Assunto de Macho Tom Nishi

Força na peruca, homem! Conheça as novas próteses capilares

Tom Nishi
Escrito por: Tom Nishi

Por Tom Nishi – Semana passada abordei nesta coluna o tema da vaidade no universo masculino e citei o exemplo do boom de produtos cosméticos para homens. Há, contudo, um produto estético que não foi abordado porque merece atenção especial: a prótese capilar, popularmente conhecida como peruca. Certamente há enorme preconceito com relação a esse tema, mas vamos tentar romper com essa ideia.

Peruca pode sim ser elegante. Acredite! Mas não falo aqui de uma peruca parecida com a do Zacarias, dos trapalhões, algo que soa um tanto quanto pejorativo. Falo de produtos que, além da riqueza visual, também têm de grande praticidade, pois podem ser permanente ou semipermanentes.

As próteses são feitas sob medida, cobrindo apenas a área afetada. O cabelo é natural, o que aumenta ainda mais a sensação de uma cabeleira de respeito. Os fios são fixados numa base fina, podendo ser de micropele, silicone ou poliéster.

A fixação da prótese no couro cabeludo pode ser feita por uma fita de alta aderência ou por cola liquida, com duração de 20 a 30 dias. As manutenções devem ser frequentes. A raspagem da área aplicada e a higienização devem ser mensais e servem também como avaliação para detectar alguma alergia ou irritação, bem como para manter a semelhança com o couro cabeludo real. Esse procedimento pode ser feito em clínicas ou em salões de beleza.

Dado que milhões de homens sofrem de alopecia ou calvície em estado avançado no Brasil, o uso de prótese capilar é uma alternativa a ser considerada. Trata-se inclusive de uma opção bem mais barata do que o transplante de fios, além de não ser invasivo.

Assim como no mercado ortodôntico, com suas próteses dentárias estéticas, as capilares não deveriam sofrer preconceito, principalmente essas modernas, que conseguem um resultado bastante natural e ajudam a levantar a autoestima.

Imagem de capa:Reprodução

Sobre o autor

Tom Nishi

Tom Nishi

Barbeiro, coaching e empresário. Proprietário da B4Alpha Barbeeshop e Nishi Hair.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: