O município alcançou 802 pontos e conseguiu um ponto a mais que a 2ª colocada Nova Odessa. Já Indaiatuba foi classificada com Alto Grau de Satisfação por ter registrado 795 pontos. Itatiba aparece logo em seguida, com 760 pontos. O Top 5 da Qualidade da Água se completa com Jaguariúna, que recebeu 755 pontos.

Enquanto o Grau de Excelência é a classificação exclusiva dos segmentos que recebem 800 pontos ou mais, o Alto Grau de Satisfação se refere aos setores que registram entre 650 e 799 pontos. Os índices de satisfação vão de 200 a 1.000 pontos.
De modo geral, a Qualidade da Água de Santa Bárbara apresentou oscilações em satisfação de 2017 para cá. O serviço prestado chegou a perder e reconquistar o Grau de Excelência ao longo dos levantamentos. O menor índice foi registrado no 2º trimestre de 2017, quando o número chegou a 779 pontos. Já o melhor resultado de satisfação foi obtido no último trimestre de 2017: 815 pontos.

Entre os 16 serviços públicos analisados no município, a Qualidade da Água é o 2º melhor setor avaliado na cidade e está atrás somente da Coleta de Lixo. Esse cálculo de satisfação é realizado a partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 400 moradores participam da entrevista. A Qualidade da Água de Santa Bárbara recebeu 89% de “ótimo” e “bom”, 7% de “regular” e 4% de “ruim” e “péssimo”.

Além das 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a INDSAT analisa a satisfação com a qualidade dos serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e em 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba. O instituto também acompanha a movimentação política eleitoral nas 36 cidades. Os resultados do 1º trimestre do ano começaram a ser divulgados no último dia 15.