Delson Luiz F. Leite Transformação Digital

Diretrizes do Facebook parte II

Redação
Escrito por: Redação

MÉTRICAS

Por Delson Luiz F. Leite = Entender os relatórios de audiência, tráfego e público de sua fan page é fundamental para campanhas e até para compreender o comportamento do seu consumidor. Pensando niss, selecionamos dicas para você conhecer os seus números e usá-los a favor do seu negócio.

O QUE SÃO MÉTRICAS?

Agora que você já teve noções de como gerenciar uma página no Facebook, precisa compreender os indicadores para analisar a performance da marca e mensurar os resultadosde suas atividades, com o intuito de otimizar o conteúdo. Esses indicadores  são caracterizados em métricas, por meio das quais é possível saber quantas pessoas foram alcançadas e qual é a opnião delas sobre sua comunicação, além de outros dados indispensáveis. De modo geral, não há uma regra fixa para analisar esta análise, bem como não há uma lista de métricas, já que o usuário pode criar combinações diversa de acordo com o que fizer mais sentido para ele. O mais importante, então, é compreender os conceitos. Nesse contexto, a especialista Camila Porto explica as definições de métricas e KPIs, em seu livro ´Facebook Marketing´:

  • Métricas: são dados isolados, que permitem mensurar um elemento ou ponto de estratégia, como número de fâs, compartilhamentos de um post, alcance e visitasà página. Esses números podem ser comparados e ajudam responder a dúvidas sobre a ATRATIVIDADE;
  • KPIs: O termo vem da expressão em inglês Key Performance Indicator, que significa Indicadores Chave de Performance (ICP). São ferramentas para aspectos mais espefíficos, como faturamento, número de vendas e rotatividade de funcionários.

Visto isso, Camila sugere trabalhar com a mensuração a partir de três pilares:

  • Qual objetivo sua empresa quer mensurar?
  • Quais métricas mensuram aquele objetivo?
  • Quais dados elas me entregam?

FACEBOOK INSIGHTS

A maior rede social do mundo disponibiliza sua ferramenta oficial de mensuração, cujo nome é o título acima. As informações disponibilizadas podem ser divididas entre dados no nível de página – como número de fãs e seu perfil demográfico, alcance – e dados no nível de publicação – envolvimento, feedback negativo e outras informações. O painel traz diversas guias que segmentam os tópicos entre Visão Geral, Curtidas, Alcance, Visitas, Publicações, Pessoas, e Referências Externas. Entenda a seguir cada uma delas:

  1. VISÃO GERAL

Traz dados dos últimos 7 (sete) dias, entre informações de aumento da base de seguidores, alcance

das publicações, engajamento e desempenho dos cinco últimos posts.

  1. CURTIDAS

Apresenta dados específicos sobre a base de fãs, como número de pessoas que deixarem de seguir a

Página e origem dos novos fãs, com informações disponibilizadas com intervalo de três meses até   a

data atual.  Dica: utilize a ferramenta para desenvolver sua rede de contatos. Se em uma    empresa,

por exemplo, dez pessoa deixaram de curtir a página, busque descobrir quais posts foram publicados

neste período e refine o conteúdo.

  1. ALCANCE

Permite acompanhr o número de usuários impactados pelas publicações ou informações da fãn page

de forma orgânica ou por meio de anúncios. Dica: observe quais posts alcançam mais pessoa      para

repetir a dose.

  1. VISITAS

Mostra as fontes de tráfego da fãn page, ou seja, quais são os sites que estão direcionando         mais

pessoas à página. Dica: aproveite a ferramenta para entender de que o usuários gostam e      como

chegam até seu conteúdo, quais seções recebem mais visitas, e se há conteúdos sobre seu negócio

no Facebook. Com esses dados é possível, por exemplo, turbinar as secções muito visitadas.

  1. REFERÊNCIAS EXTERNAS

Todos os dados e conteúdos de uma fãn pagesão pesquisáveis na internet. A partir do gráfico       é

possível ter ciência de quantas pessoas chegam à sua marca por buscas, por quais sites, e            se

encontram a página com facilidade. Se os números não são bons, vale revisar os conteúdos     para

torna-los mais atraentes, inclusive com ´hashtags´ e mais truques para viralizar os posts.

  1. PUBLICAÇÕES

Trazem alguns dos ddos mais importantes, como horários e dias da semana em que os seguidores

mais acessam o Facebook, qual tipo de conteúdo que mais gera engajamento e publicações       da

concorrência, que podem ser acompanhadas de maneira anônima. Dica: faça um cronograma com

horários que seu público mais de conecta no Facebook para caprichar nos posts desses momentos.

  1. PESSOAS

Ideal para conhecer o público que curte a página e que participa das publicações com       curtidas,

Comentários  e compartilhamentos. Revela como é a participação de cada grupo demográfico, por

Exemplo, e conhece-los por gênero, localização e idioma.

  1. RESULTADOS A SEU FAVOR

Navegar entre o menu do Facebook Insight é simples. O próximo passo é aprender a relacionar ou

Comparar esses números para, finalmente, mensuar o Resultado.

A seguir, confira truques para iniciar seus próprios relatórios e ganhar visão além das métricas estabelecidas.

  • MAIS INTERAÇÃO

Para saber a taxa de pessoas que têm participação efetiva na fan page, clique em “Alcance” e role a

Página até o box “Curtidas, comentários e compartilhametnos”. Esse gráfico mostra o engajamento

dos seguidores, com linhas que representam cada atividade. Utilize essa linha do tempo para saber

quando houve mais picos de engajamento e observe que tivo de conteúdo gerou os retornos  mais

positivos. Quando identificá-lo, você poderá planejar mais posts semelhantes para agradar aos fãs.

  • ALÉM DOS FÃS

Para conquistar ainda mais seguidores e manter as estratégias de conteúdo atualizadas, monitore

sempre o perfil dos internaltas que são alcançados pelas publicações e compare-os com o     perfil

dos seguidores da página. Para tanto, acesse,a guia “Publicações” e clique em “Todas as   publica-

ções “. Aqui é possível filtrar os ddos do “Alcance Orgânico/Pago” ou “Fãs/Não Fãs”. Você verificará

quais conteúdos conseguiram levar a marca para pessoas que ainda não curtem a página.      Outra

dica é navegar pela guia de “Pessoas”. Acesse a secão de “Pessoas alcançadas” para checar o perfil

dos usuários que de fato têm contato com suas publicações. O gráfico mostra, em azul, a   divisão

das pessoas quanto a faixa etária. A Parte cinza revela a comparação com o perfil dos fãs.          Se

constatar uma grande divergência entre as linhas, significa que é hora de reavliar os posts e que as

métricas indicam um novo público a ser atingido. Utilize os dados demográficos do perfil         que

demonstram melhor aceitação para refinar as campanhas de anúncios, a fim de aproveitr melhor a

verba disponível.

  • ACOMPANHAMENTO DA CONCORRÊNCA

Um dos destaques do Facebook Insight é o benchmarking embutido na ferramenta, muito útil para

Ficar de olho no comportamento dos concorrentes na rede social. Na página de Visão Geral,    veri-

fique a seção abaixodas publicações recentes. Lá, é possível adicionar páginas de concorrentes  pa-

ra acompanhar a evolução do número de fãs, a quantidade de novas curtidas semanais, de     posts

em cada uma delas e o envolvimento na publicões.

  • RESULTADOS MAIS COMPLETOS

O Facebook Insights, por vezes, fornece dados que sozinhos não são tão ricos, ma possibilitam cál-

Culosindependentes e cruzamento de informações fora da ferramenta. Para conhecer a porcenta-

gem de impressões diárias, por exemplo, divida o total de visualizações das postagens pelo núme-

ro de seguidores. Se sua marca dispões de um aplicativo, acompanhe o número de instalações    e

desinstalações de seus plug-ins sociais, além do comportamento do usuário dentro do app  (apli-

cativo). Aproveite esses dados para saber o que agrada ou não aos usuários, pense em adaptações.

Semana que vem vamos para o Instagram.  Até mais e Boa semana!

Delson Luiz F. Leite.

www.einsofti.com

 

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