Consórcio PCJ realiza distribuição de 11 mil kits de álcool em gel a municípios associados em auxílio no combate ao coronavírus

33
Agora mais do que nunca a higiene correta e adequada das mãos se faz importante no combate ao novo coronavírus, em conjunto com as medidas de distanciamento social. Atento a isso, O Consórcio PCJ iniciou projeto social ao lado dos parceiros, Banco Mundial e Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com o apoio do Grupo Boticário, CPFL e Sabesp, para entrega de kits com álcool em gel aos municípios associados à entidade para distribuição para pessoas em situações de vulnerabilidade como auxílio no combate à pandemia de Covid-19. O projeto intitulado “Água e Sabão” iniciou as primeiras entregas no mês de setembro aos municípios.
As primeiras prefeituras associadas ao Consórcio PCJ a receber os kits do projeto foram: Piracicaba/SP, Valinhos/SP e Jarinu/SP. Os kits foram doados pelo Grupo Boticário e entregues com o apoio das empresas associadas CPFL e Sabesp. As entregas foram feitas junto às Secretarias de Assistência Social dos três municípios que se encarregaram de repassar os kits às famílias mais carentes e vulneráveis.
Ao todo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) do município de Piracicaba recebeu a doação de 9,4 mil frascos de álcool em gel. Em nota, o município informou que a doação “está sendo muito importante para complementar o atendimento junto às famílias no enfrentamento e ações de prevenção e higiene dos beneficiários no combate a Covid-19”.
O município de Valinhos recebeu 1,1 mil frascos, sendo que estes foram distribuídos para a população localizada próximo ao CRAS São Marcos, CRAS Figueiras, CRAS São Bento (Central II) e CRAS Central. Segundo o município, a ação realizada pelo Consórcio PCJ “foi de extrema importância, uma vez que as famílias atendidas pela Assistência Social tiveram acesso a um item essencial nesse momento”.
Já a cidade de Jarinu recebeu junto a Secretaria de Assistência de Desenvolvimento Social, o equivalente a 500 frascos de álcool em gel. Os frascos foram destinados às famílias carentes e vulneráveis dos seguintes locais: Bairro Estância São Paulo; Bairro Vila Primavera e Bairro Estância Climatérica Ipê.
Coronavírus
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de aperto de mão contaminadas; gotículas de saliva; espirro; objetos ou superfícies contaminadas; entre outras.
Até o momento não há nenhum medicamento, substância ou alimento específico que possa prevenir a infecção pela COVID-19. O uso do álcool em gel 70% e a higienização correta das mãos com água e sabão são exemplos de medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para a prevenção ao Coronavírus.
Para saber como realizar a higiene adequada das mãos, confira o vídeo preparado do Consórcio PCJ: https://www.youtube.com/watch?v=BxMuJhoKMS8&t=5s
Sobre o Consórcio PCJ:
O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 41 municípios e 24 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).