A pergunta que eu mais ouço dos empresários é: quando eu devo faturar para ter um valor X de retirada todo mês?
Isso passa obrigatoriamente por saber seus custos e a diferença entre o custo fixo e o variável.
Custo fixo é tudo aquilo que vai aparecer, tendo ou não tendo venda naquele mês, independente se produziu pouco ou se emitiu muito boleto ou nota fiscal. Na verdade, custo fixo é tudo aquilo que não varia em função dessas três coisas: venda, produção e faturamento.
Se a empresa vende mais que no mês anterior, tem que pagar mais comissões, ou tem que gastar com entregas por exemplo.
Se a empresa produz mais, tem que comprar mais mercadoria pra repor estoque.
Se emite mais boleto, tem que pagar as tarifas bancárias dos boletos e por fim as alíquotas de imposto, que vão crescendo cada vez mais a ponto que o faturamento vai subindo.

De tanto tentar explicar o que não é custo fixo, acabo de explicar o que é custo variável, logo todo o restante dos gastos é custo fixo. Aluguel por exemplo, não muda em um centavo se você fizer 1 ou 999 vendas, é fácil entender que é custo fixo.
Já para outras coisas precisa-se ter um coração mais aberto para entender que na realidade trata-se de um custo fixo. Vamos analisar o exemplo da conta de energia elétrica da sua loja de roupas, que aumentou neste mês porque fez mais calor que no mês anterior e por consequência: dá-lhe ar condicionado ligado. Mesmo que um gasto deste varie pra cima ou pra baixo, em nada isso tem a ver com suas vendas. Então gasto que não é todo mês exatamente igual, mas não vais em função das vendas é um custo fixo.

Sabendo agora a diferença, vamos entender que não basta seu faturamento superar o custo fixo, a margem de lucro tem que superar o custo fixo. Margem de lucro é valor de vendas, descontado todos os custos variáveis (impostos, taxas de cartão, comissões e valor da mercadoria e matéria prima), este valor das vendas totais, menos os custos variáveis precisam resultar em uma margem bruta maior que seus custos fixos.
Só sabendo esse nível de detalhe que é possível ter uma meta correta de vendas e de investimentos necessários para ser chegar lá.