14.8 C
Indaiatuba

Eleições 2022: ‘Estou entre os candidatos do partido com sérias chances de chegar a Câmara dos Deputados”, diz o vereador Hélio Ribeiro em entrevista exclusiva ao Z1 Portal

Amo meu estado e estou ao lado das famílias do meu país!

Gilson Azevedo
Gilson Carlos Azevedo, Jornalista - Editor Chefe -MTB 0081 948/SP.

Hélio Alves Ribeiro, 52, anos, é vereador de quarto mandado na cidade de Indaiatuba, é graduado em administração de empresas. Nascido no estado do Paraná, Hélio Ribeiro é casado e pai de três filhas. Na vida pública, Hélio foi presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba e do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas e secretário de Assistência  Social do município .Se lança pela terceira vez ao cargo de deputado federal, em 2018 alcançou 31.312 votos. O parlamentar concedeu uma entrevista exclusiva ao Z1 Portal. Confira a seguir.

Pergunta. Após quatro mandatos de vereador em Indaiatuba, você busca uma vaga à Câmara Federal. Quais os motivos dessa decisão?

R. Acredito que Indaiatuba tem o potencial para eleger um deputado federal e a decisão em concorrer a vaga à Câmara Federal é poder contribuir ainda mais com o desenvolvimento de Indaiatuba e região.

P. Entre seus modos de fazer política, está o contato direto com a população. Você acredita que essa característica venha a ser um fator positivo para sua pré-candidatura?

R. Esta é a minha principal característica desde o tempo em que eu trabalhava na área da saúde, foi sempre atender, conversas, passar nas casas das pessoas, isso faço desde o tempo do meu primeiro mandato como vereador. Eu digo que elas precisam de atenção, então, essa proximidade será importante nas eleições que estão se aproximando. Mesmo sabendo influência das redes sociais, é imprescindível o olho no olho e o aperto de mão.

P. Você foi candidato a deputado federal em 2014. O que essa experiência pode ajudar na disputa de 2022?

R. Sim, a experiência que tive em 2014 e 2018 será muito importante nesta campanha de 2022, houve um amadurecimento, um ganho de experiência ao longo desses anos, o trabalho continuou após o pleito de 2018. Isso vai ser muito importante na atual campanha. Outro diferencial é o trabalho que venho realizando nos últimos anos em diversas cidades da região.

Reprodução/Facebook oficial do vereador Hélio Ribeiro

P. Sua candidatura a deputado federal teve  amplo apoio do seu partido, o Republicanos?

R. Sim, tenho o apoio do partido, inclusive a minha ida em 2020 para a sigla, foi pensando nessa eleição. Tenho o respaldo das executivas regional e nacional, inclusive do presidente do Republicanos, Marcos Pereira. Aqui em Indaiatuba recebi o apoio do ex e atual prefeitos Reinaldo Nogueira e Nilson Gaspar.  Estou entre os candidatos do partido com sérias chances de chegar a Câmara dos Deputados.

“Tenho conhecimento dos problemas do nosso estado, me considero capacitado e com experiência para elaborar projetos e leis que beneficiem a sociedade, principalmente nas áreas da saúde e desenvolvimento social”.

“Tenho conhecimento dos problemas do nosso estado, me considero capacitado e com experiência para elaborar projetos e leis que beneficiem  a sociedade, principalmente nas áreas da saúde e desenvolvimento social”.

P. Sobre sua atuação enquanto presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, para você, o que foi mais importante?

R. Quero falar da Câmara Municipal, como presidente entre os anos de 2017 e 2020, período no qual o legislativo, passou por reestruturação administrativa, realizou o aperfeiçoamento dos seus controles internos e possibilitou a automatização dos processos legislativos.

Hoje todo o cidadão consegue acompanhar pelo seu celular tanto o andamento dos trabalhos legislativos como o de todos os outros documentos protocolados na Câmara Municipal.
Assim, a Câmara de Indaiatuba alcançou um nível de inovação e segurança de seus controles internos que a colocam entre as mais transparentes, abertas e acessíveis Câmaras de Vereadores do país.
Por tudo isso, a Câmara de Indaiatuba foi eleita a “Melhor Câmara da RMC” entre 2018 e 2020, conforme pesquisa feita pela Indsat, que ouviu 400 moradores nas 15 maiores cidades da RMC.
Na pesquisa, a Câmara de Vereadores de Indaiatuba foi a única que atingiu “alto grau de satisfação”. Tudo isso muito me orgulha e sou agradecido a cada um que colabora todos os dias para, mais que um título, manter Indaiatuba na lista de municípios responsáveis e zelosos com a questão pública. Também destaco a criação do Parlamento Jovem, projeto que realizou 19 sessões com estudantes das escolas estaduais da cidade. Eles puderam perceber como funciona o legislativo municipal, o que faz um vereador. A ideia principal era atrair os jovens para a política.

P. Se eleito, que projetos você apresentaria no começo do mandato?

R. A implantação do  Centros de Cuidado ao Autista em todas as regiões administrativas do estado. Um espaço com atendimento e equipe especializados. Através de emendas, articulação junto aos ministérios e o Governo do estado e em parceira com os municípios.

As entidades sociais prestam uma inestimável serviço em todo estado de São Paulo estendendo as mãos às pessoas que mais precisam, auxiliando o poder público nessa causa nobre e tão importante. Elas atendem pessoas com deficiência, crianças, idosos, mas nem sempre têm recursos suficientes para se manter.
Por isso, um dos meus compromissos, como deputado federal, é manter um escritório de apoio para o terceiro setor, para oferecer gratuitamente consultoria jurídica e tributária, para que essas instituições possam receber recursos governamentais; contribuir tecnicamente para elaboração de projetos de captação, capacitando as equipes em várias frentes, além é claro de trabalhar por mais investimentos e aumento de repasses.

P. Como deputado federal, o que o senhor traria de benefício para Indaiatuba e região?

R. Tenho conhecimento dos problemas do nosso estado, me considero capacitado e com experiência para elaborar projetos e leis que beneficiem a sociedade, principalmente nas áreas da saúde e desenvolvimento social. Amo meu estado e estou ao lado das famílias do meu país!

P. Que políticas públicas você defende?

R. Defendo aquelas voltadas para as áreas da saúde e assistência social, principalmente a criação de Centro de Especialidades -AME, implantação de telemedicina, centro de cuidados para pacientes terminais, realização do CROS, centro de atendimento ao autista, mutirões de saúde, protocola da pessoas em situação de rua e também a implantação de projetos para o terceiro setor.

P. Como você avalia a sua gestão no período em que foi presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas?

R. Avalio de uma maneira positiva e eficaz, pois os vereadores tiveram a oportunidade de trocar experiências e apresentar as iniciativas, que em suas Câmaras têm se mostrado resolutivas nas áreas de transparência, participação popular e otimização de recursos.

P. Por que você merece ser eleito deputado federal?

R. Tenho conhecimento dos problemas do nosso estado, me considero capacitado e com experiência para elaborar projetos e leis que beneficiem  a sociedade, principalmente nas áreas da saúde e desenvolvimento social. Amo meu estado e estou ao lado das famílias do meu país!
O país vive momentos de indefinições, há uma polarização entre direita e esquerda com conflitos de ideologias e muitas informações desencontradas, muita divergência entre o que é verdade e a realidade, gerando insegurança quanto ao futuro.

- PUBLICIDADE Z1 -
- PUBLICIDADE Z1 -

Últimas Notícias

Campinas: Agenda do Festival de Leitura quer aproximar leitor da cultura escrita

O II Festival de Leitura, agendado para o Espaço Cultural Maria Monteiro, na Vila Padre Anchieta, começa nesta segunda-feira, 15 de agosto, e termina no sábado, 20 de agosto....