A glutamina é um aminoácido não essencial, ou seja, que é sintetizado pelo nosso corpo. Está presente em abundância no organismo e fica disponível em sua forma livre no plasma e nos tecidos musculares. Por isso, é tão importante para diversos processos metabólicos, o que inclui a síntese proteica.
No entanto, apesar de ser produzida em grandes quantidades naturalmente, quando o corpo passa por condições hipercatabólicas – após treinos intensos ou dietas restritas -, a síntese do aminoácido não é suficiente para suprir a demanda do organismo. Nesse caso, podem ocorrer problemas como lentidão na produção endógena e enfraquecimento do sistema imunológico.
Por isso, a suplementação de glutamina torna-se uma alternativa para aprimorar funções metabólicas e garantir o aporte nutricional. Saiba mais sobre o que é glutamina, para que serve e benefícios.
PARA QUE SERVE GLUTAMINA?
A glutamina, quando suplementada, é absorvida em maior parte pelo intestino delgado. Tendo isso em vista, o aminoácido passa a ser primordial para a manutenção da saúde intestinal e pode ser usado como preferência à glicose como fonte energética.
A glutamina garante substratos necessários para a proliferação das células intestinais, assegura a absorção de outros nutrientes, previne estragos no intestino e normaliza a permeabilidade e as condições normais do órgão. Outra função de extrema importância da glutamina é o seu papel como combustível para as células imunitárias.
Ou seja, o aminoácido é indispensável para a defesa do organismo contra doenças e infecções. Em casos de cirurgias, órgãos e tecidos podem precisar de uma dose extra de glutamina. Para os praticantes de atividades físicas, o suplemento auxilia na recuperação rápida do músculo, colabora para o ganho de massa muscular e perda de gordura, reduz o estresse oxidativo e diminui o risco de lesões.

BENEFÍCIOS DA GLUTAMINA
- Reduz a dor muscular após os exercícios;
- Melhora o humor e a memória;
- É fonte energética para processos anabólicos;
- Estimula a síntese proteica;
- Colabora para o aumento de massa muscular e metabolismo corpóreo;
- Combate o catabolismo;
- Aumenta a resistência a infecções;
- Melhora a integridade intestinal.
COMO TOMAR GLUTAMINA?
A quantidade de glutamina varia de acordo com cada pessoa. Por isso, é indispensável consultar um nutricionista antes de iniciar o consumo do suplemento, assim, o profissional poderá indicar se o seu organismo consegue ou não produzir a quantidade adequada para a sua rotina.
Em termos gerais, indica-se a ingestão de 0,1 a 0,3 gramas de glutamina para cada quilo de peso livre de gordura. A sugestão é realizar o consumo junto com fontes de proteínas, como o BCAA e o whey protein.