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Core, o que é e qual sua importância?

Marco Regadas
Escrito por: Marco Regadas
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Por Marco Regadas – De tempos em tempos, alguns conceitos que já existem há muitos anos, aparecem de volta à tona, com nomes repaginados, mas que no fim, significam praticamente a mesma coisa.

Foi assim com o Crossfit, com o treinamento funcional e com o Core. Ele sempre existiu e era trabalhado por bons treinadores já na década de 90, mas com o grande avanço do Pilates e do Treinamento Funcional, ele ficou mais evidente, pesquisado e conhecido.

O Core é formado pela musculatura que circunda nosso centro de gravidade (a região próxima ao umbigo). Basicamente, são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril (Teixeira, 2014). Portanto, esta musculatura da região do core é a responsável pela sustentação e estabilização de praticamente todos os movimentos de nosso corpo. Neste sentido, é fundamental que qualquer pessoa tenha seu Core fortalecido e estabilizado.

Segundo Teixeira (2014), o Core bem fortalecido e estabilizado, gera a estabilidade necessária para evitar que lesões aconteçam ou ainda, auxilia no desenvolvimento de atividades relacionadas à performance física, principalmente através do desenvolvimento de valências físicas como a força e a potência muscular. Os primeiros conceitos relacionados a importância do Core e ao seu treinamento, começaram a ser definidos no início da década de 80. Isso ocorreu em pesquisas que foram extremamente importantes para que fosse possível entender as dores e lesões na região lombar utilizando exercícios que estimulassem o quadril e o tronco.

Sendo assim, é mais do que evidente que a correta estabilização do Core é fundamental para que a sua funcionalidade seja mantida e para que você consiga desenvolver melhor seu corpo e suas qualidades físicas. Isso por que esta região realiza a estabilização de quase todos os movimentos e caso ela esteja instável, temos padrões alterados de movimento.

As principais funções do Core são manter o alinhamento corporal, bem como favorecer a base de suporte do corpo, além de prevenir lesões e gerar torque (força). Muitas lesões seriam evitadas se ao entrar na academia, as pessoas fizessem seu treinamento de Core.

Os benefícios de ter o Core fortalecido são muitos, mas estes são os principais:

  • Aumento do desenvolvimento de potência;
  • Aumento da eficiência e da estabilidade;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Redução dos riscos de lesões;
  • Melhora de adaptações neurais.

Procure se orientar da importância de treinar o core e como fazer isso da melhora maneira, converse com um profissional da área, devidamente qualificado e certificado, para que possa esclarecer suas dúvidas e ajudar em um planejamento eficiente de treino com segurança.

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Marco Regadas

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Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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