O número de praticantes de musculação não para de crescer. Mas nem todos os que apostam no exercício conhecem profundamente os efeitos dele sobre o organismo. Existem muitos benefícios da musculação para a saúde. Muitas pessoas ficam longe dos pesos na academia, e as maiores razões são por que não sabem como usar os pesos e, em segundo lugar, têm medo de que podem ficar muito musculosas.
Se você está decidido a perder aquela gordura teimosa em seus quadris, panturrilhas, braços, barriga, costas e etc., tente treinar com pesos também. Você não pode imaginar quantos benefícios da musculação existem para a estética e para a saúde.
Qualquer atividade física vai proporcionar queima de calorias, inclusive a musculação. Além disso, os exercícios com pesos estimulam o ganho de massa magra, os músculos, que por sua vez, eleva o gasto energético, até mesmo durante o repouso.

O resultado pode não aparecer imediatamente na balança pois, com o treino, a tendência é substituir gordura por massa magra. Porém, se os exercícios estiverem adequados ao perfil do praticante, com certeza ele vai conseguir emagrecer só com musculação.
Um triste fato é que, enquanto envelhecemos, nós começamos a perder músculos. Este processo pode começar já aos 20 anos, mas depois dos 35 ou 40, ele realmente acontece. Essa perda muscular também é conhecida como sarcopenia. Levantar pesos é, portanto, importante para prevenir a perda de músculos que normalmente acontece no processo de envelhecimento.
O treino de força, portanto, pode não apenas prevenir a perda muscular como construir novos músculos. As mulheres normalmente têm medo do treinamento com pesos, pois ele pode fazer com que fiquem musculosas e masculinizadas. Isso está longe da verdade. As mulheres simplesmente não têm os hormônios para ganhar esse tipo de massa muscular.
Os treinos de força vão queimar gordura mais rápido do que qualquer exercício cardiorrespiratório. Ou seja, dá para emagrecer só com musculação e ainda construir músculos.
Quando levantamos pesos, nossos tecidos musculares se rompem. Depois do exercício, é hora de reconstruir essas fibras musculares. A construção de músculos (reparo celular) queima uma quantidade imensa de calorias. Ou seja, é o que ajuda a queimar a gordura corporal e constitui um dos maiores benefícios da musculação para a boa forma.
Com mais músculos e ossos mais fortes, você diminui seu risco de lesões. Treinos de resistência também podem ajudar a reduzir dor nas costas e a suavizar o desconforto da artrite e da fibromialgia. Além de ter sido demonstrado que ele reverte alguns fatores específicos nos músculos esqueléticos.

Se seu objetivo é perder gordura corporal e o seu atual treino aeróbico não for suficiente, o treinamento de força pode ser um divisor de águas. Assim, o levantamento de peso estimula o crescimento muscular e aumenta o tamanho do músculo. À medida que você constrói mais músculo, o metabolismo (ou gasto de energia) aumenta porque o músculo queima mais calorias em repouso do que gordura. O resultado: você queima mais calorias diariamente – facilitando a perda de gordura corporal.
Além disso, como o levantamento de peso é mais intenso e exige muita energia, o corpo precisa de oxigênio extra para se recuperar nas horas após o treino. E adivinhe o que usar todo esse oxigênio extra faz? Queima calorias, e esse efeito pós-treino pode durar mais de 24 horas. Quando combinado com uma dieta saudável, o aumento metabólico do levantamento de peso pode potencializar o emagrecimento.
Por isso fique atento as suas escolhas, procure sempre a orientação de profissionais das áreas competentes, para eu possam lhe ajudar no planejamento dos treinos, equilíbrio alimentar, entre outros fatores que saõ importantes para alcançar seus objetivos.