Indaiatuba

Guarda Civil de Indaiatuba participa do II Encontro de Guardas do interior

Redação
Escrito por: Redação
O evento foi realizado no Expo Dom Pedro, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas.

Nos dias 16 e 17 de Agosto, aconteceu na Cidade de Campinas, o ll Encontro de Guardas Civis Municipais do Interior de São Paulo. Estiveram presentes no evento, representando a Guarda Civil de Indaiatuba, o Secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes, o Secretário Adjunto, Sandro Bezerra Lima, o Diretor de Gestão Estratégica, Mário Vagner, a Diretora da Guarda Civil de Indaiatuba, Marilsa Ap. Souza, o Especialista em T.I. do COI, Waldemar Batista Júnior e o Gerente de Área Welthon Marinho.

O evento foi realizado no Expo Dom Pedro, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas.
O objetivo do evento foi criar oportunidades de discutir a Segurança Pública de maneiras mais amplas, aproximar as Guardas e trocar experiências. O encontro também contou uma feira de expositores de equipamentos para a Segurança Pública.

O tema abordado no debate inicial do evento foi o SUSP, o Sistema Único de Segurança Pública.
Além das Guardas Municipais, o evento contou com a presença do Exército Brasileiro, por meio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 2ª Região Militar, que abordou em palestra, os procedimentos e a legislação pertinente para aquisição de armas de fogo, munições, coletes balísticos e material restrito não letal.
A Polícia Civil também esteve presente, apresentando o projeto existente de integração entre o GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e as Guardas Civis da região.

A Polícia Rodoviária Federal, através do Superintendente, Inspetor Luciano Silva Fernandes, palestrou sobre o sistema Alerta Brasil, os seus benefícios e as possibilidades de integração com os sistemas das Guardas Civis e demais agências de Segurança Pública.

Um dos principais debates do evento foi sobre a “Integração das forças de inteligência” – Comint (Polícia Civil, Militar, Federal e Guardas Municipais), com os representantes da Polícia Civil, dr. José Henrique Ventura, diretor do DEINTER-2 de Campinas; da Polícia Federal, dr. Alexandre Rabello Gonçalves Costa, delegado-chefe do Núcleo de Inteligência da Delegacia de Polícia Federal em Campinas; da Polícia Militar, coronel José Ricardo Trevisan Arantes, comandante do CPI-2 de Campinas; e representando as Guardas Municipais, dr. Paulo Sérgio de Lemos Stell, secretário municipal de Segurança de Jundiaí.

O evento terminou com uma mesa redonda, formada pelos Secretários de Segurança das Cidades da nossa região, que discutiram o futuro das Guardas Civis.

Paralelamente ao ll Encontro do Interior de Guardas Civis, aconteceu no Espaço K9, 1º Torneio de Cães Policiais do Interior de Guardas Municipais.

No espaço destinado as equipes de Canil, ocorreram demonstrações de técnicas de treinamento e defesa pessoal em situações de risco com cães. Além das demonstrações, as Guardas Civis Municipais também participaram com seus cães de provas de faro e proteção.

O primeiro dia de evento no Espaço K9, contou com 18 equipes, e o segundo dia com 21. Além das Guardas Municipais, também participam equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil. Indaiatuba participou com cães Iron, Max e Luck, e com os Guardas Civis Ageu, Lopes, Jaime e Monzi.

O encerramento do evento no espaço K9 aconteceu com a entrega das premiações aos vencedores da competição e com a revelação do nome do novo Cão do Canil da Guarda Civil de Campinas, um Beagle, que após uma votação on-line, foi batizado como Bart.

Ao todo passaram pelo evento, mais de 1400 Guardas Civis, de 108 Cidades e 10 Estados.

Imagem: reprodução/Facebook

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: