Arquitetura e Design Hipólito Oliveira

Decoração minimalista; você vai se apaixonar

Hipolito Oliveira
Escrito por: Hipolito Oliveira

                                                       Conheça as vantagens deste estilo

                    toquesdatoque

Por Hipólito Oliveira – Decoração é questão de gosto, e mesmo que haja alguns padrões se a gente não gosta, não tem jeito. Alguns preferem cores e outros são totalmente monocromáticos. Outros optam por várias composições, mas tem aqueles que são minimalistas. E é para esses que este post será dirigido, ou seja, para os apreciadores de decoração onde o menos é mais.

Minimalismo não é sinônimo de ambiente sem vida, e sim de limitar o número de itens utilizados na decoração, optando somente por itens que realmente são importantes e funcionais. Talvez você não consiga visualizar um ambiente clean como confortável, mas queremos provar que é possível conciliar o minimalismo ao aconchego.

                                                               Sensação de amplitude

Arqtips

                                                                   Cores calmas

O cômodo com um amontoado de objetos, móveis, plantas e cores fortes passa uma sensação de aflição por dar a impressão que o local é muito pequeno, quando na verdade existe apenas um  excesso. No estilo minimalista o sentimento é completamente oposto. Se o local é realmente menor, então, não há saída. Um local clean e mais fácil para limpar, a circulação é melhor e você se sente bem… e sem sufocamento!

 

casavogue

Os tons são mais amenos no estilo minimalista. Nada de cores muito vibrantes. Tudo é suave e segue mais para uma linha monocromática. A composição fica mais sóbria e toda esta simplicidade produz um ambiente calmo e relaxante.

                                                        Um estilo elegante sofisticado

asadevalentina

Quando se pensa em ambiente minimalista logo vem a imagem de um lugar elaborado com elegância e sofisticação. E é bem isso mesmo! A simplicidade dos móveis, o visual mais básico e um número mais reduzido de enfeites e itens decorativos. Elaborando uma composição com móveis simples, poucos objetos, cores menos intensas e bom gosto. A  harmonia deste estilo te oferecerá comodidade e bem-estar.

                                                         Clean é a palavra certa

E como o termo em inglês “clean” já diz o ambiente é limpo, ou seja, “menos é mais”,  o tão falado jargão que já mencionamos aqui. Sem falar que você tem mais chances de acertar. Porém um ambiente sóbrio também precisa ser bem pensado para que não tenha apenas peças jogadas sem nenhum critério. A simplicidade também exige conhecimento. O estilo minimalista também conta com alguma textura e cor para compor um ambiente agradável e acolhedor.

historiasdecasa

                                                                  Sempre na moda

                                 minhacasa

Sabe aquele lugar que parece que sempre está moderno e atual? Sim, o minimalismo te proporciona exatamente isso. Ele é atemporal e vai passando de ano em ano com cara de novo. Móveis simples são mais fáceis de compor com outros itens mais estilosos e modernos. Aí você pode ir trocando uma almofada, uma cortina ou um objeto decorativo para mudar um pouquinho.

                                                                      Nada de bagunça

O minimalismo segue pelo caminho de poucos objetos expostos e mais locais de armazenamento, e desta forma tudo fica muito mais organizado e arrumado. Quando se tem poucas coisas espalhadas, mais fácil manter tudo no lugar.

                                                           Economia que agrada

             mytechref

O consumo desenfreado logicamente não combina muito com o estilo minimalista e aí você acaba economizando e não cai na cilada de se tornar um acumulador. Quantas pessoas não gastam com objetos que acabam deixando num canto sem uso. No minimalismo o foco é ter apenas o necessário. O mais interessante nas pessoas minimalistas é que elas somente compram um suporte de escovas de dente se o que já possuem estiver na hora de ir para o lixo.

Viu só como este estilo tem várias vantagens? E o que você achou? Deixe seu comentário.

Agradecimento à Gabriela Nucci – Portal Habitíssimo

https://www.habitissimo.com.br/

 

 

Sobre o autor

Hipolito Oliveira

Hipolito Oliveira

Arquiteto urbanista, paisagista, design de interiores e perito em arquitetura. Nascido em São Paulo SP, reside atualmente na cidade de Indaiatuba SP. Atuando há trinta anos com projetos residenciais, corporativos e industriais.
www.arquitetohipolito.com.br

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: