De forma extraordinária, o governo do Estado de São Paulo vai realizar a reclassificação das regiões nas fases do plano contra a covid-19 na sexta-feira, 15 de janeiro de 2021.
A atualização estava prevista para ocorrer no dia 05 de fevereiro, mas o ritmo do avanço da doença tem preocupado a equipe de Saúde da gestão do governador João Doria.
Por meio de nota, a assessoria do Palácio dos Bandeirantes, mostrou os números da evolução da pandemia no Estado.
Nas últimas 24 horas, SP registrou 15.227 novos casos de Covid, com 323 óbitos. A média móvel está hoje acima de dez mil casos diários, com taxa de óbitos acima de 200.
A média de internações segue superior a 1600 internações diárias. Números estes semelhantes aos do pico da pandemia, em agosto. A ocupação de leitos de UTI no estado atingiu hoje 66,3%. O total de óbitos no estado atingiu o número de 48.985.
Em relação à primeira semana epidemiológica, houve aumento de 11,7% no número de novos casos, incremento de 3,3% nas internações e queda de 19% no número de óbitos.
A estimativa é que haja regressão de regiões para as fases laranja e vermelha, as mais restritivas do Plano São Paulo.
A capital e parte da Grande São Paulo devem permanecer na fase amarela.
A mais recente reclassificação ocorreu no dia 08 de janeiro de 2021, com 90% do Estado ficando na fase amarela, com restrições médias das atividades econômicos e circulação, e 10% na fase laranja, a segunda mais rígida, com as regiões de Registro, Sorocaba, Marília e Presidente Prudente.
REVISÃO DE CRITÉRIOS:
Os critérios do Plano São Paulo foram revistos na primeira semana de janeiro diante do crescimento dos casos, óbitos e internações pela covid-19.
As regras para mudança de fases ficaram mais duras, mas as permissões dentro de cada fase mudaram, com mais atividades permitidas na fase laranja e horário mais amplo de atendimento.
Todas as atividades permitidas foram autorizadas a funcionar oito horas por dia (antes eram quatro horas) e a ocupação dos estabelecimentos na fase laranja passou de 20% para 40% da capacidade.
O atendimento presencial em todos os estabelecimentos na fase laranja passou a ser até 20h.
FESTAS:
No período de festas, entre os dias 25 e 27 de dezembro e entre 01º e 03 de janeiro somente serviços essenciais vão funcionar. Na prática é como todo o Estado de São Paulo retrocedesse para a fase vermelha nestes dias e na fase amarela nos demais dias. A região de Presidente Prudente tinha sido reclassificada em 22 de dezembro para a fase vermelha, mesmo fora do período de festas. Com informações do Diário dos Transportes