No período de 06 a 19 de março deverão permanecer fechados: espaços públicos, atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio, shopping centers, salões de beleza, academias, teatros, cinemas e eventos que geram aglomeração de pessoas.
Em Indaiatuba estarão fechados ainda o Museu da Água, o Parque do Mirim, as Estações do Projeto Ecobike e os estacionamentos do Parque Ecológico. O atendimento ao público no Paço Municipal também será reduzido no período, sendo realizado das 8h às 15h. O horário de funcionamento interno será mantido.
Nesta nova fase estão autorizados a funcionar serviços de saúde, entre eles hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e estabelecimentos de saúde animal. No setor de alimentação: supermercados, açougues, padarias, lojas de suplementos e feiras livres (o consumo no local é proibido). As atividades de serviços gerais, incluindo hotéis, lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo casas lotéricas), serviços de call center, assistência técnicas de produtos eletrônicos, bancas de jornais e atividades religiosas (com ocupação de 30% e funcionamento até às 20h). Para restaurantes e similares será permitido o funcionamento para retirada, entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru). O consumo no local será proibido.
Também estão permitidas atividades de indústria e construção civil, serviços de segurança, comunicação social exercida por empresas jornalísticas, atividades de logística, como empresas de locação de veículos, oficinas e serviços de transporte e empresas do setor de abastecimento.
EDUCAÇÃO
A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasfereti, explicou que a educação básica passou a integrar a lista de serviços essenciais em decreto estadual publicado em dezembro do ano passado. Sendo assim, todas as escolas do município, públicas e particulares, serão mantidas abertas para atender os estudantes cujas famílias precisam do auxílio da escola, como pais que trabalham em serviços essenciais, crianças que estão com dificuldade de aprendizado ou com saúde mental sob risco.
A Secretaria Municipal de Educação seguirá o plano de volta às aulas e permanecerá atendendo 20% dos alunos de forma presencial, com revezamento de atividades presenciais e remotas. As escolas municipais continuarão seguindo o protocolo de segurança e todas as orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. As famílias que não quiserem enviar os estudantes para a escola deverão retirar as atividades para estudo remoto.