Decor

Como tirar mau cheiro do micro-ondas

Gilson Azevedo
Escrito por: Gilson Azevedo

Tirar mau cheiro do micro-ondas é possível e vamos te ensinar como. Basta seguir algumas dicas e passo a passo e seu micro-ondas ficará limpo e cheiroso. Confira!

Muita gente não entende a necessidade de limpar o forno micro-ondasregularmente. Ele pode estar aparentemente limpo, e de repente começar oliberar odores proveniente da sujeira que não conseguimos ver.

Além disso, existem vários micro-organismos como bactérias que podem estar vivendo no eletrodoméstico sem que a gente perceba.

Por se tratar de um local de contato direto e constante com alimentos, o micro-ondas precisa estar sempre limpo e higienizado. Permitir que agentes prejudiciais à saúde e aos alimentos vivam nesse local pode se tornar um grande problema.

Visto isso, separamos algumas dicas bem práticas e simples para que a tarefa de limpar o micro-ondas se torne uma ação fácil e de grande serventia. Confira:

4 maneiras de tirar mau cheiro do micro-ondas

Tirar mau cheiro do micro-ondas pode ser mais fácil e rápido do que se imagina

As receitas para retirar odores desse eletrodoméstico levam sal, limão e pó de café (Foto: depositphotos)

Aqueça água e limão

Essa deve ser a maneira mais simples e prática para limpar o micro-ondas. O limão é uma fruta com muitas utilidades. Entre as principais estão a sua capacidade de eliminar odores e bactérias de locais, objetos e ambiente.

Em um copo, adicione água e a metade de um limão. Aqueça por um minuto em potencial máxima. Em seguida, retire o limão da água morna (espere esfriar um pouco, se necessário) e esfregue o lado do bago em todo o interior do micro-ondas. Esfregue bem, depois limpe tudo com um pano úmido.

Pronto! Micro-ondas limpinho e sem cheiro nenhum. Repita essa limpeza todo mês, com um intervalo maior ou menor dependendo do uso do aparelho.

Veja também: Saiba como limpar o micro-ondas por dentro

Água e vinagre

Outra combinação que pode resolver o problema do mau cheiro e sujeira no interior do micro-ondas é a junção de água e vinagre. As propriedades do vinagre são capazes de eliminar bactérias e fungos, além de remover odores indesejados com muita facilidade.

Adicione uma colher (de sopa) de vinagre a uma xícara de água. A mistura resultante deve ser suficiente para umedecer um pano e com ele limpar todo o interior do micro-ondas. Lembre de tirá-lo da tomada para isso.

Essa mistura não precisa ser “enxaguada” com um pano úmido somente com água, a não ser que o micro-ondas esteja muito sujo. Nesse caso, é necessário a retirada do excesso de sujeira.

Pó de café

Outra alternativa bem simples e fácil é limpar o micro-ondas com pó ou restos de pó de café. Apesar de muito eficiente, esse método serve apenas para eliminar os odores no eletrodoméstico, mas não resulta em uma limpeza profunda e ação bactericida como o limão e vinagre conseguem.

É uma boa alternativa para limpar o micro-ondas após o uso de alimentos que liberam cheiro forte, como peixes e especiarias, somente para evitar que o cheiro permaneça.

Veja também: Quais alimentos você nunca deve colocar no micro-ondas?

Bicarbonato de sódio e sal

bicarbonato de sódio e o sal podem ser usados tanto para eliminar odoresquanto evitar que odores fiquem no eletrodoméstico durante o seu uso (veja em “Outras Dicas).

Para a limpeza e eliminação dos odores no interior, em uma xícara (de chá) de água, adicione uma colher (de chá) de bicarbonato. Misture bem. Umedeça um paninho na mistura e limpe bem as paredes, o prato e a porta do eletrodoméstico.

Lembre de tirar o aparelho da tomada antes de realizar essa limpeza, pois a utilização de líquido e o contato direto podem ocasionar choques se houver algum problema elétrico.

Outras dicas

Apesar de existir algumas maneiras de se livrar do mau cheiro no micro-ondas, existem também algumas dicas simples para evitar que esse problema aconteça. Veja:

  • Após utilizar o micro-ondas para o preparo de alguma receita, não feche a porta do eletrodoméstico imediatamente. Deixe um tempo aberto para que os aromas saiam.
  • Quando for esquentar bebidas e receitas cozidas, que liberam muito vapor, coloque um pouco de sal ou bicarbonato junto. Pode ser uma tampinha pequena de plástico com um pouco das substâncias. A umidade vai ser absorvida dessa forma.
  • Se o prato do micro-ondas for removível, você pode lavá-lo normalmente como se fosse um prato comum. Seque bem e encaixe com cuidado novamente no micro-ondas.
  • Não use esponja úmida para limpar o microondas, mesmo se ele estiver muito sujo. A quantidade de líquido nas esponjas geralmente é maior que em panos. O líquido pode entrar em aberturas do aparelho e causar curtos-circuitos.
  • Nunca coloque recipientes e talheres de inox dentro de micro-ondas. Apesar desse tipo de metal conseguir remover alguns odores, isso só acontece através de atrito. As micro ondas do aparelho podem causar explosões em contato com esse material.

Com informações da Remédio Caseiro/R7

Sobre o autor

Gilson Azevedo

Gilson Azevedo

Jornalista - MTB 0081 948/SP.
Simplesmente apaixonado por boteco.
Contato: gil@z1portal.com.br

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: