A empresária Eliete Estrela Sassa, proprietária do restaurante Casa da Picanha em Indaiatuba, fez um apelo nesta semana pela internet.
Com medo de fechar as portas, Eliete resolveu pedir socorro nas redes sociais. Publicou um vídeo dizendo “que precisa de ajuda financeira para pagar o aluguel”.
Em entrevista ao Z1 Portal, ela disse que o faturamento da casa caiu com a diminuição do movimento, devido a pandemia de coronavírus. Confira vídeo abaixo.
O comércio funciona há 13 anos na Rua Candelária, 1781 – no Centro. “Era um sonho meu e do meu marido abrir uma casa especializada em picanha. Investimos todo o dinheiro que tínhamos para realizar nosso desejo. Passamos por outros momentos difíceis, mas este é o pior. Não foi possível negociar o aluguel, o que agravou ainda mais a nossa situação”, declarou.
A mensagem sincera da empresária deu resultado. No dia seguinte, segundo ela, muitas pessoas foram ao restaurante, inclusive o prefeito Nilson Gaspar. Outras fizeram pedidos por delivery. Além dos funcionários, Eliete conta com ajuda do marido e do filho para tocar o comércio.

Esperança
“Acredito que o período difícil vai passar, estou surpresa com a solidariedade das pessoas, recebi muito apoio. O meu desejo é levar esperança para os empresários que estão em situação complicada, mostrar que nem tudo está perdido. Ainda há esperança, quando você pensa que é o fim, Deus abre uma porta”, finalizou a comerciante.
Muitos na mesma situação
Eliete não é a única. Muitos donos de restaurantes estão em situação desesperadora, alguns fecharam as portas desde o começo da pandemia.
Os bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC) tiveram uma queda de até 90% no movimento, é o que afirma a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Segundo a entidade a maioria dos proprietários de bares e restaurantes na região de Campinas é formada por pequenos empresários, que estão tendo dificuldades para arcar com folha de pagamento, obrigações com fornecedores e custo dos prédios, devido a epidemia de covid-19.