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Cuidando das articulações; o aquecimento é fundamental antes da musculação

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Escrito por: Marco Regadas

Por Marco Regadas – Na prática da musculação, entre tantos exercícios, é importante proteger as articulações, músculos e tendões contra as lesões. Problemas de saúde são, muitas vezes, decorrência da prática inadequada na hora de ir pra academia. E, por mais que possa parecer exagero, é essencial estar sempre atento. Afinal, a proteção das articulações é fundamental para todas as atividades, como andar, agachar, dentre outros.

A boa notícia é que com algumas técnicas é possível realizar as atividades físicas com as articulações fortes e também protegidas. O primeiro passo é manter a postura correta em qualquer momento do dia. Com os exercícios em má postura, o risco de lesões nas articulações é sempre grande.

Alimentar-se de maneira equilibrada também é essencial. Há alimentos com poderosos componentes para regenerar essa região, um exemplo é o peixe; este protege e ajuda a curar os problemas articulares. Sem contar que quando a pessoa está acima do peso, com alimentação incorreta, existe um risco maior de se machucar.

Nos exercícios é importante alterar períodos de prática e de descanso, evitando a sobrecarga e também distensão da articulação. É comum essa aplicação durante a musculação, intercalar atividade pesada e leve é uma medida utilizada para proteger e preservar as articulações.

É necessário sempre praticar exercícios, e se há muito tempo o corpo está sedentário, é preciso começar pelos leves até os de alto impacto. E o médico e o profissional de educação física são fundamentais para boa prática física e para a saúde. O exagero é um erro com as atividades físicas, e problemas podem acontecer.

O aquecimento é fundamental anteriormente à musculação, assim o metabolismo é acelerado e há aumento do fluxo sanguíneo, da velocidade em contrair os músculos, aumento da força e capacidade de peso das articulações. O alongamento é indicado em um momento determinado e bem planejado, para trazer flexibilidade, prevenção contra lesões e redução do encurtamento músculo tendíneo.

È muito importante se cuidar e orientar da melhor forma possível, procure sempre profissionais adequados e devidamente certificados, para que possam lhe orientar e direcionar da melhor forma possível.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marco Regadas

Marco Regadas

Marco Regadas – Personal Trainer – Pós-graduado em Musculação e Personal pela Fefiso, certificado pelo CORE 360º, sócio proprietário da 4Life Treinamento Funcional.

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