Futebol Brasil

Grêmio comemora aniversário em momento ascendente

Redação
Escrito por: Redação

Grêmio completa nesse sábado 115 anos de existência. Uma história vitoriosa que iniciou em 1903 e levou o clube aos pícaros da glória. Nesse período o time teve três sedes, sendo a primeira na antiga Baixada, depois se transferiu para o Olímpico e atualmente está na Arena.

Durante a era do Estádio Olímpico, o Tricolor Gaúcho impôs uma sequência vitoriosa no Estadual, entre 1956 até 1967. Na época o grande destaque foi o zagueiro Airton Ferreira da Silva, mais conhecido como Airton Pavilhão. A década de 70 não foi das melhores, porém os anos 80, fizeram a equipe gremista chegar ao primeiro título do Campeonato Brasileiro.

Logo em seguida, surgiu Renato Portaluppi que se transformou no grande ídolo gremista e junto com Valdir Espinosa lideraram as conquistas da Libertadores e do Mundial Interclubes em 1983. Com um jeito irreverente, o atacante enlouquecia as defesas adversárias e aplicava dribles desconcertantes. Mais tarde, o ex-jogador deixou o clube e retornou para treinar o Grêmio em 2010 e 2013. Nesse dois momentos, ele não obteve nenhum título como treinador.

Mas o melhor estava reservado na sua volta três anos depois, quando ajudou a terminar, com jejum de quinze anos, sem títulos nacionais ao vencer a Copa do Brasil pela quinta vez. De quebra, a Arena proporcionou a sua primeira alegria aos torcedores gremistas.

Além disso, levou o time ao tri da Libertadores, a Recopa Sul-Americana e a retomada da hegemonia do futebol gaúcho. Também não pode ser esquecido a era vitoriosa dos anos 90 que teve o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, entre 1993 e 1996, onde mandou no futebol brasileiro e sul-americano. Lara, Danrlei, Everaldo, Tarciso, Jardel, Hugo de Léon e outros tantos que construíram o apogeu do Imortal Tricolor que segue no rumo de mais triunfos. Com informações da Gazeta Esportiva.

Imagem: Lucas Uebel/GFBPA

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: