Cultura Flávia Camile

Férias, descansar ou estudar?

Flavia Camile
Escrito por: Flavia Camile

Por Flávia Camile – E finamente chega a tão esperada “férias”! Para alguns um momento de descanso e para outros as horas livres da escola significam mais tempo extra pra continuar a estudar.

Se por um lado há aqueles que de fato não estudam e deixam as notas baixas  se acumularem aos montes para só então tomar alguma decisão, há casos em que o estudante se dedica tanto aos estudos que até a família fica preocupada com o seu distanciamento.

Notavelmente, qualquer uma dessas situações extremas não são sadias. Se o foco do estudante é passar em alguma universidade, todo tempo para estudo é precioso, pois nos vestibulares classificam-se as melhores notas. Então, nesse caso, sempre é tempo de estudar.

E aqueles que não desejam prestar vestibular,  concurso ou qualquer outra espécie de prova ou vestibulinho para entrar no mercado de trabalho, se acomodar em não fazer nada ou somente estudar na última hora para recuperar o mínimo de nota necessária, também é bastante perigoso. Neste caso, corre-se o risco de ficar pra trás, pois o mercado de trabalho também é exigente quando se trata de contratação. Nenhuma empresa contratará o candidato menos qualificado quando tiver a opção de escolher alguém mais bem preparado pra ocupar uma vaga.

Em suma, seja qual for a intenção para a qual se estuda,  é importante que haja um equilíbrio: aos que muito estudam, alternar descansos com a aprendizagem ajuda a manter o equilíbrio mental e o corpo sadio. E aos que não estudam, aproveitar as férias para estipular pequenos horários de estudo é muito importante para entrar no ritmo e recomeçar as aulas mais animados e encorajados.

Independentemente de quais forem os objetivos pessoais de cada um, estudar nunca é uma ação perdida ou isolada e traz apenas significados positivos pra vida. Só é necessário equilíbrio para que assim se obtenha o melhor resultado possível das escolhas realizadas.

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Flavia Camile

Flavia Camile

Flávia Camile atua como professora, atriz e escritora há mais de 12 anos,
desenvolvendo trabalhos voltados para a escrita de inúmeros gêneros e
já tendo recebido prêmios literários em diversos concursos nacionais.

Deixe um Comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: