Cultura Flávia Camile

Como ir bem nas provas escolares e acadêmicas? Parte I

Flavia Camile
Escrito por: Flavia Camile

 Por Flávia Camile – Ainda não conheci ninguém que goste de fazer provas ou que as faz com tranquilidade. Por mais que o aluno se prepare, o momento de prova costuma ser carregado de muito nervosismo e stress, o que muitas vezes acarreta numa nota abaixo do esperado.

Entretanto, apesar da situação muitas vezes ser um tanto quanto extenuante, é possível ter algumas atitudes simples que poderão ajudá-lo no momento de prova.

  1. Não estude de última hora – Por mais complicado que possa parecer, aproveite os momentos de aula ao máximo; sempre que possível, esclareça todas as suas dúvidas com o professor e estude conformo os conteúdos  vão sendo passados.Não deixe para estudar somente  à véspera da prova, pois além de não  haver tempo hábil pra armazenar muita informação de uma única vez, você também estará inseguro para fazer sua avaliação.
  2. Durma bem – Muitas vezes pelo nervosismo que antecede as provas, o aluno fica agitado e não consegue ter boas noites de sono. Consequentemente,  o rendimento em prova ficará comprometido. Por isso, opte por atividade relaxantes antes de dormir, deixe os eletrônicos de lado e se possível não estude antes de ir pra cama, caso contrário sonhará com métodos e fórmulas a noite toda.
  3. Controle o nervosismo – Tomar chás calmantes na véspera e durante os dias de prova é de grande ajuda para aliviar a ansiedade e o nervosismo, pois, naturalmente, se estiver mais relaxado, tudo poderá fluir melhor.
  4. Sinta-se confiante –  Não adianta estudar, se esforçar ao longo da semana e ficar alimentando pra si mesmo que você não é capaz e que não conseguirá ter um bom resultado na prova. A autoestima é muito importante no processo de aprendizagem e ter essa confiança fará muita diferença na hora da prova.
  5. Controle o tempo – Há muitos casos em que o estudante está preparado para fazer a prova, mas se atrapalha com o tempo disponível para fazê-la e acaba por deixar muitas questões em branco. Então, leve sempre um relógio, caso não seja permitido  o celular, e acompanhe o tempo disponível para que você tenha tranquilidade para fazer a prova inteira.

Por fim, estude e aproveite ao máximo toda e qualquer possibilidade que lhe permita colocar  em prática o que está estudando. Assim, além de fazer um boa prova, estará fazendo o mais importante : adquirindo conhecimentos que serão usados na vida prática do seu cotidiano e isso tem muito mais significativo do que somente uma boa nota na prova.

Imagem: Reprodução

Sobre o autor

Flavia Camile

Flavia Camile

Flávia Camile atua como professora, atriz e escritora há mais de 12 anos,
desenvolvendo trabalhos voltados para a escrita de inúmeros gêneros e
já tendo recebido prêmios literários em diversos concursos nacionais.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: