Decor

Como plantar rosas: passo a passo para plantio e cuidados com a roseira

Redação
Escrito por: Redação

A rosa é uma das flores mais populares e clássicas do jardim. Fortemente associada à celebração do amor, é encontrada em diversas cores e variedades. É uma flor linda e perfumada que agrada a todos. Em geral adora sol, floresce o ano todo e, seu plantio e cultivo são relativamente simples, até mesmo para jardineiros amadores. Para aqueles que desejam uma roseira em sua casa, no jardim ou em vasos, existem diversas formas plantá-las. Confira como plantar rosas usando diferentes técnicas para ter uma roseira sempre bela e com muitas flores:

Como plantar rosas na batata

TUA CASA

Uma técnica bastante simples de como plantar rosas é utilizando uma batata. Esse truque prático ajuda a rosa a criar raízes naturalmente no solo e fornece a umidade e os nutrientes necessários para o crescimento da roseira. Veja como fazer:

Materiais necessários

  • Rosa
  • Batata
  • Tesoura
  • Parafuso
  • Terra adubada
  • Garrafa pet

Passo a passo

  1. Prepare o ramo de rosa para o plantio, retirando todas as suas folhas e flores;
  2. Com a tesoura, faça um corte inclinado na extremidade do ramo, deixando os caules com aproximadamente 15 cm;
  3. Pegue a batata e faça um furo nela com um parafuso. O furo deve ter profundidade suficiente e ser do tamanho exato para manter o talo firme, mas sem apertar. Plante uma rosa por batata;
  4. Com o ramo fixado na batata, prepare o local que irá receber a muda. Pode ser um espaço no jardim ou vaso. Faça um buraco na terra e acomode a batata. Cubra bem com a terra adubada, até mais ou menos a metade do caule;
  5. Para facilitar o desenvolvimento da rosa, corte o fundo de uma garrafa pet e coloque sobre a muda plantada. Ela vai funcionar como uma estufa para que a rosa brote.

Com batatas e de forma bem simples, você pode facilmente plantar rosas e florir seu jardim. Você pode começar a cultivar já!

Como plantar rosas em vasos

TUA CASA

Uma das formas mais tradicionais para plantar rosas é utilizando vasos. Nesse caso, o plantio é feito de forma similar a outras plantas, confira:

Materiais necessários

  • Muda de rosa
  • Vaso com furos
  • Brita
  • Terra preta adubada
  • Areia grossa

Passo a passo

  1. Para começar, prepare o vaso escolhido, colocando um pouco de brita no fundo;
  2. Misture a areia com a terra adubada,com uma proporção de metade de terra e metade areia;
  3. Coloque a mistura no vaso, preenchendo até um pouco mais da metade, sem compactar o solo;
  4. Faça um buraco na terra e acomode a muda de rosa. Por fim, complete com o substrato, apertando de leve.

Você pode plantar mais de uma muda em cada vaso, para obter um belo visual. Também pode espalhar os vasos com roseiras pela sua varanda, sacada ou jardim. Com certeza, o resultado será fantástico.

Como plantar rosas pelos galhos

TUA CASA

Outra forma de plantar rosas é pelos galhos. Nessa técnica você pode aproveitar aquela rosa que ganhou em alguma ocasião especial para fazer o plantio.

Materiais necessários

  • Galho de rosa
  • Tesoura
  • Recipiente com água
  • Terra e/ou vaso

Passo a passo

  1. Prepare o galho para o plantio. Caso o galho esteja florido, corte a flor com a tesoura. Faça também um pequeno corte inclinado na outra extremidade;
  2. Deixe o galho por uns dias em um recipiente com água. Se quiser, adicione também algum adubo na água, como NPK 10-10-10;
  3. Transfira o galho para o local onde deseja plantar, pode ser um canteiro no jardim ou um vaso. Faça um pequeno buraco na terra e enterre a ponta, de modo que o galho fique firme na terra e cubra.

Essa é outra maneira bem simples de plantar rosas. Basta cuidar bem e lembrar-se das regas para desfrutar de toda a beleza desta flor.

Como plantar muda de rosa (por estaca)

TUA CASA

O modo de plantio de rosas por estacas é um dos métodos mais antigos e também é bastante comum, aprenda a seguir:

Materiais necessários

  • Uma estaca de rosa
  • Tesoura de poda
  • Vaso plástico ou outro recipiente
  • Argila expandida
  • Terra
  • Húmus
  • Areia
  • Saco plástico ou garrafa pet

Passo a passo

  1. Com a tesoura de poda, corte uma estaca de uma roseira em uma intersecção de galhos. Escolha um ramo sem flor e que tenha ao menos um par de folhas. O corte deve ser feito de forma inclinada, na diagonal. É necessário que o galho tenha cerca de 15 cm e no mínimo duas gemas – que são as saliências no caule de novos galhos;
  2. Com a estaca cortada, retire boa parte das folhas e deixe apenas algumas na parte superior;
  3. Prepare o recipiente para plantio fazendo buracos no fundo e preencha inicialmente com argila expandida. Faça uma mistura de substrato com um pouco de terra, húmus e areia para preencher o restante;
  4. Faça um buraco para o plantio com 5 cm de profundidade e coloque a estaca. Cubra com o substrato, apertando levemente. Depois regue a terra ao redor;
  5. Proteja a sua estaca da luz solar direta, colocando um saco plástico ou uma garrafa pet por cima para criar uma mini-estufa.

Essa técnica requer regas constaste durante o período de enraizamento, que dura em torno de 15 dias, para que a estaca não resseque. Depois desse período, você pode transplantar sua planta para um lugar definitivo e apreciar toda a sua exuberante floração.

Como plantar rosas por sementes

TUA CASA

Outra forma de plantar rosas é cultivar diretamente as sementes. Entretanto, o tempo de espera será maior, pois será necessário germiná-las. Confira como fazer:

Materiais necessários

  • Sementes de rosas
  • Água
  • Água oxigenada 3 %
  • Papel toalha
  • Copos plásticos
  • Terra e/ou vaso

Passo a passo

  1. Para iniciar adquira as sementes de rosas que deseja plantar. Então, coloque em torno de 250 ml de água em um recipiente e adicione de uma a duas colheres de chá de água oxigenada 3 %. Deixe as sementes de molho nessa solução por uma hora;
  2. A seguir, umedeça duas folhas de papel toalha e envolva as sementes. Guarde na geladeira por algumas semanas. Verifique de tempos em tempos e caso necessário coloque mais algumas gotas de água no papel toalha;
  3. Quando as sementes começarem a brotarem, cerca de 12 semanas depois, transfira cada semente para um copo plástico com terra e um furo no fundo;
  4. Após algumas semanas de cuidados e com as folhas aparentes, as mudinhas já podem ser transplantas para um canteiro ou vaso maior.

Apesar do tempo de espera ser maior e requerer um pouco mais de atenção, plantar as sementes é relativamente simples e você aprecia todo o desenvolvimento da roseira. Caso adquira sementes estratificadas você já pode pular para a parte de plantio.

Como cuidar de uma roseira

  • Rega: á água é essencial para o desenvolvimento das roseiras. Regue pelo menos uma vez por semana, preferencialmente no sol do meio dia, assim as raízes aproveitarão a água e a terra secará rapidamente. Evite encharcamentos ou água acumulada.
  • Iluminação: as roseiras devem ser cultivadas em sol pleno. Para as rosas em vasos, coloque-as em áreas que recebam bastante luz solar durante o dia.
  • Adubação: um solo bem adubado é primordial para que a roseira fique sempre bonita e saudável. Misture farinha de ossos e cinzas ao solo ou adube com NPK 10-10-10 a cada dois meses.
  • Poda: faça periodicamente uma poda de manutenção para eliminar galhos secos. Corte também as flores murchas. Lembre-se sempre de fazer cortes na diagonal. A poda anual das roseiras deve ser realizada entre junho e agosto para estimular a floração.
  • Pragas e fungos: para controle de alguns fungos, como ferrugem e manchas negras, é recomendada uma poda mais intensa para eliminar as partes infectadas. Recolha tudo e queime. Para evitar o oídio, regue espaçadamente, evitando umidade na planta. Efetue também pulverizações com fitofarmacêuticos como enxofre. Já para o combate de praga como os pulgões, faça pulverizações com uma solução de água e sabão. Fungicidas e inseticidas também podem ser usados para a prevenção.

Existem diversas maneiras de plantar rosas. Algumas são bem simples e requerem pouca habilidade com jardinagem. Depois de aprender todas essas técnicas, escolha aquela que preferir para começar a cultivar. Além disso, seguindo as dicas de cuidados para sua roseira, é só aproveitar e curtir toda a beleza e o perfume das rosas no seu jardim.

Fonte: https://www.tuacasa.com.br/como-plantar-rosas/

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: