Itupeva: Tecnologia apoia pacientes com videochamadas e visitas on-line no Hospital Municipal

Por conta da exigência do isolamento e das restrições de visitação, a tecnologia passou a ser usada para um atendimento humanizado.
Paciente participa de visita on-line acompanhada por um profissional da Saúde: proximidade com os familiares
Aliviar as saudades, diminuir a preocupação e dar um sopro de esperança são alguns dos objetivos alcançados com a utilização de videochamadas. “Essa é uma forma de trazermos para perto o familiar, reforçando o elo já existente. Devido às restrições de contato, as famílias estão proibidas de entrar no leito”, disse Monalisa Bortolato, psicóloga.
A implantação desse tipo de ligação é voltada para pacientes internados na enfermaria e na UTI e ocorre quando não há procedimentos invasivos ocorrendo no momento. Para a Secretária de Saúde, Luciane Alves da Cunha, o trabalho deve ser valorizado. “É fundamental que esse acolhimento seja feito e nossas equipes têm se dedicado em tranquilizar os familiares, além do próprio paciente, para que ele mantenha a esperança”, afirmou.
Visitas on-line – Recentemente a equipe do Hospital Municipal passou a realizar a visita on-line, em que uma pessoa da equipe médica entra em contato por vídeochamada com a família dos pacientes intubados, que normalmente estão em situação mais delicada. “Nós mostramos para os familiares a situação do paciente, assim como ocorre em uma visita presencial. Por exemplo, a saturação, o monitor com os parâmetros, os leitos, se está de sonda, onde ela está colocada e mais detalhes desse tipo”, explicou Monalisa.
Além desse tipo de ligação, os familiares também recebem os boletins médicos. Estas informações são passadas aos familiares por meio de ligações telefônicas e, em alguns casos, pessoalmente.
Com informações da Prefeitura de Itupeva
responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]