaso sempre limpo e cheiroso

Nesse artigo você descobriu como desentupir o vaso usando papel filme e garrafa pet. Conheceu também várias outras maneiras de desentupir o vaso e como evitar que esse problema aconteça. Agora está na hora de saber como manter o seu vaso sempre limpo e cheiroso.

Limpe o vaso com a escova sanitária pelo menos 1 vez na semana. Lembre-se sempre de usar água sanitária e desinfetante. Esfregue todo o interior do vaso. Por fim, faça uso de pedras sanitárias para dar um cheirinho bom na privada.

Uma dica para manter o vaso livre dos germes e bactérias é sempre ter álcool em gel no banheiro. Com ele e a ajuda de um pouco de papel higiênico, você pode sempre higienizar o assento e tampa do vaso.

Um truque para fazer durar o cheirinho bom no banheiro é fazer uma mistura com ½ copo de álcool e ½ copo de amaciante concentrado. Com um pano, passe a mistura em toda a parte externa do vaso, inclusive na descarga. Assim, seu vaso vai estar sempre limpo, cheiroso e, o melhor, confortável Com informações do Remédio Caseiro/R7

Imagem de capa:

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: