Homem

Deu branco: como lidar com cabelos grisalhos precoces

Redação
Escrito por: Redação

Do cabelo branco ninguém escapa, mais cedo ou mais tarde. Chato é ter de encará-los no espelho muito antes da hora. Pois é, alguns homens já descobrem os primeiros fios brancos a partir dos 18 anos. Muitos estão com a cabeça lotada de grisalhos por volta dos 30 anos. Alguns caras entram em guerra contra o espelho e elegem o cabelo branco seu inimigo público número 1. Outros decidem explorá-los como um charme a mais. Para nossa sorte, a canície (o nome feio da despigmentação dos fios) é mais aceita, e até valorizada, na cabeça masculina. Tanto que alguns homens fazem ainda mais sucesso com as mulheres por causa da cabeleira grisalha (alô, George Clooney!),

Um dia sua cabeça vai ficar branca como algodão, não há dúvida, mas se isso está acontecendo antes do tempo, há como disfarçar a melena alva com diversos produtos e procedimentos. O mais importante é começar a dar aos cabelos branco o trato que eles pedem, para evitar que fiquem secos e amarelados.

Segundo os especialistas em cabelo, o principal fator que influencia o surgimento e a quantidade dos brancos é genético. Se seu pai ou avô tiveram fios grisalhos muito cedo, há grande risco de você ir pelo mesmo caminho. Ah, seu cabelo está branco de tanta preocupação? Os especialistas garantem que neuras em geral não têm relação com o branqueamento dos fios, ao contrário da calvície, que está bastante ligada a estresse, ansiedade e depressão.

Bigode, barba, pelos do peito e da virilha também ficam grisalhos (nessa ordem) e em diferentes fases da vida, porque a concentração das células de pigmentação é diferente em cada parte do corpo.

Antes de tudo, um aviso importante: arrancar fio branco não é uma boa opção, ainda mais se forem muitos. Essa medida radical pode causar uma inflamação local. Então deixe como está.

está.

POR QUE O CABELO FICA BRANCO?

“A descoloração acontece quando começam a morrer os melanócitos, as células que produzem a melanina, pigmento que dá a cor ao fio”, explica o tricologista Valcinir Bedin.  A idade em que o processo começa é determinado pelos fatores hereditários.

POR QUE O CABELO BRANCO É SECO E GROSSO?

Sua estrutura também é diferente. O cabelo branco é mais grosso e poroso, porque o espaço dos melanócitos é substituído por ar, o que engrossa o fio, segundo o especialista. Também é mais seco porque o fio não retém água em quantidade suficiente para ficar bem hidratado.

POR QUE O CABELO BRANCO FICA AMARELADO?

Justamente pelo fato de os fios serem mais porosos, fumaça de cigarro e sujeira de poluição aderem a eles com mais facilidade, diz Bedin. Resolver isso é fácil: basta começar a usar xampu masculino específico para cabelos grisalhos. Ele tem pigmentos roxos que neutralizam o tom amarelado dos fios, podendo ser usado todos os dias ou alternadamente com outro xampu suave.

TINGIR OU NÃO TINGIR?

Se seus cabelos brancos forem precoces, a resposta é não. A menos que você queira ficar a cara dos políticos de Brasília. Para quem quer dar uma diminuída nos focos grisalhos mantendo a aparência natural do cabelo, o ideal é recorrer ao reflexo invertido, que disfarça a quantidade de fios brancos por meio de tintura feita apenas em algumas mechas. “É atualmente a técnica mais usada nos salões”, diz o cabeleireiro Ricardo Rodrigues, do salão Studio W (SP). Uma touca com pequenos orifícios separa pequenas mechas de fios, que são tingidos na cor original. A qualidade do resultado final depende da habilidade do profissional, já que o procedimento é quase artesanal. “Quanto menor a quantidade de fios selecionados pelo cabeleireiro em cada mecha, mais natural fica o tingimento”, explica Ricardo.

Outra opção dos salões é a aplicação dos tonalizantes de uso profissional, que são tinturas de uso restrito aos salões. Você também pode tentar fazer em casa, recorrendo aos tonalizantes (masculinos, ok?) vendidos em drogarias, que também costumam dar bons resultados. Mas a gente sugere que você faça um teste numa mecha pequena antes de mergulhar de cabeça na coloração.

Com informações do Homem no Espelho.

Imagem de capa:Reprodução

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: