Decor

Como tirar cheiro de perfume do ambiente

Redação
Escrito por: Redação

Você sabe como tirar cheiro de perfume do ambiente? Sempre tem aquele cheiro de perfume que incomoda mais do que agrada. Seja muito forte, muito doce, ou até mesmo os perfumes azedos que fazem a gente se perguntar “como alguém é capaz de usar isso?”.

Pode ser uma visita, um membro da família, ou qualquer pessoa… A gente só quer se livrar daquele cheiro e deixar o ambiente agradável outra vez.

Além dessa situação, também há casos de acidentes, como quando um perfume quebra e acaba enchendo um cômodo ou móvel com um cheiro que, mesmo que gostemos do aroma, vai se tornando incômodo.

Pois bem, existem algumas maneiras de fazer o cheiro de perfume sumir de cômodos e ambientes, e nem é preciso gastar dinheiro ou usar métodos mirabolantes. Descubra agora:

4 formas de tirar cheiro de perfume do ambiente

É possível tirar cheiro de perfume do ambiente usando pó de café, limão ou vinagre

A primeira dica é também a mais óbvia: abra as janelas para ventilar o lugar (Foto: depositphotos)

1- Ventile o ambiente

Em caso do cheiro de perfume ter vindo junto com alguém e simplesmente não sair do local, em primeiro lugar o ideal é abrir as janelas e ventilar o ambiente. Isso é muito comum em recepções de consultórios médicos, clínicas e pequenos estabelecimentos, onde o cheiro pode incomodar outros pacientes e clientes.

Para ajudar, você pode ligar um ventilador. Por mais que o cheiro do perfume no ambiente seja forte e incômodo, ele deve se dispersar depois de alguns minutos.

O problema é quando o cheiro do perfume passou do seu dono para os objetos e/ou outras pessoas. Nesse caso, existem outras dicas que podem ajudar.

2- Limpe a área com água e vinagre

Tanto objetos quanto a pele podem ser limpos com vinagre, que é uma ótima alternativa barata e fácil de eliminar odores. Mas não vá simplesmente jogando vinagre em tudo achando que vai resolver o problema.

Veja tambémPerfume sua casa com apenas casca de laranja

Molhe um pano com água e mais ou menos uma colher de chá de vinagre, e passe nos móveis do ambiente. Com outro pano e a mesma mistura você pode limpar a pele e até a roupa que está usando. No caso da pele, lave a região com água corrente em seguida.

Cuidado com a quantidade de vinagre que vai usar, principalmente se quiser tirar o cheiro do perfume de alguém da roupa, pois a mistura pode manchar o tecido se a quantidade de vinagre for muita. O ideal é colocar a roupa para lavar. Essa dica é somente para amenizar o cheiro do perfume por hora. Ele só vai sair com água e sabão.

3- Use café para tirar o cheiro na pele

Melhor ainda que o vinagre (e talvez mais fácil de encontrar em clínicas e escritórios) é o pó de café. Ele é ótimo para remover cheiros e odores, e sai bem mais fácil da pele também.

Se alguém com um perfume incômodo lhe abraçou, por exemplo, e você não quer ficar com o cheiro, passe um pouco de pó de café na área que teve contato com o perfume. Em seguida lave ou limpe com um pano úmido.

O café também é ótimo para distrair o olfato do cheiro de perfumes e produtos de beleza, tanto que é usado em muitas perfumarias como “purificador de olfato”. Cheire um pouco de café – grão ou pó – e você amenizará todos os aromas e odores que está sentindo por alguns minutos.

Veja tambémAprenda como tirar o cheiro de água sanitária das mãos

4- Use limão

O limão pode ser usado tanto para limpar a pele quanto purificar o ambiente. Sua função adstringente ajuda a eliminar cheiros e odores.

Para limpar a pele e tirar dela o cheiro do perfume, esfregue metade de um limão nos locais da pele onde o perfume está e em seguida lave bem com água corrente. Lembre de não passar limão no rosto, próximo aos olhos ou no cabelo.

Para purificar o ambiente, esquente um copo de água e coloque meio limão dentro. Deixe o copo com o limão no ambiente, ele ajudará a eliminar os cheiros do perfume e ainda dará um ar de frescor no ambiente.

Se derramou perfume no chão, não use produtos de limpeza

Para tirar cheiro de perfume do ambiente aposte no vinagre e água

Limpar perfume derramado com produtos de limpeza piora ainda mais a situação (Foto: depositphotos)

Um erro comum de quem quebra perfume ou derrama o mesmo no chão, é apostar logo nos produtos de limpeza. Desinfetantes e outras itens da limpeza que contém cheiro podem piorar e muito o problema.

O melhor jeito de limpar é com água pura, para absorver todo o perfume. Tente fazer com que todo o perfume desperdiçado seja retirado do local em que derramou. É importante que não use o mesmo pano ou esfregão para dar a última limpada, pois ele vai estar repleto do aroma.

Lembre-se também que a fragrância dos perfumes são feitas para fixarem na pele e tecidos, então vai ser muito difícil tirar o cheiro do pano que você usar para limpar. Muitas pessoas acabam jogando o pano fora, mas você pode lavá-lo e colocar de molho com uma colher (de sopa) de vinagre durante um dia.

Veja também: Aromatizantes caseiros para deixar o ambiente cheiroso

Depois que limpar o chão, deixe secar. O cheiro vai continuar lá, isso é normal. Use a mistura de uma xícara de água e uma colher (de sopa) de vinagre para limpar o local novamente. Não use os mesmos panos para isso. Pronto, o cheiro estará eliminado.

Abra as janelas e portas para renovar o ar do cômodo.

Jamais use outro perfume para tirar o cheiro

Essa lógica é bem simples: Se seu olfato já está incomodado com o cheiro de um perfume, misturar esse aroma com outro (por mais que lhe agrade) vai piorar a situação. Pode acreditar!

A união dos cheiros vai criar um odor mais forte e que vai demorar muito mais para sair. Muita gente acaba usando o próprio perfume quando o perfume de outra pessoa acaba fixando no corpo e roupas, achando que vai disfarçar o cheiro.

Essa ação nem vai disfarçar o cheiro do perfume por baixo e ainda pode causar mais incômodo para a pessoa que está com o cheiro dos dois perfumes e as pessoas próximas.

Tome um bom banho

Por mais que você siga todas as dicas para eliminar o cheiro de perfume do corpo ou da casa, o cheiro pode continuar em você. As dicas servem para amenizar o cheiro, mas ele pode só sair completamente após um bom banho.

Veja tambémDurma em minutos com o travesseiro aromatizado

Lave com os cabelos com shampoo e a pele com sabonete (se for neutro, melhor ainda). Por último, você pode usar um hidratante da sua preferência, mas se você já está de saco cheio de cheiros, é melhor não usar nada! Com informações do remédio Caseiro.

 

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: