Conheça 5 opções para bancadas de cozinha e banheiro

Todas as opções tem seus prós e seus contras, portanto é preciso analisar o melhor custo e benefício para seu projeto sem abrir mão da estética e do estilo.

Imagem via Pinterest Foto: Bella Vie Interiors

Bancadas… em mármore, granito, pedras sintéticas, porcelanatos ou cimento queimado?

Minha intenção aqui é apresentar as opções mais utilizadas em bancadas  de cozinhas e ou banheiros e começo dizendo que não existe o material perfeito. Assim, espero sinceramente, não deixá-los ainda mais confusos e indecisos , pois todas as opções tem seus prós e seus contras, portanto é preciso analisar o melhor custo e benefício para seu projeto sem abrir mão da estética e do estilo.

Mármores

Pedra natural com diferentes e belíssimas padronagens, retirada da natureza em grandes blocos e “fatiada” em placas medindo geralmente 300cm x 150cm x 2cm e polida com acabamento hidrorrepelente. É um material bem resistente, aguentando altas temperaturas, porém, muito poroso, portanto mais sujeito a manchas por absorver líquidos, sua utilização em cozinhas não é recomendável, opte por usá-los em banheiros, escadas, peitoris e soleiras.

Projeto: Jessica Maylara Interiores
📸 Ronald T. Pimentel/Pinterest
https://pin.it/SEJZbzw

Granitos

Com valores acessíveis e variados, dependendo de sua padronagem, sua descrição difere do mármore apenas por ser menos poroso, porém faz toda a diferença, pois já pode ser utilizada em cozinhas.

Reprodução/Pinterest
https://pin.it/3V2f0k7

Pedras sintéticas 

São materiais fabricados com alta tecnologia, dependendo da marca altera, basicamente, a porcentagem entre os minerais (quartzo) e resina na sua composição, excelente uniformindade na padronagem, variedade de cores e com porosidade quase zero, tem maior resistencia a água, porém, por conter resina em sua composição, apresenta menos resitência a altas temperaturas, o que requer um certo cuidado com panelas quentes . Seu valor é mais alto que as pedras naturais (mármores e granitos), porém a sustentabilidade é sua maior vantagem.

Reprodução/Pinterest
https://pin.it/5KmmGgy

Porcelanatos

É extremamente resistente a água e também a altas temperaturas, direfentes cores e padronagens atende um número infinito de possibilidades, porém sua espessura é fina, deixando a desejar sua resistência a impactos, outra desvantagem é sobre seus tamanhos e formatos, tendo que haver emendas para cobrir grandes áreas, há hoje no mercado os de grandes formatos, porém com custo elevado.

Imagem/ Eliane Revestimento/Projeto Fabio Martins/Reprodução/Pinteres
 https://pin.it/5vLU9Dd

Concreto e Cimento queimado

Com baixo custo, são feitas em concreto, o cimento queimado é o acabamento dado à superfície. É preciso um bom profissional, com experiência neste tipo de trabalho , mas o resultado é uma bancada moderna, estilosa e com personalidade. É preciso uma manutenção da impermeabilização a cada 6 meses, pois sua porosidade se assemelha ao mármore, não tem alta resistência a impacto e também é provável o aparecimento de pequenas fissuras, rachaduras, que podem ser consideradas um charme a mais na peça.

Imagem via Pinterest
Imagem: Bella Vie Interiors
https://pin.it/58mm9UL

 

FLÁVIA CUNHA – Designer de Interiores Sou Flávia Cunha, casada, 45 anos, mãe de 2 filhas lindas, 12 e 10 anos, moro em Indaiatuba desde 2000. Cursei técnico em Design de interiores pela Pró-Arte em Campinas, finalizando em 2002. Com experiência trabalhando em loja de móveis, conquistando clientes, montei meu home office, atuo na área desde então ajudando clientes a transformar seus ambientes em espaços agradáveis, harmônicos e principalmente com o estilo de cada cliente, respeitando seu orçamento e suas memórias. Amo meu trabalho, estou sempre em busca de novas oportunidades, pensando no meu crescimento pessoal, profissional e na satisfação do cliente. Morei em Londres entre 2008 e 2009, conheci vários países entre Europa e África, o que me proporcionou uma expansão de consciência e autoconhecimento, me tornando muito mais confiante e realizada. Ampliando minha visão de mundo, pude agregar mais possiblidades em meus projetos. Pensando em ampliar meu conhecimento, também cursei iluminação residencial e Feng Shui pelo SENAC Campinas. Gosto de pensar num design de interiores mais democrático, ampliando as possibilidades com custos reduzidos sem abrir mão do bem-estar e beleza