Mundo

Kim autoriza sul-coreanos em fechamento de centro nuclear

Redação
Escrito por: Redação
Nesta semana, ditador havia suspendido conversas com Seul.

Coreia do Norte autorizou nesta quarta-feira (23) oito jornalistas sul-coreanos, sendo quatro de agências de notícias e quatro de canal de TV, a participarem da cerimônia de encerramento do centro de testes nucleares de Punggye-ri.

De acordo com a agência de notícias Yonhap, o governo de Seul “tomará as medidas necessárias após a permissão do Norte para a viagem, providenciando a transferência”.

A decisão foi vista como um sinal de que a abertura ao diálogo ainda é válida, mesmo depois de Pyongyang suspender conversas com Seul e ameaçar desistir da reunião histórica entre seu ditador Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, ontem (22), também disse que existe a possibilidade de o encontro ser adiado. O Ministério da Unificação de Seul parabenizou a Coreia do Norte por autorizar a presença dos sul-coreanos.

“Esperamos uma concretização breve da desnuclearização completa da península coreana através de uma cúpula Coreia do Norte-EUA e do diálogo em vários níveis, começando com a abolição da instalação de testes nucleares”, disse o porta-voz do ministério, Baik Tae-hyun, em comunicado.

A destruição da base foi anunciada no mês passado e aplaudida por Washington e Seul. O desmantelamento do local onde ocorreram pelo menos seis testes nucleares acontecerá entre hoje e sexta-feira (25), de acordo com as condições meteorológicas. Diversos repórteres internacionais já estão no nordeste do país.

Segundo relatos publicados nas redes sociais, os jornalistas tiveram seus celulares e mouses bluetooth confiscados.

Imagem:

Com informações da ANSA.

Sobre o autor

Redação

Redação

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: