Arquitetura e Design Paula Figueiredo

Como viveremos em 2040 segundo os futuristas

Paula Figueiredo
Escrito por: Paula Figueiredo

Por Paula Figieiredo – Ray Hammond é considerado um dos futuristas mais experientes da Europa. Ele acredita que haverá uma estimativa de mais de Nove Bilhões de pessoas no mundo até lá.

Segundo suas previsões o espaço para o cultivo será reduzido e na alimentação teremos tecidos artificiais sem a necessidade do animal vivo. Como a maioria das pessoas viverão nas cidades o cultivo será realizado em fazendas verticais.

Nossa comunicação será diferente, teremos lentes de contato inteligentes que nos permitirão ler textos flutuando na frente de nossos olhos e brincos que enviarão mensagens de um acidente virtual para os ouvidos.

As redes sociais se tornarão integrantes do mundo real. Haverá mais evolução tecnológica nos próximos 25 anos do que em todo século passado.

Teremos sensores para controlar nossa saúde e como seremos holográficos haverá comportamentos em um universo paralelo. Aqui nesta vida real teremos nossas atividades reais e no paralelo iremos criar um ser talvez diferente do que está aqui, nossas mentes precisarão de muito mais auxílio e equilíbrio.

Segundo Ray viveremos em casas parecidas com as nossas de hoje mas com muita eficiência energética e as construções atuais deverão ser adaptadas à toda esta mudança.

Seremos acompanhados pela Inteligência Artificial (IA).

Segundo os cientistas da Tesla o cotidiano será da seguinte forma:

Ao soar o despertador a pessoa verá na parede dados compilados por uma assistente virtual, guiada por esta inteligência artificial.

Na tal projeção haverá dados sobre seus batimentos cardíacos e a qualidade de seu sono.No banheiro terá como acessar suas redes sociais da pia ,do chuveiro e quando entrar na cozinha a inteligência artificial já terá preparado o café da manhã.

Seu carro autônomo sairá da garagem e estacionará na entrada da casa perguntando “Aonde vamos?

De acordo com as projeções a maior parte dos objetos do nosso dia à dia será do gênero smart, como são hoje os smartphones.

Mas, nem tudo será tão maravilhoso, segundo o neurocientista americano Sam Harris, dada  a total autonomia das máquinas a inteligência artificial estará por toda parte , seremos totalmente controlados , e vamos sentir estas mudanças rapidamente.

Que tenhamos bons valores e sabedoria para nosso futuro .

Arquiteta Paula Figueiredo –www.arquitetapaulafigueiredo.com.br

CAU A7476-4

Email paulafigueiredow@uol.com.br

Imagens: reprodução

 

Sobre o autor

Paula Figueiredo

Paula Figueiredo

Arquiteta Paula De Figueiredo Crivelenti Walther Portes.
Formada na Universidade de Mogi das Cruzes em 1981, realizando projetos em várias localidades, atualmente atuante em Indaiatuba e região desde 1996.
CAU: A7476-4

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: