Matheus Tocachelo Saúde

Entrar com o calcanhar ou médio pé? Qual aterrissagem é melhor na corrida

Matheus Tocachelo
Escrito por: Matheus Tocachelo

Por Matheus Tocachelo – Muito se discute na corrida de rua, qual pisada é melhor ou qual ajuda a evitar lesão, nesse post explicar a diferença e benefícios dos dois.

O movimento mais comum de entrada do pé, ou aterrissagem é com o calcanhar, aterrissagem mais comum, pois na marcha ( caminhada) o calcanhar é o primeiro a tocar no chão, isso reflete na corrida uma média de 80 a 90% dos corredores adquirir o costume de usar essa técnica, biomecânica mente o isso reflete no nosso corpo. Quando o calcanhar toca o chão a força gerada desse impacto reflete na musculatura Tibial anterior, músculo que está na frente da tíbia e fíbula. Isso pode causar em alguns corredores uma dor conhecida como canelite, gerando incômodo quando a pessoa for correr.

A entrada com o calcanhar também gera desaceleração na corrida, devido ao fato de a força gerada não ser favorável ao deslocamento frontal, essa técnica é mais comum em corridas de longa distância, com característica de baixa velocidade.

Já a entrada com o médico pé, ou as pontas dos pés gera impacto na musculatura reto femoral, que no final dela está o ligamento patelar, causando em alguns corredores condromálica patelar, gerando dor nos joelhos e incômodo quando voltar a correr. Essa técnica ajuda no ganho de velocidade, pois quando o pé tocar no chão, o corpo já está projetado para frente, gerando velocidade, aumentando o rendimento na corrida.

Agora fica a dúvida, qual aterrissagem é melhor, analisando no ponto de impacto os têm uma chance de gerar lesão, só muda a musculatura que vai receber o impacto. Pensando como aproveitamento de energia o médico pé leva vantagem, pois acelera a corrida.

Pensando em evitar lesão, o melhor é fazer fortalecimento muscular, não focar somente em treinamento de corrida, para isso o melhor é procurar uma academia e frequentar no mínimo duas vezes por semana.

Imagens: reprodução

Sobre o autor

Matheus Tocachelo

Matheus Tocachelo

Formado em educação física pela CEUNSP, pós Graduando em biomecânica e avaliação física aplicada ao treinamento físico ( Estácio de Sá) , Head Coach Box alternativa

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: